quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

UM ESTRANHO NO NINHO



título original: (One Flew Over the Cuckoo's Nest)
lançamento: 1975 (EUA)
direção:Milos Forman
atores:Jack Nicholson, Louise Fletcher, William Redfield, Michael Berryman.
duração: 129 min
gênero: Drama


Sinopse:
Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher). Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada".

Ficha Técnica:
título original:One Flew Over the Cuckoo's Nest
gênero:Drama
duração:2 hr 9 min
ano de lançamento: 1975
estúdio: Fantasy Films / N.V. Zvaluw
distribuidora: United Artists
direção: Milos Forman
roteiro: Bo Goldman e Lawrence Hauben, baseado em livro de Ken Kesey
produção: Michael Douglas e Saul Zaentz
música: Jack Nitzsche
fotografia: Haskell Wexler
direção de arte: Edwin O'Donovan







Um estranho no ninho é, até os dias de hoje, um dos melhores filmes de todos os tempos. É um drama intenso, visceral, que explode com todos os conceitos da psiquiatria da década de 70. Se você não toma cuidado, explode seus neurônios! Caramba, isso não é um filme, é um trator.
Jack Nicholson é, simplesmente, fenomenal, numa das atuações mais brilhantes da história do cinema. Dois Oscars pra ele é pouco demais! Como é que aquele Curinga que ele fez não ganhou o Oscar? Não foi à toa que o American Film Institute lhe concedeu, em 1994, o prêmio pelo conjunto da obra de sua vida. A Academia comete seus erros. E quem assiste esse filme concorda que três Oscars para ele não é nada. Você sabia que o ator recusou o papel de Michael Corleone no primeiro The Godfather? E que Bob Kane, criador do Batman, o recomendou pessoalmente para interpretar o Curinga em 1989? A biografia da vida dele, ironicamente, daria um belo filme.



Curiosidades:
- O filme foi todo rodado dentro de um hospital de verdade, com alguns pacientes com problemas mentais reais. A equipe praticamente morou no hospital durante a filmagem, com alguns deles tendo se relacionado com portadores de sofrimento mental para conhecer melhor o seu mundo. E as sessões de terapia em grupo representam quase todas as melhores seqüências do filme. Várias tomadas dessas terapias foram feitas sem que os atores soubessem que estavam sendo filmados.
- A cena da pescaria foi filmada e incluída na montagem final só depois de Michael Douglas, Saul Zaentz e todo elenco insistirem muito com o diretor Milos Forman. Muitas das caras de nojo que os atores faziam eram verídicas: estavam todos com enjôo no barco, menos Nicholson. E essa cena é a única do filme que não foi filmada na sequência prevista no roteiro. O filme inteiro foi filmado na ordem em que foi montado.
- Esse filme demorou 13 anos para se concretizar graças à burocracia da Tchecoslováquia e tantos outros empecilhos. Foi uma saga enorme. Não caberia aqui hihi.
- O filme foi a estréia no cinema de três grandes atores. Brad Dourif (que fez “O Veludo Azul”, “Alien: a ressureição”, a voz do “Chucky” e ”O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” – nesses dois últimos está irreconhecível), Christopher Lloyd (o popular professor do clássico dos anos 80 “De volta para o futuro”) e Danny De Vito (o Pinguim de “Batman – O Retorno”, estava em “O nome do jogo” e já fez outros inúmeros filmes comédia-pastelão). O que eu não sabia é que foi a produtora de De Vito que tornou possível nada mais nada menos que “Pulp Ficcion”, de Tarantino.






Premiações:
Oscar de Melhor Filme.
Oscar de Melhor Diretor.
Oscar de Melhor Ator (Jack Nicholson).
Oscar de Melhor Atriz (Louise Fletcher).
Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama.
Globo de Ouro de Melhor Diretor.
Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Jack Nicholson).
Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Louise Fletcher).
Globo de Ouro de Melhor Roteiro.
Globo de Ouro de Melhor Revelação (Brad Dourif).

BAFTA de Melhor Filme.
BAFTA de Melhor Diretor.
BAFTA de Melhor Ator (Jack NIcholson).
BAFTA de Melhor Atriz (Louise Fletcher).
BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante (Brad Dourif).
BAFTA de Melhor Edição.






Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário