domingo, 26 de junho de 2011

173° ao 179°


O COZINHEIRO,O LADRÃO, SUA MULHER E O AMANTE (1989)
Idioma:Inglês
Direção:Peter Greenaway


Um filme extremamente violento, mas não uma violência gratuita e sim algo com um contexto que cada ato mostrado, sangue ou nudez frontal tem seu propósito e seu time que o diretor soube utilizar muito bem.A história se passa em um restaurante, onde o dono é um homem violento, sua mulher que é espancada por ele e conhece um homem que freqüenta o restaurante e eles acabam se apaixonando.No meio disso tudo esta o cozinheiro que ajuda esse casal apaixonado a ficar junto, ai destaque para inúmeras cenas onde eles fazem amor na cozinha em meio a comida e pessoas pra lá e pra cá.
Esse amante apresenta para ela um mundo novo de ternura e conhecimento, tanto é que onde eles vão morar na casa dele é somente livros espalhados por tudo.Mas o marido dono do restaurante bonachão, acaba descobrindo tudo e espanca a mulher e mata o amante, a morte dele é horrenda , eles enfiam dentro dele páginas de livros por todos os orifícios até a morte.A mulher então dorme do lado daquele corpo morto e ensangüentado e planeja sua vingança.Ela recorre ao cozinheiro e com um pedido estranho, de que cozinhe seu amado.O cozinheiro aceita e cozinha ele , a mulher volta ao restaurante encontra o antigo marido e com um revolver obriga ele a comer aquele corpo bem assado , e ele come, e termina o filme.
O filme ele tem um cenário próprio da cabeça do diretor é como se fosse uma peça de teatro e o restaurante fosse um grande palco,destaque para o figurino somente da mulher, que cada vez que ela entrava em um ambiente a cor de sua roupa mudava, exemplo ela estava no restaurante que é vermelho ,seu vestido é vermelho ,então ela vai para o banheiro que é todo branco, seu vestido fica branco,não entendi muito o que o diretor quis dizer sobre essa personagem referente a isso, pode ser algo como adaptação as situações como ter aturado um marido violento por tanto tempo, ou ser camaleoa ser uma personagem que se esconde, sei lá pensei em várias coisas mas particularmente essa idéia do diretor me atraiu muito.Destaque também para o menino lavador de pratos que canta durante o filme uma canção sinistra ,mas bela, e que ao tentar ajudar o casal é perseguido por capangas e quase morto.Meu recado é que tem que ter estomago pra ver esse filme.
Nota:9





A VIDA DE BRIAN (1979)
Idioma: Inglês
Direção: Terry Jones

Dos meus queridíssimos Monty Python, esse filme é sobre Jesus Cristo.(imagina no que deu).Antes uma curiosidade que tenho que mencionar sobre este filme,ele não ia ser produzido,mas quem abraçou a causa e produziu foi George Harrison.
Bem com o humor requintado de sempre já no inicio é uma musica de abertura de uma viagem só.Então acompanhamos a vida de Brian nascido na Judéia na época de Jesus, ele ´confundido com o messias, quando estava fugindo de guardas romanos, então no meio do povo ele se misturou a uns oradores e confundiram ele, ele tentou reverter a situação mas cada coisa que ele dizia o povo só o idolatrava mais e mais, ate chegar a esse ponto o filme mostra inúmeras sátiras sobre a bíblica, como o que seria o dia a dia daquelas pessoas ,naquela época, algumas cenas cômicas como só mulheres disfarçadas de homens em um apredejamento , ou então as lutas de gladiadores, os próprios romanos tb são bem satirizados, e particularmente gostei da cena onde na reunião contra os romanos eles perguntam como se fossem sindicalistas, o que esses romanos fizerão pela gente, pelo nosso povo os judeus? E daí vem uma lista de coisas como educação,aqueduto, saneamento, segurança,vinho e por ai vai .. Isso nos remete a idéia de que antes tínhamos todo um idealismo, com a chegada do cristianismo veio a época de trevas e a decadência da sociedade, mas enfim. O filme continua com grandes cenas cômicas com o tema antigo testamento em foco.Então Brian é crucificado e lá junto com outros crucificados eles começam a cantar e assobiar uma musica de que podia ser pior...
Nota:9






THELMA & LOUISE (1991)
Idioma: Inglês
Direção: Ridley Scott

Um ótimo filme, pra quem quer ter um exemplo de curtição, estilo vamos aproveitar a vida, porque é exatamente isso que o filme te trás de várias formas.
Telma e Louise são verdadeiras amigas e saem em busca de uma aventura moderada em um Cadilac, porem ao quase ser estuprada , Louise mata o estuprador e as duas saem fugidas ,mas na seqüência dessa fuga elas comentem mais e mais crimes como ate mesmo colocar um guarda no porta malas da viatura, adorei a cena do ciclista jogando uma fumaçinha no buraquinho do porta malas, e ate mesmo assaltando uma loja,
O legal é que a cada infração que cometem ao invés de ficarem mais apavoradas, pelo contrario, ficam cada vez mais felizes e se sentindo mais vivas.
Vale ressaltar tb q o filme aborda assuntos sérios como a mulher que é mal tratada pelo marido, violência contra as mulheres de um modo geral tanto sexual mas ate mesmo moral como a cena daquele caminhoneiro nojento no qual as duas lavam a alma de mulheres ofendidas explodindo o caminha dele.Destaque tb aqui para o lindo e novíssimo Brad Pitt que faz o papel de o típico aproveitador de mulheres que depois de transar com Telma rouba todo o dinheiro das duas.
Um bom filme , dedicado a mulheres de espírito forte.
Nota:9




SEXO,MENTIRAS E VIDEOTAPE (1989)
Idioma:Inglês
Direção: Steven Soderbergh


É um filme que na minha opinião tem uma abordagem diferente sobre temas como infidelidade e sexo.Um casal onde o marido trai a esposa com a própria irmã, recebem um convidado diferente, a esposa Ann não gosta muito de sexo faz terapia e tem vários traumas, o marido é um advogado mentiroso e a irmã é muito extrovertida e ao contrario de Ann adora sexo e não sente nenhuma vergonha em trair a confiança da irmã fazendo amor com o próprio cunhado na cama do casal.Então esse convidado desperta a curiosidade de todos ainda mais quando seu segredo é revelado, ele faz entrevista com várias mulheres fazendo com que elas falem de sexo, e ele ainda manifesta o problema que tem por ser impotente ele e Ann acabam tendo uma amizade ,mas tb a irmã sente interesse por esse convidado e acaba indo visitar ele, nessa visita ela o deixa entrevista-la e ela revela para ele que trai a irmã com o marido dela.Como Ann parece gostar dessa convidado o Ghram, ela fica enciumada com a visita da irmã e de fato dela ter feito uma gravação , e resolve fazer uma gravação tb.Só que antes de tomar essa decisão por causa de um brinco perdido da irmã no seu quarto ela descobre a traição e decide pedir o divórcio do marido, a irmã envolvida com os mistérios de Gharm acaba dizendo para seu amante que não quer mais nada com ele.O marido revoltado por ter perdido esposa e amante resolve ir na caso de seu antigo amigo e descobre as gravações e assisti a elas, e lá descobre uma esposa muito insatisfeita.No fim as irmãs fazem as pazes e Ann e Grahm ficam conversando como se fosse um inicio de um romance.É sem duvida um filme diferente, original e que traz um pensamento novo sobre relacionamentos, porque se analisarmos, o cara bem sucedido aquele tipo canalha, fica sozinho, e o cara impotente e complicado acaba atraindo as mulheres.
Nota:8




A CONDESSA DESCALÇA (1954)
Idioma: Inglês
Direção: Joseph L. Mankiewicz


Muito bom, várias narrativas do diretor que a encontrou , de oscar o agente de relações publicas e no fim do próprio conde que acabou matando ela, toda história gira em torno dela.O filme começa do fim para o inicio , ou seja ele começa no enterro de Maria, e lá no enterro está três personagens importantes na vida dela, e são eles aos pucos que narram o filme e então vai se desenrolando a vida dela.Uma jovem e bela italiana é descoberta por agentes do cinema , mas ela tem temperamento forte e não é tão fácil arrastá-la da Itália para a Califórnia mesmo com a promessa de ser uma diva do cinema.Mas o que vira a ser fiel amigo e diretor a convenci e ela embarca para os EUA, como já esperado ela faz muito sucesso e com isso fica muito rica e desejada pelos homens porém não é muito feliz nos romances que vão surgindo, exatamente por ter personalidade forte os homens acabam não se adaptando a isso, até que ela encontra o que parecia ser o verdadeiro amor de sua vida um conde muito rico e muito gentil, e eles acabam marcando a data do casamento, porem assim que se casam ele revela um segredo para ela, de que não pode ter filhos, mas acontece que Maria desde os tempos da Itália tem um amante e ela engravida dele, o conde acaba descobrindo e então mata ela e o amante.E lá no enterro ele sai algemado, enfrente a estatua de pedra de sua amada.
Nota:9







METRÓPOLIS (1927)
Direção: Fritz Lang


Um filme em preto e branco mudo,mas esse tem uma rapidez de câmera que ate então não tinha em filmes dessa época.
Um filme futurista,existe uma cidade que ate é comparada com a babilônia, é uma mega cidade onde os trabalhadores que a constroem vivem nos subterrâneos enquanto a população rica e privilegiada aproveita o que a cidade tem a oferecer. Existe o chefe da cidade que comanda tudo, seu filho acaba se apaixonando por uma trabalhadora dos subterrâneos e ela luta para a paz entre os dois mundos, o filho então apaixonada vive um dia como empregado sem seu pai saber, ele tem assuntos mais importantes para tratar como a de mandar fabricar um robô para colocar os trabalhadores revoltados no seu lugar,mas coincidentemente o robô fica com a mesma aparência da amada de seu filho o que gera uma confusão e quase uma tragédia,bem no fim a robô faz com que na verdade pos trabalhadores se revoltem mais ainda destruindo a cidade porem eles mas então surgi o apaziguador e acaba unindo trabalhadores e o dono da cidade.Na verdade a historia tem muito mais acontecimentos, mas narrar aqui todo o filme não é o caso, o destaque aqui vai realmente para o estilo de filme futurista que é proposto aqui e ate mesmo eu senti uma importância a mais da câmera,por exemplo na cena onde o filho acha um lenço da amada no chão não mostra ele pegando mostra a câmera rápida pegando o lenço dela como se as lentes fossem os olhos dele.è um filme com muitas cenas de suspense,e fica claro também que o diretor quer fixar uma mensagem para quem esta vendo o filme, porque inúmeras vezes ele repete a frase central do tema do filme que é “o mediador entre cabeça e mão, deve ser o coração.” Essa frase aparece inúmeras vezes no filme.
Nota:8




UM CÃO ANDALUZ (1928)
Direção:Luis Buñuel

Um filme perturbador.è um curta de apenas 16 minutos e tem parceria com salvador dali, já no inicio vem uma cana de um homem cortando com a navalha o globo ocular de uma mulher, e então se passa 8 anos, e agora é mais uma seqüência de cenas perturbadoras onde uma mulher é atropelada e um casal que observa da janela o acidente o homem começa a acariciar os seios de uma mulher contra a vontade dela ela foge e mais uma cena bizarra onde começa a sir formigas da mão do cara, enfim seqüências de cenas bizarras e a trilha é outro ponto a parte, sons de crianças, porcos e no fim um som que parece ser uma gravação daquelas mulheres que falam nas estações ou nos aeroportos.No fim um casal é soterrado por uma areia.Claro que esta cheio de significado, não sei se esta certo mas enquanto via algumas cenas eu tentava analisar e entender o que eles queriam dizer com aquilo, por exemplo, na cena do homem tentando agarrar a mulher uma hora ele começa a puxar dois pianos com animais mortos e eu acho que dois padres tb, isso me deu a entender que é uma espécie de culpa que o homem carrega nas costas, depois a cena do casal enterrado na areis eu acho que é uma analogia de rotina que a rotina e a vida comum os engoliu, acho isso tb porque na trilha é o som chato e rotineiro de uma estação de trem que a mulher da instruções de embarque.Enfim não sei se nada esta realmente certo, provavelmente não tenho capacidade para interpretar essa obra complexa de Salvador Dali , que fez o roteiro e tb atuou, mas foi o que senti na hora, como o sentimento de perturbação e inquietude o tempo todo.
Nota:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário