quarta-feira, 30 de março de 2011

BABEL



Um longa, como todos de Alejandro González, que merece certa reflexão após ser conferido. Diretor dos excelentes “Amores Brutos” e “21 Gramas”, Alejandro se supera em “Babel”. É de longe o melhor filme do cineasta mexicano que conquistou a crítica norte-americana com o longa estrelado por Sean Penn e Naomi Watts. O filme mantém todos os pontos positivos de “21 Gramas”, como a ótima trama e boas atuações, e ainda supera o anterior em direção e edição. Apesar de ainda apresentar cenas muitas vezes não-seqüenciais, estas são mais longas, deixando tudo mais lógico.
Com grandes semelhanças aos dois primeiros filmes do cineasta, “Babel” acompanha uma série de histórias que se entrecruzam. A grande discussão aqui é sobre conseqüências. O filme mostra como um pequeno e inconseqüente ato, sem maldade alguma, pode desencadear uma série de acontecimentos que irão afetar a vida de dezenas de pessoas.


título original: (Babel)
lançamento: 2006 (EUA)
direção:Alejandro González-Iñárritu
atores:Brad Pitt, Gael García Bernal, Jamie McBride, Kôji Yakusho.
duração: 142 min
gênero: Drama

Sinopse:
Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda; no México, para onde a babá (Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.





Ficha Técnica:
título original:Babel
gênero:Drama
duração:2 hr 22 min
ano de lançamento: 2006
estúdio: Dune Films / Zeta Film / Anonymous Content
distribuidora: Paramount Vantage / UIP
direção: Alejandro González-Iñárritu
roteiro: Guillermo Arriaga, baseado em idéia de Guillermo Arriaga e Alejandro González Iñárritu
produção: Steve Golin, Alejandro González Iñárritu e Jon Kilik
música: Gustavo Santaolalla
fotografia: Rodrigo Prieto
direção de arte: Rika Nakanishi
figurino: Michael Wilkinson
edição: Douglas Crise e Stephen Mirrione

Premiações:
- Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Adriana Barraza e Rinko Kinkuchi), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Melhor Atriz Coadjuvante (Rinko Kikuchi e Adriana Barraza) e Melhor Roteiro.
- Ganhou o BAFTA de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Som.
- Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro




Curiosidades:
- Este é o 2º filme em que o diretor Alejandro González Iñárritu e o ator Gael García Bernal trabalham juntos. O anterior foi Amores Brutos (2000).
- Este é o 1º de 2 filmes em que Brad Pitt e Cate Blanchett atuam juntos. O posterior foi O Curioso Caso de Benjamin Button (2008).
- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006.
- O orçamento de Babel foi de US$ 25 milhões.

Trilha sonora:
http://www.youtube.com/watch?v=DHUMsNRvEIs




Trailer:

Um comentário:

  1. Ola João!
    Obrigada pela dica! E obrigada por acessar o blog cinema com lucy, Se vc gostou lhe convido para seguir o blog e ficar por dentro do "desafio de cinema"!
    Abraço!

    ResponderExcluir