quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CADILLAC RECORDS



Elenco: Adrien Brody, Beyoncé Knowles, Emmanuelle Chriqui, Jeffrey Wright, Gabrielle Union, Columbus Short, Cedric the Entertainer, Mos Def.
Direção: Darnell Martin
Gênero: Drama
Duração: 109 min.
Distribuidora: Sony Pictures
Ano: 2009

Sinopse:
1947. O Chess Records é um pequeno estúdio musical, localizado na parte sul de Chicago. De início trabalha o blues, tendo como principais ícones Muddy Waters (Jeffrey Wright) e Little Walter (Columbus Short). Chuck Berry (Mos Def), um dos precursores do rock, também gravou nele. Leonard Chess (Adrien Brody) é o produtor do estúdio e tem um ouvido refinado para identificar diferentes tipos de música. Ele acredita que pode ganhar dinheiro ao assinar com talentos ascendentes do meio musical, como o compositor Willie Dixon (Cedric the Entertainer) e Howlin' Wolf (Eamonn Walker). Leonard os trata como se fosse parte de sua família, o que não é algo simples pela grande quantia gasta para que esta situação aconteça. Quando Chuck Berry é preso, ele decide apostar no talento de outra cantora: Etta James (Beyoncé Knowles).

Ficha Técnica:
título original:Cadillac Records
gênero:Drama
duração:1 hr 49 min
ano de lançamento: 2008
site oficial: http://www.sonypictures.com/homevideo/cadillacrecords/
estúdio: Parkwood Pictures / Sony Music Film / LightWave Entertainment
distribuidora: TriStar Pictures
direção: Darnell Martin
roteiro: Darnell Martin









Curiosidades:
- Inicialmente seria Matt Dillon o intérprete de Leonard Chess, mas ele teve que desistir do papel
-Lançado diretamente em home video no Brasil
- O orçamento de Cadillac Records foi de US$ 12 milhões.

Premiações:
GLOBO DE OURO
Indicação Melhor Canção Original - "Once in a Lifetime"


Para qualquer pessoa que se interessa por rock mais clássico e já teve a curiosidade de pesquisar as influências dos músicos que mudaram para sempre a cara do rock e do pop que se fez desde então, já deve ter tropeçado aqui e ali em informações sobre esta mística gravadora.
Para os fãs, sempre foi um lugar mágico, uma espécie de "disneylandia" onde os músicos que vinham do velho sul, pegavam emprestados alguns toques urbanos da efervescente Chicago e entregavam ao mundo uma nova sonoridade que até então, só chegava nas rádios especializadas em música negra, que também, até então, só contavam com uma audiência negra.

O enfoque do filme em especial é sobre a figura de Leonard Chess (Adrien Brody), um europeu que vai para a América tentar vencer na vida e tropeça em uma mina de ouro. Como não podia deixar de ser, o dinheiro que a gravadora produz quase nunca chega aos bolsos dos músicos, mesmo assim, Chess mostra-se como um bom amigo de seu elenco de astros, chegando a presenteá-los com luxuosos cadillacs, os tops de linha da época.
Claro que no caminho destas lendas, todas bem desajustadas quando examinadas mais de perto, aparecem doses maciças de drogas, bebida e sexo; mas são detalhes que estão no contexto, tanto da música, quanto da época, em que artistas, especialmente os negros, percorriam a linha fina que separa a vida boêmia da marginalidade.

Chega a ser emocionante ver estes músicos lendários retratados com uma boa dose de reverência pelo diretor Darnell Martin, que ainda teve o bom senso de escalar um elenco de músicos; assim, o rapper MOS DEF aparece retratando tranquilamente as maluquices de Chuck Berry e a cantora Beyonce Knowles está perfeita como a maravilhosa Etta James. A trilha sonora é imperdível obviamente. Emocionante saber mais deste legado e da forma como se fecha o filme com uma simbólica frase “Nós somos a semente da música.”




Trilha sonora:

"I'm a Man" - Jeffrey Wright
"At Last" - Beyoncé
"No Particular Place to Go" - Mos Def
"I'm Your Hoochie Coochie Man" - Jeffrey Wright
"Once in a Lifetime" - Beyoncé
"Let's Talk a Walk" - Raphael Saadiq
"6 O'Clock Blues" - Solange
"Nadine" - Mos Def
"The Sound" - Mary Mary
"Last Night" - Little Walter
"I'd Rather Go Blind" - Beyoncé
"My Babe" - Columbus Short
"Bridging the Gap" - Nas e Olu Dara
"Maybellene" - Mos Def
"Forty Days and Forty Nights" - Buddy Guy
"Trust in Me" - Beyoncé
"Juke" - Kim Wilson
"Smokestack Lightnin'" - Eamonn Walker
"Promised Land" - Mos Def
"All I Could Do Was Cry" - Beyoncé
"My Babe" - Elvis Presley
"I Can't Be Satisfied" - Jeffrey Wright
"Come On" - Mos Def
"Country Blues" - Jeffrey Wright
"Evolution of a Man" - Q-Tip e Al Kapone
"Radio Station" - Terence Blanchard



Trailer:





A Duck Walk!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário