sábado, 5 de novembro de 2011
334° ao 340°
PERDIDOS NA NOITE (1969)
idioma:Inglês
Direção:John Schlesinger
Esse filme ate então foi um dos que mais me surpreendeu, pois eu estava esperando uma coisa e veio outra totalmente diferente e dilacerante.O filme começa com um jovem e belo cowboy indo para NY de ónibus e a cena mostra bem essa travessia que ele faz do pais com ao fundo a trilha sonora de Harry Nilsson, esperava sei la uma comédia romântica digamos, mas não chegando no coração da cidade ele se depara com a sujeira , com a violência e com pessoas que fazem de tudo por um prato de comida, nada do que esse jovem cowboy estava acostumado em sua cidadezinha natal.O primeiro que ele conhece é um Dustin Hoffman fazendo um papel de um homem coxo e solitário que engana qualquer um por uns trocados.Mas o nosso jovem sonhador não é um santo , alem de conflitos internos mostrado em um seguimento paralelo a narração, ele chega na cidade com a ideia de ser o que ele chama de "garoto de aluguel" porem ele que é o ingénuo e os outros, principalmente as mulheres, que o passam para trás.Sem dinheiro sem trabalho mesmo sendo enganado da primeira vez ele e Dustin seguem junto nesse verdadeira saga que é viver em um mundo frio e cruel.Entre varias frustradas tentativas de ganhar dinheiro chega um momento em que seu parceiro adoece e pede ao cowboy leva-lo para florida, pois lá ele acredita ser o verdadeiro paraíso onde encontra-ra fortuna. Porém nessa viagem antes mesmo de chegar ao destino ele morre e o cowboy fica sozinho.Aqui tem inúmeros destaques, não achei brilhante a interpretação de Dustin mas sim a do Jon Voight que faz o jovem cowboy, e também para a visão que o diretor teve em mostrar esse lado sujo e sombrio da cidade, o tempo todo o ambiente e os personagens estavam sujos e com aparência de cansados isso enriqueceu mais a ideia que o diretor quis transmitir nesse filme.
Nota:9
OS GRITOS DO SILÊNCIO (1984)
Idioma: Inglês
Direção:Roland Joffé
Um ótimo filme, excelente fotografia e roteiro comovente.Aqui acompanhamos a história real de jornalistas que fizeram de tudo para cobrir a triste história do Camboja , um pais massacrado por guerras e corrupção.Um jornalista natural de Camboja e um americano juntos , o tempo todo ficam a beira da morte ao tentar cobrir a guerra civil da década de 70 entre camboja e Vietnã.Porem o americano consegue após uma parada no consulado francês ele volta para casa, porem o jornalista e seu amigo natural de camboja fica preso e é submetido a tortura de viver naquele pais naquela época.Aqui mostra a dualidade das situações , enquanto um é premiado com o prémio Pulitzer o outro é torturando nos campos de plantações.Após muita procura pela parte de um e uma fuga arriscada pela parte de outro no fim eles se reencontram novamente e no final conta que os dois voltaram a trabalhar juntos no jornal de NY.Destaque aqui para a interpretação do ator que faz o papel do jornalista de camboja, ele consegui me transmitir uma agonia real por toda aquela situação e pela pequena mas brilhante participação de Jonh Malkovich.
Nota:9
ROGER E EU (1989)
Idioma:Inglês
Direção:Michael Moore
Já vi vários documentários de Moore e todos são ótimos, mas aqui esta na verdade a sua essência, o filme que lançou esse génio do humor acido contra aquilo que ele acha não só errado, mas imoral. Uma mistura de auto-biografia com história americana, aqui Moore se supera em querer mudar de uma vez por todas aquilo que ele acha que deveria ser uma sociedade justa.O documentário é baseado na cidade natal de Moore , Flint,e que toda a cidade tinha seus empregos na GM e esta decide demitir mais de 80 mil funcionários, ou seja praticamente a cidade toda, ele então decide ir em busca de Roger Smith o presidente na época da GM quando houve essas demissões.Mas claro que ele fica anos em busca e narra essa busca no filme e óbvio que não tem sucesso, pelo menos com Roger pq o filme foi sim.O filme mostra uma realidade dura que os cidadãos de flint enfrentão, a história da moradores que mata seus coelhos para vender a carne para ganhar uma grana para sobreviver é muito forte, me revoltou o estômago , ainda mais no final quando descobrimos que a vontade dela era ser veterinária e ajudar os animais não a mata-los pq é o único modo de sobreviver.e paralelo a isso, ele entrevistas os burgueses locais e políticos e frequentam o clube de golf e eles salientam que a o povo esta desempregado porque não tem força de vontade para fazer algo,Michael Moore vai a fundo nessa triste história e nos ostra em vários ângulos por pontos de vista opostos o que a sociedade capitalista é capaz de fazer com uma população ja enfraquecida e humilhada , claro que entre o "vence o mais forte" a luta entre operários e uma mega corporação como a GM, quem você acha que vai vencer?
Nota:9
A MARCA DA MALDADE (1958)
Idioma:Inglês
Direção:Orson Welles
Um clássico filme noir,mas ao invés de um detetive aqui temos dois,bem ao estilo tira bom tira mal.O pano de fundo da história é o preconceito na divisa do pais entre mexicanos e americanos.Um terrivel acidente acontece e o experiente detetive americano tenta provar o culpado,mexicano, e do outro lado o detetive mexicano suspeita das provas e de como se segue as investigações do lado americano.
Na verdade no desenrolar da historia o lado corrupto de destaca com o detetive querendo seguir somente sua intuição planta provas contra o mexicano para provar que esta certo.O ápice do filme é o assassinato de um chefão do lado do México onde o próprio detetive o mata tudo para provar um crime.O final é que me surpreendeu pois apurando as investigações realmente o mexicano era o culpado ,mas toda a podridão e corrupção da policia americana foi descoberta, fica a moral da pergunta os fins realmente justificam os meios? ou então pode ser uma afronta a arrogância e ao orgulho dos americanos perante o pais vizinho.
Nota:8
O ÚLTIMO METRÔ (1980)
Idioma: Francês
Direção:François Truffaut
Nesse filme mostra uma visão de artista sobre a segunda guerra mundial.O filme começa com uma veia cómica, onde Gerard Depardieu faz um papel de um ator de teatro mulherengo que tenta seduzir todas as mulheres em sua volta.Ele então é aceito em uma peça que tem uma famosa atriz e seu marido é o diretor, porem na Paris invadida pelos alemães o diretor da peça se esconde no sótão do teatro.Claro que com o passar do tempo se sentindo enclausurado e vendo sua peça ser conduzida por um diretor medíocre ele começa a enlouquecer naquele ambiente hostil.Alem do fato de ficar preso, sua mulher se apaixona pelo novo ator ,na peça eles formam um casal apaixonado e acabam vivenciando isso na realidade também.O filme é maçante e não passa a devida emoção que esse roteiro promissor poderia nos passar.Não gostei da atriz principal do filme, o único destaque fica para a cena em que o diretor descobre uma forma de escutar os atores por um buraco e tenta dirigir a peça dessa forma.
Nota:7
IRENE, A TEIMOSA (1936)
Idioma:Inglês
Direção:Gregory La Cava
Uma clássica comédia estilo noir.Aqui vemos um mocinho mais pra anti-herói do que qualquer um outro.O filme retrata uma sociedade fútil onde uma família burguesa aprende uma lição valiosa com um mordomo.O inicio do filme é uma espécie de gincana da alta sociedade onde eles tem que levar um mendigo para ganhar um prémio.as duas irmãs e rivais acabam encontrando Geofrey e após ganharem a gincana se encantam pelo mendigo bonito e misterioso e o convidam para trabalhar em sua casa como mordomo.Ele aceita mas acaba fazendo um mal negocio pois a família é totalmente louca, as duas irmãs rivais que brigam o tempo todo uma mais mimada que a outra, um pai ausente que só pensa no trabalho e não tem paciência com as filhas e a mãe que tem um jovem protegido e só da atenção a ele.Enfim o quadro critico perfeito de uma família burguesa sem escrúpulos.Porem a jovem e bela Irene se apaixona por ele, e quer te-lo a qualquer custo fazendo intrigas e chantagens.Com o desenrolar do filme de mordomo ele não tem é nada é um pensador que por motivos de amor por outra mulher largou seus trabalho e sua casa e foi parar no lixão.Ele avalia a família e é o mais educado e inteligente de todos, apesar de humilhá-lo no fim , quando a família esta indo a falência ele investe na bolsa e acaba salvando a todos, inclusive transforma seu antigo "lar" o lixão em um clube chique e privado, nesse meio tempo ele acaba se rendendo aos encantos de Irene ,que após muito teimar,consegue convencê-lo a se casar com ela.O filme na minha opinião é fraco pois é muito superficial mesmo olhando com bons olhos o moral que ele quer passar.Destaque aqui somente o estilo do filme as luzes e o tempo da narração , que é bem ao estilo das antigas comédias, mesmo essa não sendo uma das melhores.
Nota:8
O TAMBOR (1979)
Idioma:Alemão
Direção:Volker Schlondorff
Estou aprendendo o verdadeiro significado de filme Europeu com vários filmes que tenho visto, porem existe aqui uma verdade, quando filme Europeu é bom é muito bom, agora quando filme europeu é ruim é muito ruim mesmo e pior ainda quando filme europeu é estranho e muito muito estranho mesmo. E esse não é que seja de total ruim mas ele é muito estranho...Aqui temos a história de Oskar um guri que quando fez 3 anos ganhou um tambor e ficou tão feliz que decidiu nunca mais largar esse tambor, no mesmo ano que ganhou o tambor ele sofreu um terrível acidente em que parou de crescer, ou seja ele com o passar dos anos ficou da mesma aparência de um guri de 3 anos.Até ai tudo bem o pior foi quando ele descobriu o circo e com ele veio seu talento o de gritar e quebrar vidros.Com esse talento ele embarca junto com um trupe de outros anões e o que é nos passado é que é onde ele passa os melhores anos de sua vida e onde encontra seu amor e seu único relacionamento uma anã do circo.Com pano de fundo o nazismo é presença forte nesse filme onde tem um cena em que pessoas adeptas do partido em um discurso na praça todos com a famosa saudação a Hitler o menino escondido com seu tambor começa a tocar e a musica do evento começa a mudar e daqui a pouco todos estão dançando juntos.Esse filme na verdade é cheio de cenas bizarras, como a da vó que esconde todo mundo em baixo de suas grandes saias e assim escondendo um fugitivo da policia ficou gravida, a mãe que tem um amante que mora junto com eles e que morre de tanto comer peixe cru.A moça que vai trabalhar na casa e que ele tem sua primeira relação sexual e com isso tem um filho ,mas como ele é tratado como um criança por todos ele vira irmão do próprio filho, já que a moça casou com o pai dele.Tem uma outra cena muito bizarra deles indo pescar com uma cabeça de cavalo morto...Enfim o filme é um amontoado de cenas bizarra e algumas nojentas, onde no fim o pai dele morre e ele´olhando para o túmulo do pai aos 20 anos e que fica órfão ele é atingido na cabeça por uma pedra do seu filho/irmão e assim ele começa a crescer novamente.
Nota:7
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário