domingo, 14 de agosto de 2011

264° ao 271°


OS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS (2001)
Idioma: Inglês
Direção: Wes Anderson

Um filme diferente com certeza, personagens densos e alguns até bem carismáticos. O filme me surpreendeu no modo como ele é contado ele tem toda uma estética diferenciada para contar na verdade algo que estamos carecas de saber, toda a família tem problemas.O filme mostra os problemas de uma família e principalmente dos filhos que não tiveram um pai exemplar.Aqui o filme começa mostrando três crianças encarando o problema de separação dos pais e cada criança tem suas especialidades e suas dificuldades bem distintas, depois do trauma da separação percebemos que essas crianças viraram adultos e nada mudou continuam as mesmas porem com uma acentuação maior dos seus problemas de antes.O pai não as vê desde o divorcio mas agora devido a falta de dinheiro ele conta para elas que esta morrendo e quer recuperar o tempo perdido.o filme se foca na história individual de cada personagem e como eles conseguem conviver novamente juntos depois de tantos traumas e de serem tão diferentes uns dos outros.Destaque aqui para a genialidade do diretor de colocar um estética tão diferente i interessante ao contar essa história, tb gostei muito do jeito que foi colocado o amor platônico entre a irmã adotiva e o irmão que sempre a amou e que inclusive tem a parte que ele tanta se matar por casa dele e desse amor proibido ,mas que na verdade de certa forma os outros da família nem iriam ligar se eles tivessem um romance ou não.Um ótimo filme que tem a pretensão de fazer com que os espectadores se identifiquem com algum personagem em questão e faz você fazer um retrospectiva de sua vida e da conivência com seus familiares.
Nota:9




O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (1956)
Idioma: Inglês
Direção: Alfred Hitchcock

O inicio do filme me deixou intrigada ele começa com uma orquestra e informa que no bater dos pratos a vida inteira de uma família iria mudar, no caso percebemos que o filme começa no fim, volta para o inicio e no desenrolar da historia endentemos esse enigma. Bem uma família americana vai tirar as férias em Marrocos o pai é medico e a mãe uma cantora que me pareceu que não quer mais encarar os palcos mas isso fica subentendido e um menino. Eles conhece um outro casal americano simpático em um hotel em Marrocos, porem o Dr Steward acaba descobrindo que ira acontecer em Londres um assassinato de um político importante e que ainda esse casal que parecia ser amigo deles no entanto seqüestra seu filho para que ele não recorra a policia.
Mas ele acaba tomando a atitude de sozinho investigar os assassinos impedir o assassinato e ainda salvar seu filho, no fim o tal bater dos pratos é que o assassinato deveria acontecer em um ato durante a orquestra em um teatro que quando batesse os pratos o assassino iria atirar e ninguém iria ouvir, sabendo disse o filme tem uma seqüência de suspense onde o Dr acaba então evitando o assassinato e salvando seu filho. O filme foi muito bem feito e achei toda a trama bem desenvolvida mas na verdade o foco é a família e não o incidente político de fato. Tb aqui me surpreendi com cenas em que Alfred H. se mostrou preocupado em dar uma espécie de diversão na cenas, principalmente quando o Dr vai enfrentar os supostos assassinos mas se confundi e entra em uma briga e da um close em uma cabeça de leão na parede que tem o semblante triste e no próprio final do filme onde eles voltam para o hotel com seus amigos esperando e tentam disfarçar dota a aventura, não sei realmente se gostei dessas cenas, acho que o filme ficaria melhor sem elas.mas de todo um modo geral foi um bom filme de ação.
Nota:9





MORANGOS SILVESTRES
Idioma: Sueco
Direção: Ingmar Bergman

Um filme cheio de simbolismo e que desafia o espectador a entender idéias como a morte e o medo dela.Um simpático velhinho vai ser homenageado em outra cidade e para isso ele deve fazer uma viajem na qual vai de carro em cia da sua nora, porem acabamos descobrindo que ele é um velho prepotente e que nem seu próprio filho gosta dele. O filme mostra uma espécie de fuga do personagem de sua real situação e ele percorre caminhos que o levam a refletir todos os principais acontecimentos de sua vida desde sua infância, fazemos essa viagem com ele , que mostra detalhadamente a sua vida e ele de fora agora velho a analisa cuidadosamente e reflete sobre suas atitudes e t banaliza as ações das pessoas em sua volta.Nessa viagem ele acaba conhecendo três jovens que de certa forma trás uma leveza pra a vida desse senhor e tb para o filme que em algumas vezes se torna muito denso então pula para a agilidade na fala e na graciosidade do dialogo daqueles novos amigos.Um filme muito bom e interessante, com uma história sem clímax mas que nos faz refletir sobre essa\ etapa da vida que é ser idoso.
Nota:9




A FRATERNIDADE É VERMELHA (1994)
Idioma: Francês
Direção: Krzysztof Kieslowski

Na história, a modelo Valentine estava voltando para casa quando acidentalmente atropelou uma pastora alemã, ela recolheu a cachorra que está ferida em seu carro e a levou ao endereço indicado na coleira. A cadela pertencia a um juiz aposentado Louis que tomado pela angústia existencial, passava a vida espionando as ligações telefônicas de seus vizinhos, através de um aparelho que captava ondas de rádio. O contato de Valentine com o juiz irá mudar as vidas de ambos, mas não sem antes acontecer um verdadeiro choque entre a ética pessoal de cada um e a forma com que eles encaram a vida. A vida pessoal de Valentine não está legal, o namorado que está em Londres não a dá a atenção e a importância que ela merece, o irmão mais novo está envolvido com o crime e com drogas, mas apesar de tudo, ela mantém uma visão positiva do mundo, ao contrário do juiz que não consegue mais acreditar nas pessoas e não tem mais esperanças em relação à próprio vida É curiosa a forma com que a questão da fraternidade é trabalhada no roteiro, cada um dos personagens parece explorar cada um dos aspectos que a história pretende mostrar. Valentine é idealista, ela acredita na fraternidade e nas boas ações que faz, como levar a cadela ferida para casa de seu dono. O juiz é a oposição a este idealismo, ele considera todo a boa ação egoísta, pois no mínimo quem a pratica deseja se sentir melhor consigo. Nesta visão a atitude de Valentine de socorrer a cadela teria sido motivada apenas pelo seu medo de conviver com a culpa de tê-la ferido. Ainda na visão do juiz, a fraternidade não seria em si algo completamente positivo, em algumas circunstancias ela poderia causar mais danos do que bons resultados. Numa das sequências Valentine ameaça contar para esposa de um dos vizinhos do juiz, que o marido dela tem um caso com outro homem, o que teria ficado bem claro numa ligação entre os amantes. O juiz a dissuade de fazer isso, uma vez que a notícia poderia desestruturar toda aquela família, a ação fraternal da moça é então desestimulada pelo dano que poderia causar. Na mesma situação o juiz acaba sendo fraterno ao impedí-la, mas sua atitude também é egoísta, uma vez que se deve à sua preocupação em não ser descoberto como espião de ligações.Nesta história fica clara a fragilidade das ideologias em que tantos acreditam. De alguma forma, parece mesclar a visão dos dois protagonistas numa reflexão que não traz respostas, sobre a eficácia daquilo em que acreditamos esse filme precisa ser visto e com um olhar que ultrapasse a simplicidade da história contada. Preste atenção nas sutilezas, é isso que torna esse filme o que ele é.
Nota:9




DOUTOR JIVAGO (1964)
Idioma: Inglês
Direção: Davis Lean

Na minha concepção esse filme é um épico que deveria ter uma repercussão muito maior do que tem. Um excelente filme! Lindo com sua fotografia, seus personagens seu figurino sua história, ter visto esse filme é o que me faz continuar com o blog e com o amor que tenho pelo cinema,que filme fantástico! É toda a trajetória de um médico que vive esse terror que é a revolução russa, no inicio no século xx, mostra a decadência de uma época em que ser transforma no comunismo e o sofrimento de pessoas de bem que se vêem sem nada, na miséria. Aqui ele tem duas paixões sua esposa e seus filhos e uma jovem e linda moça vitima de uma sociedade machista e que a torna faminta e com uma mãe doente pra cuidar,o filme é enorme mais de três horas então não vou poder contar aqui toda a sua magnífica historia mas dou destaques a cenas como a da viagem do trem quando eles fogem do horror da capital e tentam a sorte em um vilarejo mais afastado, a cena em que Lara tenta matar o homem que a usou, a belíssima cena da casa de campo totalmente congelada pelo rigorosa inverno russo e quando o inverno passa e todo aquele gelo se transforma em uma paisagem com belas flores.E a cena logo no inicio do filme que faz com que o nosso personagem principal tenha esse lado mais humano ate identificamos isso pq ele na verdade é um poeta que por causa desse clima de q=guerra não se desenvolve por completo, mas no inicio do filme tem uma cena que é uma passeata do povo faminto e vem os soldados a cavalo com espadas e matam praticamente todos, mulheres e crianças e o Dr Jivago tenta socorrê-los.Esse filme é item obrigatório em minha opinião pra quem gosta de cinema.
Nota:10




A ROSA PURPURA DO CAIRO (1985)
Idioma: Inglês
Direção: Woody Allen

Um divertidíssimo filme, uma comedia romântica que homenageia o cinema e tem um diferencial no roteiro que só Woody Allen conseguiria fazer.O filme começa com a rotina de uma jovem que é casada com uma homem violento que não trabalha e ela que sustenta a casa, ela é apaixonada por cinema e vai sempre que possível ver um filme e em uma das sessões que ela vai na verdade ela vai vir o mesmo filme diversas vezes o personagem principal do filme de uma hora pra outra a percebe no cinema e literalmente sai da tela e foge com ela, ela fica chocada mas ao mesmo tempo ela se apaixona por ele esse personagem confiável o bom mocinho na verdade e ele quer descobrir a liberdade da tal vida real e não a de um prisioneiro em um filme que passa inúmeras vezes a mesma coisa. Então eles vivem essa aventura juntos porem todos no cinema obviamente percebem o acontecido e ficam chocados e os personagem do filme idem e não podem continuar o filme sem ele, na verdade aqui ocorre algo inimaginável que seria levar a serio e o que aconteceria de fato se os personagens da telona varassem pessoas reais em um mundo real, o ator real vai para essa cidadezinha a procura do seu personagem fujão para convencê-lo a voltar para o filme e não sujar a reputação desse ator mas ele da mesma forma que o personagem acaba conhecendo a bela moça e se apaixonando por ela. Bem o filme tem um desenrolar bem engraçado principalmente com as atrapalhadas do bom mocinho, mas no final do filme ela vai ter que decidir entre um personagem perfeito porém irreal o ator verdadeiro de carne e osso, ela acaba escolhendo o ator humano, porem aqui ela tem uma grande decepção que pra mim foi a chave do filme e de sua moral, junto com ela me decepcionei.Aqui fica claro que não podemos confiar no real e que de certa forma a ilusão proporciona felicidade mas temos que saber diferenciar o real do imaginário.
Nota:9




A LIBERDADE É AZUL (1993)
Idioma: Francês
Direção: Krzysztof Kieslowski

Aqui conhecemos a trágica história de uma família que sofre um acidente de carro , morre o pai e a filhe pequena, deixando sobrevivente só a mãe e esposa de um grande compositor contemporâneo. Ela deve tirar forças para seguir em frente não só com sua vida mas ela decide terminar o trabalho de seu marido morto e escrever uma canção que será tocada em um grande evento por uma orquestra. Então acompanhamos todo o sofrimento dela, até a descoberta de uma amante que seu marido teve por vários anos e que inclusive esta grávida dela. Ela decide procurá-la e acaba perdoando ela e inclusive da uma casa para ela e o bebe. O filme é pura poesia ,mas na sua maioria é maçante e piegas em alguns sentidos, obviamente a cor azul é mostrada em vários aspectos , e parece que como para a personagem para mim me trousse um certo conforto ver aquela cor em determinados momentos do filme. Tirando o lado poético e a interpretação ótima da atriz que faz a personagem principal , não tenho muito o que falar desse filme, até mesmo pq ele esta entrelaçado com outros dois filmes do diretor que faz uma trilogia das cores,mas sobre esse aqui eu de um modo geral gostei mas achei um pouquinho maçante.Mas acho que isso esta diretamente ligado ao estado de espírito do espectador.Vou olhar novamente esse filme em outro momento de minha vida.
Nota:8




QUANTO MAIS QUENTE MELHOR (1959)
Idioma: Inglês
Direção: Billy Wilder

Esse é um daqueles filmes que encanta pela genialidade das situações cômicas, por diálogos imprevisíveis, pela música e pelo carisma dos atores.
o filme parece ingênuo,, mas no decorrer da agilidade das cenas, revela-se uma surpresa constante, que inspirou muitas outras comédias do cinema. Sua originalidade abalou os costumes da época, fazendo com que entrasse para a categoria das grandes obras cinematográficas.Dois amigos desempregados conseguem um trabalho extra para tocar no baile de uma universidade na noite de São Valentin. Para chegar ao local, os dois conseguem um carro emprestado de um amigo. Na garagem onde está estacionado o automóvel, os dois presenciam um acerto de contas entre gângsteres da Máfia de Chicago. Ao perceber que o seu crime tinha testemunhas, Spats inicia uma frenética perseguição aos músicos. Está desencadeada a confusão da trama.Joe e Jerry decidem despistar os criminosos de uma maneira original: se vestem de mulheres. Na fuga, juntam-se às alegres meninas da banda feminina de Sweet, que embarcam em um trem a caminho da Flórida,a farsa de enganos caminharia perfeita, não fosse uma fatalidade do destino: no mesmo hotel em que se hospedam os músicos, em Miami, uma reunião de mafiosos, chefiada pelo poderoso chefão Little Bonaparte que vieram para resolver o massacre ocorrido em Chicago. Numa perseguição frenética, gângsteres e músicos enchem a grande tela.A fuga final das personagens desemboca no iate do milionário Osgood. É a hora da verdade. Se Joe não é o milionário Junior Shell, é o músico mentiroso e frágil dos enganos de Sugar, o estereótipo do amor que ela tanto recusa, mas que reflete a verdadeira luz dos seus sentimentos e jeito de amar.Mas se em Joe e Sugar os opostos se atraem de maneira irreversível, o mesmo não acontece entre Jerry e Osgood. A hora da verdade entre o casal mais divertido da história traz o final mais surpreendente de todos os filmes. No iate, em plena fuga, Osgood insiste na idéia do casamento com Daphne, que revela que ele é homem e o outro apaixonada diz: Ninguém é perfeito. Destaque aqui para a trilha sonora e para a cena de Marilyn Monroe cantando doce e sensualmente a canção “I Wanna Be Loved By You”.
Nota:10


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