domingo, 22 de maio de 2011

148° ao 154°


SHERLOCK JR. (1924)
Direção: Roscoe “fatty” Arbuckle, Buster Keaton

A história de um jovem que trabalha em um cinema e que ao mesmo tempo esta estudando para ser detetive e carrega sempre seu livrinho “ como ser um detetive”.
O filme é hilário, ri muito já nas primeiras cenas, a dele com as mulheres catando um dólar no lixo é muito engraçado, logo depois sem dinheiro ele compra um presente de um dólar para sua namorada e escreve na caixa 4 dólares, lá eles sentam em uma antiga namoradeira e rola mais cenas engraçadas dele tentando pegar na mão dela, logo em seguida a parece um rival, que compra um presente muito mais caro para a moça , só que ele rouba um relógio e acusa o jovem Sherlock colocando o relógio dentro do casaco dele e infelizmente todos expulsam ele daquela casa, mas sua namorada investiga e descobre o verdadeiro ladrão enquanto ele esta em seu trabalho no cinema e começa a sonhar e ai aparece cenas muito legais dele entrando para a tela de cinema onde ele vê o casal se beijando e tenta impedi-los e ai começa uma nova parte do filme que é na verdade o sonho dele onde estão os personagens de antes mas aqui ele é um detetive de verdade e vai atrás do ladrão, em uma mistura de comedia com truques de mágica o filme vai se desenrolando e é muito engraçado.Ele consegue resgatar a mocinha e ainda entregar o pertence roubada, e começam a nadar em um rio para se salvar então é onde ele acorda no cinema e percebe que o filme que está passando na ela já é outro nisso chega sua namorada pedindo desculpas pois descobriu que não era ele o ladrão então aqui surgi mais uma seqüência de cenas que achei genial ele e ela na cabine de projeção e na tela o desenrolar de um casal e ele começa a imitá-los , pegar na mão abraçar, até que no filme surgi a mulher e o homem segurando dois bebes então ele fica com uma cara de duvida e coça a cabeça e termina o filme.Achei esse filme perfeito , cada seqüência de cena foi muito bem feita com muito lógica e muito divertida e o toque final do filme é sem sombra de duvidas um toque final refinado sobre o amor e a comedia, esse filme vou ver se consigo ter ou então ver mais vezes na net, recomendo muito até mesmo para quem não gosta de filme preto e branco e mudo.
Nota:10


BONEQUINHA DE LUXO(1961)
Idioma: Inglês
Direção: Blake Edwards


Baseado no romance de Truman Capote, é um dos clássicos filmes da história do cinema, obvio sempre ouvi falar muito sobre esse filme e fui conseguir vê-lo somente hoje e talvez seja pela grandes expectativas que criei como filme eu não achei assim grandes coisa não. Claro que ele tem um humor muito doce e também tenho que avaliar sempre a época em que foi feito o filme, com isso percebo que foi de grande impacto o tema de prostituição em que o filme trata de um jeito mais que eufemismo sobre isso.A história dessa linda menina que vive sozinha em um apartamento em NY e que como o titulo (original) diz ela faz seu café da manhã na frente da vitrine da loja tiffany´s a loja mais famosa de jóias que tem , e com isso ela se sente bem, ela vive de ganhar “mesadas” de vários homens até que ela conhece um escritor que vai morar no andar de cima , no qual ela insiste em chamar de fred, o nome de seu irmão que foi para a a guerra, eles começam uma divertida amizade, e que para mim a melhor cena do filme é onde eles roubam máscaras de uma loja e saem correndo , param se olham e se beijam pela primeira vez, e conseguem transmitir , pelo menos foi o que eu senti, que eles acabem de descobrir naquele momento que se amam.Mas ela não aceita isso porque sabe que esse amor vai atrapalhar o seu sonho de ficar rica então ela decide casar-se com um Brasileiro chamado josé, é bem interessante a cena em que Holly começa a tentar aprender português e confessa que é uma língua muito complicada, e recebe a trágica noticia que seu irmão fred morre em um acidente de carro , começa a quebrar seu apartamento em choque com a noticia .Um tempo depois Paul vlta a visita-la e lá aparece a policia e prende ela por ajudar um mafioso que estava na cadeia, mas na verdade ela nem faz ideia do que esta acontecendo,o seu futuro marido acaba abandonando ela e quem a tira da prisão é Paul,e então ela percebe o que realmente significa o amor e deixar-se envolver por ele.Como não podia deixar de comentar , mas isso claro já foi muito comentado, somente agora depois de ver o filme completo simplesmente confirmo também , que este figurino é impecável, mesmo com seu apartamento caindo aos pedaços Holly se veste como uma bonequinha de luxo.
Nota:9



NANOOK, O ESQUIMÓ (1922)
Direção: Robert J. flaherty

Logo no inicio aparece uma longa explicação dizendo que este é o primeiro filme desse diretor e pelo que eu o entendi pede desculpas por talvez alguns erros justamente por ser seu primeiro filme e ele diz que essas imagens foram feitas durante uma viagem que ele fez e encontrou esses esquimós, depois ele retornou para lá e fez mais filmagens com nannok e sua família e ele dizem que durante as filmagens nanook e sua família entenderam e ficaram contentes pelo filme, depois de algum tempo ele fez a edição em Toronto.O filme começa mostrando o topo do mundo e suas paisagens, e a família de nannok. O filme todo mostra como eles vivem, eles pescando, tem uma cena que eu achei particularmente nojenta que é eles comendo uma morsa crua e o esquimó ainda por cima lambe a faca.eles constroem seus iglus , sua esposa o ajuda e tem a cena que eles caçam uma raposa.Enfim o filme é este documentário que pelo que eu li foi o primeiro documentário antropológico na história, é muito interessante,com cenas que digamos não se vê todo o dia, principalmente no inicio onde os “brancos” parecem fazer algum tipo de estudos dos esquimós vendo a reação deles com objetos como um gramofone onde o curioso esquimó coloca um disco na boca.
Nota:7



O GABINETE DO DR.CALIGARI(1919)
Direção: Robert Weine

O filme começa com dois homens conversando então um começa a contar a história que ele passou a algum tempo atrás na cidade em que ele nasceu.ele e seu amigo vão ver uma espécie de show em chamado dr Caligari faz um onde apresenta o césar um sonâmbulo, esse prevê que seu amigo ira morrer amanhã, então no dia seguinte ele é assassinado, bem ele prevê que quem o matou foi césar e vai com a policia atrás dele,mas dr Caligari que cuida do sonâmbulo diz ser inocente mas o personagem principal da história dr francis jura que vai encontrar o assassino de seu amigo, enquanto isso ele acaba se apaixonado por uma moça , que é raptada por césar ,mas no meio do caminho ele deixa ela e foge assim francis vai em uma perseguição por césar e caligari e acaba parando num lugar que é um hospício e pergunta se viram, caligari passar por ali, ele vai falar com o diretor do hospício e que para sua surpresa é Caligari,esse acaba sendo descoberto e se entrega quando é levado o corpo de césar para ele e ele fica furioso com a morte de seu comparsa e é colocado numa cela com camisa de força, bem quando eu pensava que o filme estava no fim , acabo tento uma surpresa, no continuar do filme volta para a cena do inicio onde francis esta contando essa história para o homem sentado ao lado dele, porem volta a cena do hospício e lá ele reencontra sua noiva, que na verdade parece ser louca dizendo que é uma rainha e ele começa a ficar perturbado, e fica mais ainda quando vê novamente o diretor do hospício sendo muito parecido com caligari, e na verdade é ele, e então ele começa a gritar furiosamente o nome caligari e então é trancado em uma cela com camisa de força e o diretor da uma breve explicação que ele tem essa mania de chamá-lo de dr caligari e que vai achar a cura para ele , e termina o filme.
Nesse filme o que foi te tamanha importância é sua estrutura e seu cenário, como aqui se trata da loucura ,vemos um cenário que tenta expressar de certa forma a mente humana fora de si, e me lembrei muito de Tim Burton com seus cenários ,vemos o que deveria ter formas geométricas retas, como portas e janela, nesse filme é tudo distorcido, em vez de retângulos perfeitos temos trapézios e muitos triângulos, uma referencia que me levou direto ao Tim Burton acho também que esse é o primeiro filme dessa estrutura que tenta surpreender o espectador com um final onde muda totalmente o personagem central, por exemplo antes se era o herói ia morrer herói, já aqui não vemos o herói no final sendo sim o louco da história, um filme muito interessante.
Nota:10



NOSFERATU, UMA SINFONIA DO HORROR (1922)
Direção: F.W. Murnau

Dessa vez tive que me esforçar mais no inglês,mas como é um filme simples e curto foi de fácil entendimento. Um rapaz deixa sua esposa nina e vai para a Pensilvânia e lá fica hospedado o castelo de Nosferatu, ele acha um livro dos vampiros e lá nosferatu tenta atacá-lo então ele foge de volta para a cidade, nosferatu vem atrás dele porque viu uma foto de nina e parece que se apaixona por ela, então segue o rapaz em um barco e nesse barco tem uma cena que para mim é a melhor do filme, que é onde nosferatu levanta-se do caixão.bem no barco acontece várias mortes que ninguém sabe dizer ao certo o que de fato esta acontecendo ,mas sabemos que é nosferatu, então ele chega na cidade e a cena final do filme pé ele mordendo nina em sua cama, porém amanhece e ele literalmente pega fogo e morre e assim acaba o filme.Aqui percebemos inúmeras conotações para o termo vampiro,este é o primeiro filme feito sobre esse tema, e já nos da várias informações que criou este estilo , como dormir em caixões , beber sangue das vitimas,morrer com a luz do sol.
Nota:8



O FANTASMA DA ÓPERA(1925)
Direção: Rupert Julian, Lon Chaney

Em um teatro de paris há uma encenação de um balé e lá começa o boato sobre um fantasma que vive no subterrâneo do teatro, durante o balé acontece estranhos acontecimentos e uma atriz chamada Cristiane ouve vozes que ela domino como seu mestre lhe dando conselhos ela é apaixonada por Raul mas que devidos a esses conselhos o impede de viver esse amor e focar só na sua carreira de atriz.o fantasma da opera então a sequestra e a leva para o lugar onde vive forçando-a a viver ali com ele e confessa seu amor por ela, porem ele a maltrata quando ela tira a mascara dele revelando sua verdadeira face horripilante. Ela o pede que a solte e que ela será sua escrava para sempre ele aceita com a condição de nunca ver seu amor Raul e ela aceita, já lá fora em um baile de mascaras ela reencontra Raul e os dois ficam juntos porem o fantasma descobre e a rapta novamente, depois de várias cenas com ela no cativeiro raul encontra um policial disfarçado que estava atrás do fantasma, juntos vão a procura de cristine pelo subterrâneo do teatro, lá eles a encontram e junto com eles uma multidão enfurecida com tochas vai junto perseguir o fantasma, ele consegue fugir levando criatiane com ele fugindo em uma carroça porem um acidente acontece e eles ficam a pé cristiane é deixada para trás ferida e raul a socorre o fantasma continua correndo porem é alcançado péla multidão que faz justiça com as próprias mãos jogando o depois já morto no rio, e fim da história.Existe vários outros filmes com esse mesmo titulo, esse original, preto e branco e mudo foi o que deu referencia não só a esse titulo como também a muitos outros do gênero, creio eu que foi um dos pioneiros a ter como foco principal o vilão e também a mostrar como ele digamos é esperto por que aparece inúmeras artimanhas e engenhocas que ele utiliza como passagens secretas e alçapões e alavancas que inundam recintos, achei o filme bem interessante por essa perspectiva.
Nota:9




A SORRIDENTE MADAME BEUDET(1922)
Direção: Germaine Dulac

O filme começa com um casal a madame Beudet e seu marido e eles são convidados para uma peça de teatro porém beudet não aceita ir e seu marido vai com amigos e lá porém fica em casa lendo um livro e começa a imaginar várias situações como o fato de não ser casada, ela é muito triste várias cenas de seu descontentamento com o marido, que parece ser muito feliz e gostar muito dela, ele tem uma mania que a inrrita que é brincar com uma arma onde ele fingi que vai se suicidar,mas claro que a arma não esta carregada, então beudet em uma manhã acorda e decide colocar balas no revolver de seu marido , que como sempre começa a brincar com ele só que para a surpresa dela ele começa a brincar figi que vai se matar mas acaba apontando a arma para ela e dispara pensando que não tinha balas, por sorte ele erra e acerta um vaso de flores beudet fica apavorada e seu marido desesperado corre para ela e a abraça ,e ele diz que como ela poderia ter feito isso , ele pensa que ela queria se matar, ele diz porque você queria se matar como eu poderia viver sem você e continua abraçandoa e beijando ela, e ela fica ali com uma cara de que nem acredita que aquilo aconteceu e como ele não percebeu que ela queria era ter matado –ele.Essa é a curta história do filme porém acho que é bem mais profundo que isso, porque aparece algumas frases ao decorrer do filme como, remorso e obsessão,nesse filme eu acho que se trata mais sobre a tristeza e como alguém ,no casa beudet , não consegue se livrar da vida cotidiana que leva para tentar sua felicidade, trata-se de uma pessoa infeliz e que sabe disso mas não faz nada a respeito, claro tem todo o contexto da época em que ela é subordinada ao seu marido e casamento, Outro detalhe que achei muito interessante é os efeitos desse filme como é basicamente focado em beudet e suas imaginações aqui vemos inúmeros efeitos de objetos que aparecem e desaparecem como quando ela olha para sua mão e a aliança dela aparece e desaparece , parece que foi o descobrimento desse efeito e o diretor usou e abusou desse recurso, outra cena também que eu tive que rir foi dela imaginando um homem vindo em sua direção ai aparece seu marido rindo e pulando pela janela e o homem misterioso desaparece e ela faz uma cara de aborrecida.
Nota:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário