quarta-feira, 7 de setembro de 2011

282° ao 291°


O PIANO (1993)
Idioma:Inglês
Direção:Jane Campion

Amor é seguramente a palavra que perdura no seu enredo, mas violência também. Violência física e psicológica contra alguém que tem o dom de falar através da música e que por ela se sujeita a se subjugar , uma banda sonora de arrepiar, este filme dos retrata a sofrida trajetória de Ada McGrath, uma mulher que não fala desde os seis anos de idade. Mas o percurso sofrido de Ada não termina por aqui, pois o verdadeiro pesadelo só começa quando fixa residência na Nova Zelândia para casar com alguém que não conhece.Com ela leva a música. O Piano é a sua bagagem, a sua voz e a sua obsessão. E sofre quando o deixam junto à praia na hora das mudanças.
O noivo Alisdair não percebe que é através do piano que a jovem comunica, não entende que ali está a sua alma e que por isso deixar este instrumento é também desistir dela e perdê-la antes de a ter. E perdeu. Casaram, mas ele nunca a teve.
Exerceu sobre ela uma violência psicológica, nunca cedendo ao seu pedido de recuperar a música, sempre a música. Já George interessa-se pela jovem e percebe que o piano é a chave para a conquistar. Contudo, nestes seus avanços também ele exerce uma espécie de violência emocional. Adquire o instrumento e promete devolvê-lo caso ela lhe ensine a tocá-lo.Mas George quer tudo menos aprender a tocar piano. Baines quer Ada e propõe-lhe isso mesmo, fazendo-a subjugar-se a essa vontade em troca de teclas do seu amado piano, sempre o piano. A sua alma.Nesta mistura de desejo e violência escondida nasce o amor, e é nessa fase que Baines decide devolver o piano: “O piano faz de si uma prostituta e de mim um desgraçado. Eu quero que goste de mim mas você não consegue”.Na verdade, ela já conseguiu, percebe isso e entrega-se.O marido descobre e o filme leva-nos novamente para a violência, física e psicológica. Corta-lhe um dedo, parte-lhe o piano e destrói-lhe os sonhos.Choca esta violência constante exercida sobre esta mulher,uma mistura de sentimentos: Há amor dentro. Há ciúme, há raiva, há paixão, há desejo. Termina com a vitória do amor, ou do que se parece , com a união de Ada e Baines. O Piano é atirado ao mar e os dois partem para uma nova vida.O Piano,tem tudo o que um filme de drama precisa para ter sucesso.
Nota:9




O PACIENTE INGLÊS (1996)
Idioma:Inglês
Direção: Anthony Minghella

Hana é uma enfermeira que, durante a Segunda Guerra Mundial, cuida de um desconhecido, que teve o corpo completamente queimado quando seu avião foi abatido. Durante o filme o paciente inglês conta para sua enfermeira sobre o grande amor correspondido por Katharine ,e o drama que ele não gostaria de lembrar.Durante este tempo que passa,a enfermeira convive com todos esses sobreviventes da guerra que acaba virando uma família.O amor em tempo de guerra é mais sofrido, mais vivido, mais sentido, mais amor.O filme vale por tudo. Pela essência, pelo deserto, pela fotografia e pelos desempenhos dos atores.Mostra também as feridas que a guerra pode abrir no corpo e na alma. Mostra os obstáculos colocados num trilho, que impedem a vida de ser vida e vivida.
Nota:9




O HOMEM-ELEFANTE (1980)
Idioma: Inglês
Direção: David Lynch

Um filme horripilante e com uma mensagem cativante e fraterna.Esse filme conta a história de um homem que nasceu deformado a mãe foi vitima de um ataque por um elefante quando ela ainda estava grávida, e dá ai o motivo pela sua deformidade.O filme é em preto e branco e tem doto um clima de filmes da década de 20 mesmo ele sendo feito em 80, porque tem varias cenas de imagens transpassadas recurso muito utilizado na dec. de 20 era tipo bem moderno, isso pelo menos foi o que percebi vendo filmes daquela época. Mas enfim. O homem elefante é sobre a historia desse pobre homem que é mantido sobre maus tratos enquanto se apresenta em uma espécie de circo dos horrores, ate que um medido famoso, interpretado pelo meu adorado Anthony Hopkins o visita e o leva para o hospital que trabalho sob o seus cuidados lá ele se fascina pela anatomia da pobre criatura e acaba tb ganhando fama com isso.Ate então a criatura não falava devida a uma deformidade em sua boca, porem com o passar do tempo o medico não só descobre que ele fala mas como ele é uma pessoa estremam ente inteligente e sensível pelo mundo que o cerca, ele é estremam ente amável e educado com o passar do tempo chega a ganhar fama e recebe ilustres visitas em seu quarto no hospital. Porem uma dessas visitas é a de um funcionário que o maltrata e tenta lucrar com sua feiúra cobrando ingresso para outras pessoas vê-lo.No fim ele acaba morrendo e deixando uma grande lição pára as pessoas que o julgavam pela sua aparência.O filme é belíssimo com uma cena em que Antony mostra todo o seu talento sem falar nada é a cena em que ele vê o homem elefante pela primeira vez, o rosto dele de uma confusão entre choque e fascínio , a expressão dele que ele faz eu simplesmente fiquei embasbacada,que talento soberbo, destaque tb para realmente a moral da história que é inteligente e me cativou de verdade principalmente na cena em que o homem elefante grita na estação de trem e se defende dizendo que ele é um ser humano, magnífico.É surpreendente a mudança por qual passou Merrick após a começar ser tratado como um ser humano. Educado, inteligente e sensível, ele provou que os monstros na verdade são aqueles com quem tinha vivido toda sua vida e não deram oportunidade de viver uma vida digna. É tocante o modo como Merrick se ressocializa e ganha a simpatia de todos.
Nota:10




O FRANCO ATIRADOR(1978)
Idioma: Inglês
Direção:Michael Cimino

O filme começa em clima festivo de um casamento e lá conhecemos um pouco da personalidade de cada personagem, e ficam os três mais marcantes, Robert DeNiro, Meryl Streep linda e jovem e Nink. Os dois rapazes iram enfrentar, depois do casamento de seu amigo que tb ira junto , o inferno que é a guerra do Vietnã.se despendem de todos da cidade e já corta pra cena em que eles foram capturados pelos vietnamitas, lá eles são forçados a participarem de um jogo absurdo que é a chamada roleta-russa.Essa seqüência de cena é absurdamente insana, só venda pra perceber a adrenalina e o trauma que causa em cada personagem e que é a causa do resto do filme.
Eles então conseguem escapar porem Nick é levado para um hospital e lá ele fica perturbado com toda a situação, Mike e outro amigo voltam para casa, Mikel percebe que ele não é mais o mesmo que toda a guerra do Vietnã o deixou perturbado, lê encontra a jovem Meryl que antes deles irem para a guerra nick havia pedido ela em casamento e ela tinha aceitado, porem percebemos um certo incomodo, ou mesmo atração entre ela e mike,ela pergunta por nikc mas ele não sabe o que dizer pq perdeu o contato com ele durante a guerra,Mike acaba decidido voltar a Saigon e trazer nick de volta para casa, lá descobre que ninck alem de estar sobrevivendo com o jogo mais popular dos bairros da cidade que é a tal de roleta russa tb descobre que ele esta totalmente perturbado,nem o reconhece, ele tenta de tudo ate mesmo se junta-lo no jogo podendo ate morrer, durante o jogo percebemos que nick começa voltar a si e a lembrar de mike ,mas é tarde de mais ele aponta a arma para a sua cabeça e no azar acaba morrendo.O final do filme é todos em volta de uma mesa cantando 'God Bless America.após o funeral de nick.O filme é denso, com uma trilha sonora muito profunda ,mas o filme se atem muito a amizade desses rapazes e com isso tem cenas ate engraçadas como quando eles vão caçar juntos e eles brincam com um amigo fazendo com que ele fique para trás e “fogem” de carro dele, ou ate mesmo a seqüência de cenas após o casório em que DeNiro corre pelado pelas ruas da cidade.Gostei muito do filme apesar de denso é uma história sobre a fragilidade da mente e cmo foram abalados apos sofrerem a pressão de viverem um pós guerra do Vietnã.
Nota:9



ATLANTIC CITY (1980)
Idioma: Inglês
Direção: Louis Malle


O inicio do filme aparece um casal viajando de carro, ela grávida, então eles vão ao encontro de Sally descobrimos que esse casal é a irmã dela e o marido que fugiram e ele a engravidou,Sally trabalha em um cassino e percebemos que toda a cidade Atlantic city parece girar em torno desse tipo de renda, cassinos e jogatinas, ela a contragosto mas vendo asituação da irmã grávida abriga esse jovem casal em seu apartamento, junto com isso tem a historia do vizinho Lou um velho que recolhe dinheiro do bixo e trabalha para uma senhora que só fica deitada na cama e o humilhando o tempo todo com exigências absurdas, mas ele atura, e depois vamos ficar sabendo o pq.Então o rapaz ex marido é um baita trambique iro que vem vender cocaína,mas acaba pedindo ajuda ao Lou para entregar a droga enquanto Lou entrega a droga o jovem acaba sendo morto por bandidos que o perseguiam, pois essa droga era deles.Lou acaba vendo o rapaz morto , ele fica com o dinheiro da venda e ainda no seu apartamento ficou a droga roubada pelo rapaz. Como ele era ex marido se Susan o encontro do Lou e dela ficou sendo na ajuda que ele fez para despachar o corpo dele para a família no Canadá.Mas o velho agora cheio da grana e Susan uma jovem perdida, falida e agora com o ex marido morto e a irmã hiponga grávida ela acaba se encantando com o dinheiro e o charme do velho e eles acabam ficando juntos.
Porem de uma hora pra outra os bandidos que mataram o rapaz aparecem e espancam a Sally pedindo a droga e o dinheiro, o velho acaba se metendo e comprando a briga,
Eles fogem com a grana da venda de mais uma parte da droga, e lá descobrimos que cada pessoa tem uma coisa que importa mais para ela, pelo menos foi o que eu aprendi vendo essa cena.assim na verdade o que importava para o velho era fazer alguma coisa grande na vida, ser um bandido um mafioso tanto é que tem a cena em que o retrato dele é mencionado na TV e ao invés de ficar preocupado ele comemora, pq quando eles estavam fugindo os bandidos encontraram eles e Lou os matou a tiros. E ele em um hotel com susam liga as escondidas para a senhora que sempre o humilhou e conta o que fez se vangloriando e na verdade ai percebemos uma relação antiga dos dois que de fato pertencem um ou outro do seu modo. Já Sally rouba o dinheiro da venda da droga e foge para Paris como ela sempre quis.
Nota:9



BRASIL,O FILME(1985)
Idioma:Inglês
Direção:Terry Gilliam

Esse filme é em estilo futurista, e me lembrou muito um livro que li chamado 1984, em vários sentidos ele aborda a mesma situação do livro, até fiz uma pesquisa e olhei o bônus do DVD , porém para minha frustração eles não fazem nenhuma referencia ao livro, e outra frustração tb é que da mesma forma eles não fazem nenhuma referencia ao Brasil que de certa forma deu todo uma inspiração ao filme,não só no nome como na trilha sonora.O filme se ambienta em uma cidade futurísticas e totalmente burocrática, as melhores partes do filme eram aquelas que faziam referencia a enorme burocracia em que vivem.O filme se foco no personagem central que trabalha em uma empresa mega burocrática que cuida da vida dos outros.Ate que essa empresa acaba comentando um erro trocando os nomes e matam um individuo inocente.Mas eles querem abafar esse erro a qualquer custo, mas o rapaz acaba indo visitar a viúva e lá acaba se sensibilizando com o fato de toda essa burocracia e fazendo questionamentos a então, lá tb ele conhece uma jovem e bela moça loira que ele havia sonhado com ela antes ele qse não acredita mas passa a persegui-la e tentar descobrir isso do pq desses sonhos com ela. A cidade vive em clima de vários atentados terroristas com bombas em lugares públicos que são feitas por pessoas contra todo o sistema imposto.o filme todo tem personagens sinistros e um figurino meio que a laranja mecânica, o tempo todo fica tocando de fundo a musica” meu Brasil brasileiro”,sabe.. achei muito bizarro.Mas enfim no desenrolar da historia o personagem principal tem como aliado nada mais nada menos que Robert DeNiro que o ajuda quando ele fica sem saída e quando ele esta preso. Ele começa a investigar o caso da troca de nomes mas acaba sendo preso pela empresa na qual trabalha por se meter em assuntos que não devia, e o tempo todo o filme tem os flahs dos sonhos dele com a moça, sonhos bem significativos que tem relação direta com o desenrolar da historia, no fim ele passa por uma espécie de tortura e acaba fugindo e ficando com a moça, mas... no final aparece ele da mesma maneira amarrado na cadeira de tortura..ou seja foi tudo um sonho e dessa vez ele não se deu muito bem.O filme é muito bom, muito bizzaro em vários momentos ,mas muito bom, e tem todo aquele clima do livro como mencionei to “olho” que tudo vê e que cuida tudo que nós seres mortais fizemos e não podemos contraria r aqueles que de fato mandam no pais.Também não posso deixar de mencionar o toque que eles dão a respeito das cirurgias plásticas em busca de uma juventude eterna, com muito humor eles tocam nessa questão.
Nota:10




AMADEUS(1984)
Idioma: Inglês
Direção: Milos Forman

Grandioso! Não tenho outra palavra para definir esse filme.Ele é grandioso em todos os sentidos, no figurino, na história , nas interpretações e obviamente como não poderia deixar de ser na trilha sonora embalado por Mozart.
O filme começa com um velho tentando se matar gritando que matou Mozart, e então ele é mantido em um sanatório e um padre vai visitá-lo. Lá eles tem uma longa conversa e é onde começa o filme é ele confessando sua vida no período em que conviveu com esse gênio que foi Mozart.Ele relata desde o dia em que conheceu até sua morte,na verdade era uma relação de amor e ódio em que o ator soube interpretar muito bem, ele era fascinado pelo musico porem por ser alem de uma criança era desrespeitoso e vulgar e isso o abalava, pois ele queria ter todo o talento de Mozart mas , por mais que se dedicasse ele não conseguia, no fim descobrimos que ele não matou Mozart , ele estava junto lá na hora com a mulher dele mas não o matou, e o filme termina com Mozart sendo jogado em uma vala comum e o velho dizendo que deus levou o gênio e deixou para viver ele um simples medíocre, uma cena chocante que me abalou ,não sabia da história da vida dele ,nem desse fato horrível de sua morte , vogado em uma vala por não ter dinheiro, e é consagrado ate hoje como sempre será, e foi uma ótima idéia contar a vida desse gênio pelos olhos de outra pessoa ainda mais uma que o odiava.
Nota:10



MANHATTAN (1979)
Idioma: Inglês
Direção: Woody Allen


Enquanto via o filme tentei analisá-lo , mas é sempre difícil analisar Woody Allen, o filme é em preto e branco e nada mais é do que a história de uma fase na vida de Issac (woody) no coração de Manhattam, Issac o personagem principal do filme esta namorando uma menina de 17 anos mas acha ridícula essa situação pois ela é muito novas, o casal de amigos que ele vê como um casamento perfeito o marido esta traindo com uma jornalista , issac a conhece e eles acabam tendo um caso, ele despensa a menina, mas a jornalista confessa que sempre amou o amigo e que ele vai se separar e eles vão morar juntos, issac fica arrasado e vai impedir que a menina vá para londres para voltar para ela.Esse é todo o enredo , é uma fase amorosa do personagem issac, mas como disse fiquei analisando o filme e é isso mas muito mas, é nada e é tudo, por exemplo, eu acho que é uma referencia a filmes amorosos sabe, como vou explicar, nós assistimos vários filmes de amores impossíveis , com roteiros já meio prontos mas que sempre nos emociona mas quando termina pensamos , ah isso só acontece em filme, o que eu acho é que woody pegou isso e quis nos mostrar que isso acontece sim na vida real e não só acontece como pode acontecer com qualquer um,e pode acontecer ali mesmo no centro de NY, me convenci dessa idéia na cena em que ele começa a correr pela cidade para impedir que a menina viaje, vai dizer, sempre tem a cena do mocinho correndo para salvar a menina, não tem? Pois eh essa é uma cena clássica que ele fez mas com um toque real como a hora em que ele correndo da uma paradinha respira coloca a mão nas costas e continua, outra coisa é a trilha sonora, cenas simples ele faz com que sejam regradas de trilhas sonoras dignas de épicos com orquestra e tudo.O que mais gostei do filme foi o final, entendi e adorei e achei a expressão do Woody no final perfeita para a ocasião, ele pede que a menina não vá e ela tenta consolá-lo e diz que ,não é todo mundo que se corrompe e que ele deve acreditar mais nas pessoas.”O filme da ótimas dicas de relacionamento com ótimos diálogos.
Nota:9




MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (1987)
Idioma: Espanhol viajar
Direção: Pedro Almodóvar

Uma comédia muito colorida e bem caliente,com um Antonio bandeiras bem novinho.
O filme é sobre uma mulher que entra tem um ataque de nervos varia vezes durante o filme,coitado do telefone é que sofre,o homem com quem ela vivia tem uma mulher e um filho, a mulher desse descobre sobre a amante , mas na verdade ele tem é uma terceira mulher com quem ele vai viajar e decide abandonar a esposa e a amante.A maioria das cenas ocorre no apartamento da personagem principal , a amante , e lá acontece várias situações engraçadas,ela coloca fogo no apartamento, enche um suco com remédios para o homem traidor mas quem acaba tomando é a noiva de Carlos, o filho, e nossa aqui merece um comentário, eu nunca vi uma atriz tão feia, nossa a mulher é horripilante e se faz de linda do lado do Antonio Bandeiras,no fim a esposa vai para a estação e decide matar o ex marido mas a amante vai atrás e tenta impedi-la , consegue impedir e volta para o apartamento de pernas pro ar a noiva acorda e elas começam a conversar banalidades como se nada tivesse acontecido, como se tudo aquilo fosse normal na rotina daquelas mulheres e isso que foi o mais engraçado do filme. O filme tem uma arte bem peculiar e um figurino bizzaro, mas é mais por causa da época em que foi filmado.
Nota:9




FESTIM DIABÓLICO (1948)
Idioma:Inglês
Direção:Alfred Hitchcock

O filme todo se passa em um único cenário, adorei esse estilo me lembrou muito um dos meus filmes favoritos, doze homens e uma sentença, mas esse é mais a estilo Hitchcock obviamente, ele meche muito com a psique humana que é de praxe dos filme de A.HO filme começa com dois jovens comentando um assassinato, estrangulam com uma corda um rapaz e colocam ele dentro de um baú na sala.Eles tem diálogos muito bem feitos e um entrosamento que não se vê em todo filme, eles planejam dar uma festa e convidam a namorada e os pais do rapaz que acabaram de matar e ainda por cima como diz o rapaz mais audacioso o toque final é fazer que o baú vire a mesa do banquete e então colocam uma toalha por cima é lá servem a comida para os convidados,Um dos jovens é mais confiante e não demonstra arrependimentos, já o outro entra em pânico durante todo o filme quase colocando o plano deles a perder.Os diálogos são incríveis e sustentam toda a trama, o suspense e a curiosidade para ver se o personagem de James Stewart consegue descobrir que eles são os assassinos.
Nota:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário