terça-feira, 10 de maio de 2011

124° ao 134°


GUERRA NAS ESTRELAS (1977)
Idioma: Inglês
Direção: George Lucas

Da primeira trilogia esse não é o meu preferido, mas como vi primeiro todos os filmes da primeira trilogia para depois ver esses, foi muito bom ver cada vez que aparecia um novo personagem e eu ia lincando com a segunda trilogia tipo: a foi assim que C3PO veio, isso que aconteceu com Obi-Wan Kenobi.É um filme que gostei por saber o que aconteceu “depois”.Gosto muito de Harrison Ford nesse filme, confesso que gosto mais dele do que do próprio Luke, toda aquela tramóia em se livrar de Jabba the Hunt torna ele um personagem muito carismático.A cena quando eles entram no bar e a banda de alienígenas toca eu achei incrível pensando na época que este filme foi rodado, Geoge Lucas realmente é um gênio e estava muito a frente de seu tempo.Guerra nas estrelas apesar de ser 6 filmes temos que concidera-lo com um todo um unico grande filme, e sse grande filme merece um 10 por isso minha nota é 10 para todos os filme de guerra nas estrelas. e Nesse resumindo temos o inicio de Luke e sua vida com as pessoas que o criaram e como ele encontra, bem casualmente atraves de mercantes que vendem robo,o seu destino atraves de Obi-Wan Kenobi.
Nota:10



GUERRA NAS ESTRELAS: EPISÓDIO V- O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1980)
Idioma: Inglês
Direção: Irvin Kershner

Essa primeira trilogia com Luke eu comprei por que é algo que vale a pena ver quantas vezes puder, é muito bom ver tudo referente a esse filme, o roteiro , figurino, fotografia efeitos, e nesse filme especificamente em que o mestre Ioda aparece pela primeira vez e ja é um personagem que aparece e conquista tanto o publico que virou quase que uma lenda entre os filmes de ficção cientifica. Eu achei também particularmente interessante a idéia que tiveram em cortar de uma cena para a outra , da realmente a idéia de que estamos em um gibi ou coisa parecida, todos aqueles cortes verticais e angulares que tranpondem de uma cena para outra.Resumindo nesse capitulo Luke encontra Mestre Ioda e faz seu trinamento como Jedi,Han Solo é capturado por Lorde Vader , congelado e negociado onde acaba indo parar nas mãos de Jabba The Hunt, com sucessões de batalhas a o confronto entre Luke e Darth Vader, sendo que Luke vence e com seus amigos e a princesa Léia decidem resgatar Han Solo. E é nesse capitulo que descobrimos o grande trama de todos os episódeos com a famosa frase."Não.. Eu sou seu pai."
Nota:10



GUERRA NAS ESTRELAS: EPISÓDIO VI- O RETORNO DE JEDI (1983)
Idioma: Inglês
Direção: Richard Marquand

Aqui temos o último filme da trilogia original e também o desfecho de todos os filme em ordem cronologia da estória.Luke volta para a casa e vai salvar Han Solo do cruel Jabba , que acaba prendendo a princesa Leia prendendo ela pelo pescoço com uma coleira e usando um biquíni(que deixou muitos fãs ainda mais fanáticos).Tem também a ajuda de habitantes de Endor mas como eles venceram as tropas de elite do Imperador com aqueles “ursinhos carinhosos” com lanças e pedras contra soldados de infantaria e tropas mecanizadas vai continuar sendo, para mim, um dos grandes mistérios.
o filme é eletrizante e tudo parece convergir para um final monumental onde o destino da galáxia será decidido (literalmente). A seqüência final nos leva a épica batalha, cheia de diálogos grandiosos e marcantes, do Imperador e de seu pupilo Vader contra o corajoso Luke,Vader pedirá então a Luke para lhe retirar a sua máscara para o ver por uma última vez com os seus próprios olhos; por debaixo da terrível máscara Luke encontrará apenas um pobre homem deformado pelo lado negro e pela máquina que garantia a sua subsistência , tão diferente da figura imponente que outrora a sua terrível presença emanava. Vader admitirá por fim que Luke estava certo a seu respeito. Em um sussurro, Vader pede que Luke diga à irmã que estava certo. Dando um último suspiro, ele morre e transforma-se na Força como espírito. Luke tornar-se-á assim no último e simultâneamente no primeiro Jedi da Nova Era.
Nota:10



HOMEM MORTO (1995)
Idioma: Inglês
Direção: Jim Jarmusch

Um jovem deixa o conforto de sua cidade para atravessar os Estados Unidos de trem em busca de uma oportunidade de emprego oferecida por um poderoso empresário da região. Além de não conseguir o emprego, ele mata o filho do empresário em legítima defesa e este põe sua cabeça a prêmio. Na fuga, conhece o índio Ninguém, que se torna seu guia em uma terra desconhecida."Dead Man" é uma violenta e ao mesmo tempo lírica jornada pela sobrevivência.Johnny Depp passa a maior parte do filme com uma bala alojada perto do coração e é nessa condição de "homem morto" que ele inicia sua viagem espiritual. O índio Ninguém é um retrato no mínimo diferente do indígena americano que a gente se acostumou a ver no cinema: civilizado, sábio e conhecedor de poesia.O filme todo é em preto e branco e as vezes é bem parado, mas quando fui vendo ele foi me dando uma vontade de velo porque o inicio do filme é bom , tem uma história engraçada de homem da cidade se dando mal no interior e me deu uma curiosidade de saber como isso iria terminar, já no meio do filme ele entra em profunda complexidade e simbologia que com toda a humildade não foi muito fácil de compreender e no fim ele se vai imóvel dentro de uma canoa, uma viagem para a morte e assim o termina.É um filme bem diferente do convencional e não é o tipo de filme que você verá com atores do tipo que fazem piratas do caribe, mais um motivo para minha surpresa com esse filme.A e o interessante também é a participação de Iggy PoP como um dos que perseguem Depp.
Nota:7




FILEDÉLFIA (1993)
Idioma: Inglês
Direção: Jonathan Demme

Um filme muito comovente e realista,mostra a pura realidade de um mundo que vive no com muitos defeitos como o preconceito. Claro que naquela época o assunto abordado era muito mais impactante do que o consideramos hoje. Aborda muito bem o tema da homossexualidade e o preconceito aos aidéticos, com cenas fortes, como no tribunal, onde Tom Hanks mostra suas marcas do corpo para os jurados,grande interpretação merecedora de seu oscar, e quem merecia ao menos uma indicação por coadjuvante nesse filme é Denzel Washington que achei muito bom também. Um filme corajoso por dois motivos: por colocar uma ator consagrado na comédia como Hanks, no papel principal. Segundo discutir um tema tabu na época e que as pessoas escondiam, AIDS.Um trilha sonora linda e emocionante, enfim um ótimo filme com ótimos atores um drama que comove a todos principalmente por se tratar de um assunto que muitas pessoas,cada vez mais (infelizmente),sofrem por isso.
Nota:9



TRAFFIC (2000)
Idioma: Inglês
Direção: Steven Solderbergh

Fiquei impressionada com o modo como as três histórias transcorrem, sempre em um mesmo contexto - o tráfico de drogas , a idéia simples e genial de diferenciar a fotografia de cada uma das histórias, o que facilita ao espectador a sempre saber sobre qual delas o filme comenta naquele momento; e fiquei principalmente impressionada porque "Traffic" é um filme que faz você pensar. O filme procura abordar todo o tipo de pessoas relacionadas de alguma maneira com o tráfico, sejam os viciados, aqueles que o combatem ou os próprios traficantes. E surpreendentemente o filme não favorece nenhum destes lados, ele simplesmente apresenta o que realmente ocorre. Quem está certo ou errado cabe a você decidir, ele ainda conta com a felicidade de ter um elenco de peso atuando em conjunto e a seu favor, como Catherine Zeta-Jones e Benicio del Toro têm grandes momentos ao longo do filme. "Traffic" conta ainda com diálogos duros e às vezes brilhantes, como se fosse um tapa na sua cara (a conversa entre Michael Douglas e Topher Grace no carro, sobre brancos e negros, é um deles). O único pecado do filme é de em certos momentos parecer didático demais, principalmente na história de Michael Douglas, quando ele procura se informar sobre o combate ao tráfico. Mas ainda assim, "Traffic" é um grande filme que merece ser visto e, principalmente, merece ser refletido. Impressionante e chocante retrato do mundo do tráfico de drogas.
Nota:9



JANELA INDISCRETA (1954)
Idioma: Inglês
Direção: Alfred Hitchcock

Um dos melhor suspense da história do cinema, em minha opinião. Uma história envolvente, que te atrai a tela e te coloca lá dentro, como se você estive vivenciando a história. James Stewart está impecável, com sua perna quebrada e câmeras em punho, o personagem vai se soltando e Stewart arrebentando. Grace Kelly mostra que, ao contrário de hoje, as atrizes belas sabem sim interpretar. Grace faz uma socialite esplêndida e depois transforma-se na mais bela detetive que o cinema já viu. Uma interpretação perfeita, uma personagem que depois de Grace, você não consegue ver mais ninguém interpretando. Um filme sem dúvida fabuloso, contando com uma dupla que esteve tão bem, e com um diretor do gabarito de Alfred Hitchcock, precisa mais? Tem, a história que, como já disse, é fascinante,Hitchcock ministra uma aula de suspense e era além de tudo um estudante do comportamento humano. Não é a toa que seu personagem está momentaneamente inválido e o fato desse filme se passar todo dentro do apartamento do personagem sempre me atraiu muito nesse filme. Nos sentimos parte da trama... como se estivéssemos naquele apartamento acompanhando passo a passo cada acontecimento e sentindo a angustia e a vulnerabilidade do personagem paralisado pela perna quebrada.
Nota:9




O VINGADOR DO FUTURO (1990)
Idioma: Inglês
Direção: Paul Verhoeven

Clássico,comparar este filme com o Exterminador do Futuro é um erro, recomendo que não façam isso pois a única semelhança entre os dois filmes pára no nome. Porque são dois filmes diferentes, roteiros diferentes e principalmente contextos deferentes. Mas não se pode negar que ambos são grandes filmes. O Vingador do Futuro é, para mim, um filme tão clássico quanto o Exterminador e na minha opinião ele é mais divertido tem um contexto bem mais leve,lembro de várias cenas engraçadas como a da alienígena de 3 seios.Outra cena interessante para a época principalmente é quando o “disfarce” de Schwarzenegger é descoberto e começa a abrir a cabeça como em várias camadas, aquela é uma cena clássica de efeitos especiais.A participação de Stone também da um algo a mais no filme.
Nota:9



O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984)
Idioma: Inglês
Direção: James Cameron

Um dia James Cameron chegou com um livro na mão, que tinha a estória completa de "The Terminator".E olha o que saiu: um dos melhores exemplares de ficção - de todos os tempos! James Cameron conseguiu inovar em dois temas bastante explorados pela ficção-científica: as viagens no tempo e a dominação das máquinas. Schwarzenegger acertou em cheio ao trocar o óbvio papel de herói pela fria máquina assassina. Além do mais, o filme é uma aula de ação, onde não faltam seqüências empolgantes. É bom lembrar que o filme foi feito com um orçamento apertado por isso as cenas de efeitos especiais não parecem tão especiais assim(cena em que o andróide retira o olho falso) vendo hoje em dia,mas é ano de 1984 e muita coisa ainda não foi descoberta nessa área. Um clássico surgiu como modelo aos futuros filmes desse estilo ficará na história também graças a presença do ator Arnold Schwarzenegger, pois sem ele acredito que não teria grande sucesso.
Nota:9




O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 – O JULGAMENTO FINAL (1991)
Idioma: Inglês
Direção: James Cameron

Virou um clássico da ficção científica. O filme realmente tem uma alma, sendo muito melhor que o primeiro "O Exterminador do Futuro", que já era bom para aquela época principalmente referente a efeitos especiais, impressionantes até hoje (e olhe que 10 anos em computação gráfica representam milênios). Arnold Schwarzenegger repete seu sucesso como exterminador. Você pode ver "O Exterminador do Futuro 2" várias vezes que certamente não irá se cansar. Não é a toa que teve a maior bilheteria mundial de 1991, com U$ 580 milhões, este filme apresenta reviravoltas fantásticas que torna tudo perfeito. Vencedor de 4 Oscars abriu caminho para mais uma seqüência ,a mensagem de Sarah Connor para si mesma "- Pela primeira vez enfrento o futuro, com uma nova esperança, porque se uma máquina, um exterminador, consegue apreciar o valor duma vida humana, nós também o conseguimos!".Já gostei muito mais desse estilo de filme do que gosto hoje, hoje tenho um gosto diferente,mas com certeza este filme merece como seu antecessor o reconhecimento , como eu disse é um filme que você vê muitas vezes sem se cansar.
Nota:9




ENTRE UMAS E OUTRAS (2004)
Idioma:Inglês
Direção:Alexander Payne

Resumindo: é um bom filme. E só, nada que fizesse por merecer por exemplo estar nesse livro , mas tudo bem , até porque já tinha visto esse filme a um bom tempo. Vinhos e blá-blá-blá. A parte dos vinhos ficou boa, tem um certo lirismo. O blá-blá-blá, quando não é sobre os vinhos, é nada demais. É um filme que mostra valores como amizade e caráter de uma maneira sem hipocrisia e muito sutil, sabe andar pelas nuances do drama e da comédia como poucos. Interessante de ver como os filmes que são premiados por melhor roteiro adaptado geralmente são bons. É mais um exemplo disso, engraçado e faz as pessoas pensarem, com uma abordagem sutil. Poderia até se encaixar em categoria drama se não fosse engraçado. Não apela para pieguices.Destaque da cena de quando tentam recuperar a carteira, o seguinte diálogo: " com licença , meu amigo que estava comendo sua mulher..."
Nota:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário