domingo, 19 de junho de 2011

166° ao 172°


O ÚLTIMO TANGO EM PARIS (1972)
Idioma: Francês / Inglês
Direção:Bernardo Bertolucci

Um filme chocante, com cenas de sexo e nudez que marcam o filme, ele foi produzido na década de 70 onde havia todo um contexto por trás de liberdade sexual.Mas o que mais me prendeu durante todo o filme foi a curiosidade, ele aguça muito a curiosidade o tempo todo eu me pegava pensando e tentando entender e obter a resposta para as duvidas que iam surgindo no decorrer da trama, como, porque ele esta chorando, o que aconteceu com a mulher dele, e o tempo todo o filme é muito poético em vários sentidos como será que ele esta certo em não querer saber nada sobre ela? Isso é que é amor verdadeiro? E quando é posto em pratica o que duvidamos somente surgiu mais duvidas.o filme retrata o relacionamento baseado pelo menos inicialmente somente em sexo entre dois estranhos que permanecem conectados por algo inexplicável alem do sexo.No decorrer do filme desco0brimos mais sobre ele e sobre ela, ele é um homem perturbado que perdeu sua mulher a pouco tempo, ela se suicidou e tinha uma amante no qual é hospede do hotel onde ela era dono e agora fica pra ele.Ela uma menina que tem um noivo que esta fazendo um filme cujo o tema é ela ,e o amor deles , bem na verdade um suposto amor no qual ele dramatiza em frente as telas e ela ate diz uma frase que me fez duvidar mais ainda esse amor pop como também é mencionado no filme “estou cansada desse estupro mental” ou seja o que eu entendi é que ate o que dizemos e acreditamos ser nosso sentimento na verdade é fantasia,não existe e é resumindo tudo um monte de bosta.Será que me revoltei? Hihi é pode ser esse filme me deixou com uma pulga atrás da orelha sobre o que é relacionamento e amor entre duas pessoas, e tudo mais que isso possa a vir a ser.Destaque para a cena como uma seguidora do blog tinha mencionado antes num post sobre a cena da mantenha, somente o que tenho a dizer é que gostei do detalhe dos espelhos refletindo o contrario da imagem deles achei bem significativo ate mesmo com o dialogo que se segue quando ele pede para ela repetir o que esta dizendo e também..argg, ai que dor! Hihih outro ponto que tenho que mencionar é a trilha gostei , deixou uma simples seqüência de cenas com uma tensão e suspense enorme, uma ótima trilha.
Nota:9



EM BUSCA DO OURO (1925)
Direção:Charles Chaplin


O inicio é bem engraçado com Chaplin fazendo uma expedição na Antártida sem perceber que tem um enorme urso atrás dele, ele esta a procura de ouro.Bem filme segue com ele se perdendo na neve e acaba encontrando uma cabana onde ele e mais dois estranhos amigos acabam morando por lá, com o passar do tempo eles ficam famintos e seguem mais uma cena hilária onde seu colega delirando de fome imagina que chaplin é uma galinha gigante e tenta come-lo .Ele foge e acaba entrando em um saloon e lá conhece Geórgia uma bela dama pela qual ele se apaixona , seu colega volta e os dois vão em uma busca por ouro e até que finalmente encontram muito ouro e ficam milionários, e em uma navio de volta para a civilização ele reencontra Geórgia e acabam ficando juntos.Claro que esse é um resumo enorme de vários fatos que se seguem, vou comentar alguns destaques que na minha opinião foi o melhor do filme, como a cena da casa balançando em um penhasco e a famosa cena da dança dos pãezinhos.E também analisei muito nessa história a personificação da mocinha , aqui não temos uma mocinha ingênua e pobre, mas sim uma moça metida a rica , esnobe e que ate ri da desgraça de Chaplin no inicio, também mostra a duvida dela perante os homens,e claro que no fim ela se arrepende e se apaixona verdadeiramente por Chaplin
Nota:9




TEMPOS MODERNOS (1936)
Idioma:Inglês
Direção:Charles Chaplin


Se eu fosse definir esse filme em uma única palavra eu diria,”querido”.Pois é um filme muito querido e como também é o final dele é de uma doçura infinita, todo o contexto mãos sério que ele abrnge tanto que entrou para a história do cinema e inclusive ate é usado como um filme didático ,mas olhei ele encarando com mais leveza e analisando sua proposta por um ângulo mais romântico de toda aquela situação.O filme começa com aquela cena clássica onde ovelhas representam a sociedade de homens modernos e trabalhadores de fabricas, entrando para trabalhar e Chaplin é mais um deles, que , com o tempo fica louco de tanto apertar parafusos e então é mandado para um manicômio , curado ele se vê no meio de uma greve sem querer é preso injustamente.em paralelo a isso é contada a historia de uma linda moça( na minha opinião uma das mais belas atrizes dessa época) que ficou órfã e acabou fugindo da policia.Ele sai da prisão e os dois acabam se encontrando e ele ajuda ela a se livrar dos policiais , os dois então acabam fugindo e tentando sobreviver em meio a uma sociedade faminta e desempregada, alguns empregos que eles vão tentando não dão certo , e em um surgi uma ótima cena que é Chaplin fazendo um numero cômico cantando e dançando mas a policia encontra a moça e tenta prende-la, e mais uma vez eles tem que fugir , e aí se da o fim do filme com ele consolando e dizendo a moça para nunca desistir da luta, creio que também é um conselho de Chaplim para o espectador que talvez se encontre em uma situação difícil, e os dois seguem seus destinos de mãos dadas caminhando numa estrada em um final para mim como definição de “que querido foi esse filme”.Destaque aqui para a cena quando os dois começam a imaginar um mundo perfeito onde eles tem uma linda casa com muito comido e são felizes.
Nota:9





NOSSA HOSPITALIDADE (1923)
Direção:John G. Blystone,Buster Keaton


O filme começa mostrando o porquê de uma richa antiga entre visinhos que acaba em morte, e dois bebes de um lado uma menina de outro um menino os dois acabam crescendo em outra cidade sem se conhecerem, ate que um dia já adultos pegam o mesmo trem e começam uma amizade esse trem os esta levando de volta para a casa onde nasceram e onde suas famílias são rivais.
Aqui já no inicio do filme tem várias seqüências engraçadas da viagem de trem onde um maquinista bobalhão comete vários erros durante a viagem, chegando lá ele é descoberto pelo pai e pelos irmãos da garota que o querem matá-lo cômico é que sem saber de nada a moça o convida para um jantar e ele aceita chegando lá o pai diz os irmão que enquanto ele é convidado em sua casa ele não ira matá-lo e ele acaba escutando e ai segue outras seqüências cômicas como na ora da oração na mesa eles ficam espiando uns aos outros.Depois acaba que eles se apaixonam e Buster tem que fugir dos parente da moça mas ela acaba seguindo eles para tentar ajudar seu amado, num acidente ela cai na cachoeira mas Buster a salva.No fim do filme o pai vai procurar sua filha em casa e é surpreendido com eles se casando percebe que não há mais nada que possa fazer e abençoa os dois.na minha opinião não é o melhor filme de Buster,mas tem seqüências hilárias como quando ele veste o cavalo de mulher e despista seus perseguidores e também quando no final todos colocam as armas na mesa e ele começa a tirar várias armas da cintura.
Nota:9




LUZES DA CIDADE (1931)
Direção: Charles Chaplin

O filme mais emocionante de Chaplin em minha opinião, ainda considero “O grande ditador”(que não concordo, e nem entendo como ficou de fora do livro 1001,mas enfim..)como o melhor, mas o mais emocionante que me levou as lágrimas foi com certeza luzes da cidade.Ele começa com uma cena hilária de uma entrega de estatueta para a cidade e nela Chaplin aparece dormindo bem tranqüilo,ele então segue seu caminho andando pela rua e se depara com uma bela jovem vendedora de flores, e percebe que ela é cega , no momento em que a vê ele já se apaixona, um tempo depois ele também encontra um milionário que quer se matar ,mas chaplin evita o suicídio e se torna grande amigo e aqui esta a comedia central do filme, porque esse amigo milionário só o reconhece quando esta bêbado, e quando a bebedeira passa e ele fica sóbrio ele se esquece do amigo pobre e o expulsa de sua vida e com isso chaplin perde os privilégios de um amigo milionário, essa situação acontece várias vezes pois esse amigo esta sempre bebendo.A moça cega então é posta em uma situação difícil pois precisa urgente pagar seu aluguel antes de ser despejada, sabendo disso chaplin com muito custo,ele ate se mete em uma luta de boxe, consegue o dinheiro para a moça e ainda mais , consegue também um dinheiro para pagar uma cirurgia onde a moça voltara a enxergar e então em uma das visitas na casa da moça chaplin da todo o dinheiro que consegui para ela.mas por conseqüência desse jeito que ele consegui o dinheiro ele acaba indo parar na prisão por um bom tempo, quando ele é libertado reencontra sua amada, dona de uma floricultura ela voltou a enxergar, em um momento ela o vê e ri dele pois na rua dois meninos estavam brincando com ele , ela gentil oferece para ele uma flor, mas quando toca na mão dele o reconhece na hora, descobre que aquele homem sujo, na verdade é o tão aguardado amado rico que ela esperava e que a ajudou o tempo todo.Essa cena é linda,chaplin demonstra uma ternura olhando fixamente para ela sem dizer nada, deixando que ela o reconhece-se sem falar nada, é uma seqüência emocionante que não resisti e chorei.
Nota: 10




A VIAGEM DE CHIHIRO (2001)
Idioma: Japonês
Direção:Hayao Miyazaki


Um ótimo desenho muito bem feito, muito colorido e com uma trilha excelente.
Eu como desde pequena sempre gostei de jogos de rpg o tempo todo que via esse filme foi inevitável me lembrar dos momentos em que estava jogando, porque é um universo muito parecido, rico em imaginação.
A estória do filme é uma menina chamada Chihiro que esta se mudando com os pais, eles antes de chegarem na nova casa se deparam com um túnel os três entram nesse túnel mas acabam em uma grande aventura os pais são enfeitiçados e viram porcos comilões sem saberem o que esta acontecendo, já Chihiro fica responsável por salvar seus pais e ao mesmo tempo descobrir o caminho de volta para seu mundo.Nesse novo mundo onde é uma casa de banho para espíritos ela tema a ajuda de Haku um menino aprendiz de feiticeiro que esta sendo enganado pela bruxa que manda no lugar, depois de vários fatos e seqüências que se seguem onde ficamos conhecendo cada personagem cômico e estranho e que cada um deles me fez lembrar mais ainda do meu jogo de RPG favorito, segue a seqüência final onde ela ajuda Haku que acabam descobrindo que na verdade eles já se conheciam a muito tempo, ele é um espírito de um rio no qual Chihiro caiu quando pequena, eles descobrem um amor muito forte entre os dois e fica a promessa quando ela salva seus pais e esta indo embora ,de que eles vão se encontrar novamente no futuro.Quando ela volta e encontra seus pais me surgiu a duvida , será que tudo isso foi um sonho dela, mas o filme deixa claro que não, porque o carro onde eles começaram a história esta em um estado de que ficou ali parado muito tempo como os pais estranhos e pq. realça um detalhe do laço para o cabelo que ela ganhou da irmã da bruxa má.O destaque aqui realmente fica sobre o modo impressionante como foi feito esse desenho muito bem feito , com detalhes de computação pra dar uma realidade mas sem perder a originalidade de um longa de desenho feito a moda antiga.
Nota:9




FAÇA A COISA CERTA (1989)
Idioma:Inglês
Direção: Spike Lee


Um filme vibrante, onde nos remete ao coração do Brooklin em um verão escaldante.
O filme se começa no despertar do bairro, cada personagem acorda e segue como se fosse mais um dia de insuportável verão,O foco do filme é as pessoas que moram ali e o preconceito que os rodeia diariamente, em um bairro multirracial e pobre.Mas se destaca um personagem que se chama Mookie, ele é negro e trabalha como entregador de pizza em um restaurante italiano onde o dono e seus dois filhos são italianos orgulhosos tirando o pai Sal que nos revela ser um apaziguador das inúmeras discussões entre os moradores do bairro sempre com o preconceito racial como foco, na frente da pizzaria italiana tem um mercadinho de coreanos que mal falam inglês,sempre aparecem os policias brancos que tentam tomar conta do bairro , um ponto bacana do filme é o radialista interpretado por Samuel L Jackson,que de uma vitrine observa o local diariamente e traz uma trilha sonora para o filme e que interage com os moradores a medida que os fatos acontecem ele vai divulgando na sua radio, o filme então se passa em um único dia retratando bem o dia a dia desses moradores, o que acontece é uma seqüência de fatos onde o ódio e a revolta imperam e que teve como principal causa uma parede na pizzaria onde somente tem fotos de pessoas brancas, mais precisamente italianos, quem faz uma reivindicação para colocar fotos de negros já que são os negros que compram na pizzaria é o amigo de Mookie,que na verdade é bem popular no bairro ele conhece a todos e todos o conhecem, bem com isso esse amigo que não gosta do fato de segundo ele so ter gente branca na parede começa a espalhar sua revolta a todos e faz uma espécie de boicote a pizzaria para ninguém comprar mais lá, e isso vai decorrendo durante todo o filme.Vai surgindo personagem cativantes e engraçados durante o longa principalmente o gago que vende fotos de Malcom X , e também vai ficando mais evidente Tb a humilhação diária que Mookie recebe dos filhos de sal simplesmente por ser negro.O final do filme é que entra na pizzaria um grupo de revoltados reinvidicando as fotos de negros na parede mas sal não cede e se desenvolve uma briga violenta onde a policia acaba intervindo e um morador negro acaba morto pelos policiais brancos e tudo isso acontece com uma platéia de moradores analisando tudo aquilo quando a policia vai embora Mookie atira uma lixeira na vitrine da pizzaria de sal dando inicio a destruição do restaurante por todos os moradores, os italianos acabam sendo ajudados e retirados do local sem se machucarem,mas ficam observando de longe o seu comercio de mais de 20 anos ser destruído na manhã seguinte Mookie e sal acabam tento uma conversa constrangedora mas que me deu a entender que a vida vai seguir igual mesmo com tudo o que se passou.
Uma cena que devo mencionar é quando a pizzaria esta sendo destruída o gago que vendia fotos de seus ídolos negros pendura na parede que antes só tinham brancos , foi um detalhe bem interessante do filme e no final dele nos mostra dois pensadores como Malcom X e Martin Luther King JR
Nota:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário