quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O LABIRINTO DO FAUNO



título original: (El Laberinto del Fauno)
lançamento: 2006 (México, Espanha, EUA)
direção:Guillermo del Toro
atores:Ivana Baquero, Doug Jones, Sergi López, Ariadna Gil.
duração: 112 min
gênero: Ficção


Sinopse:
Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

Ficha Técnica:
título original:El Laberinto del Fauno
gênero:Ficção
duração:1 hr 52 min
ano de lançamento: 2006
site oficial: http://www.panslabyrinth.com/
estúdio: Warner Bros. Pictures / Telecinco / Estudios Piccaso / Tequila Gang / Esperanto Filmoj / OMM / Sententia Entertainment
distribuidora: Warner Bros. Pictures
direção: Guillermo del Toro
roteiro: Guillermo del Toro
produção: Álvaro Augustín, Alfonso Cuarón, Bertha Navarro, Guillermo del Toro e
Frida Torresblanco
música: Javier Navarrete
fotografia: Guillermo Navarro












Premiações:
- Ganhou 3 Oscars, nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Fotografia, além de ser indicado na categoria de Melhor Filme.
- Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.
- Ganhou 7 prêmios no Goya, nas seguintes categorias: Melhor Revelação Feminina (Ivana Baquero), Melhor Roteiro Original, Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhores Efeitos Especias, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Sergi López), Melhor Atriz (Maribel Verdú), Melhor Trilha Sonora e Melhor Desenho de Produção.

Curiosidades:
- Eram necessárias 5 horas para que Doug Jones fosse caracterizado como o homem pálido. Após este processo o ator precisava usar os buracos do nariz do personagem para poder enxergar;
- As filmagens ocorreram entre 11 de julho e 15 de outubro de 2005;
- Foi escolhido como representante do México para o Oscar de melhor filme estrangeiro;
- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006;
- O orçamento de O Labirinto do Fauno foi de US$ 5 milhões.

Trilha sonora:
1 - Long, Long Time Ago
2 - The Labyrinth
3 - Rose, Dragon
4 - The Fairy and the Labyrinth
5 - Three Trials
6 - The Moribund Tree and the Toad
7 - Guerrilleros
8 - A Book of Blood
9 - Mercedes Lullaby
10 - The Refuge
11 - Not Human
12 - The River
13 - A Tale
14 - Deep Forest
15 - Vals of the Mandrake
16 - The Funeral
17 - Mercedes
18 - Pan and the Full Moon
19 - Ofelia
20 - A Princess
21 - Pan's Labyrinth Lullaby

Realidade e fantasia se completam em um verdadeiro banquete de cenas e personagens inesquecíveis. Visualmente, o filme é soberbo. A cor é extremamente carregada de um sombreado que transforma a narrativa em um livro antigo de fábulas.
Del Toro correlaciona seus personagens fabulescos com os de carne e osso. Nas tarefas, Ofelia é obrigada a enfrentar criaturas horripilantes. Impossível não associá-las à brutalidade de Vidal. Por mais aterrorizantes que sejam as aparências dos seres, fica a impressão de que os humanos são os verdadeiros vilões.
O espectador que não acredita em fadas, lendas e mitologia não se sentirá enganado. Otimistas que ainda vêem esperança no mundo caótico em que vivemos ficarão satisfeitos. E essa dualidade fica evidente na personalidade de Ofelia. Ela mostra que talvez a melhor maneira de escapar da realidade seja criando um mundo de fantasia.



Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário