terça-feira, 5 de julho de 2011

190° ao 200°


O PROFESSOR ALOPRADO (1963)
Idioma: Inglês
Direção: Jerry Lewis


Esse filme é o original do filme que Eddy Murphy fez a pouco tempo, só que mais esse além de ser o original achei melhor.O filme começa com um professor tímido e desengonçado que sua própria turma vive pegando no pé dele,mas em sua classe tem uma bela jovem que sente simpatia por ele e o ajuda e defende ele dos outros que pegam no pé dele, para se defender ele tenta ficar forte numa academia,mas não consegue, então ele usa a inteligência para criar uma formula que vai dar confiança para ele enfrentar os outros,então ele cria uma formula bebe ela e de repente ele se torna Buddy Love, um sujeito bonito e encantador mas que é insuportavelmente arrogante e convencido,mas de certo modo acaba conquistando a bela estudante Stella.só que a formula não dura o tempo todo e de repente Buddy volta a ser o profersorzinhu encabulado novamente.Até que chega a formatura dos alunos e lá ele fica de aparecer e cantar para todos ele faz mas no meio da apresentação a formula acaba e todos vêem ele se transformar no professor inclusive Stella,mas ela na verdade o consola e diz que não ficaria com Buddy mas com ele,ele desiste de se tornar alguém que não é e os dois acabam se casando.Destaque aqui para o colorido do filme, e para as sátiras engraçadas do professor.
Nota:8




JFK- A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR (1991)
Idioma: Inglês
Direção: Oliver Stone

O filme começa com imagens reais sobre a morte de JFK, e mostra como foi televisionada no dia e na hora em que tudo aconteceu, logo mais Kevin Costner , começa uma enorme e intrigante investigação sobre quem matou Kennedy.
Ele se afunda tanto nessa investigação que acaba tornando até sua vida pessoal num inferno,ele descobre aqui uma conspiração onde o Tommy Lee Jones faz um homem publico que tem um certo passado negro no submundo do masoquismo e da homossexualidade, e aqui eles se reúnem com Kevin Bacon bem novinho e Joe Pesci elaborando o assassinato de JFK, e então Kevin se vê em uma jornada em tribunais para capturar e prender Tommy Lee Jones, depois acontece uma das cenas clássicas do cinema que é Kevin conversando em um banco na praça com seu migo por durante vários minutos e fica passando fotos reais da vida de JFK, depois ainda ocorre a morte de Bobby K. para piorar a situação.O filme é praticamente um longo documentário sobre este fatídico dia que abalou uma nação e o mundo todo e o que ocorreu depois para prender o verdadeiro culpado.Não sei como Kevin não ganhou o oscar de melhor ator aqui, achei ele fantástico,adoro tb quando segue seqüências em preto e branco da uma tensão a mais no filme, e tb esse filme é uma aula de história sobre a podridão que acontece por trás do governo americano.
Nota:9




A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (1967)
Idioma: Inglês
Direção: Mike Nichols


Adorei, uma excelente trilha sonora.Adorei tb a entrada desse filme, onde Dustin volta para casa e então conhecemos as frustrações dele.Ele é formado e agora não sabe muito bem o que fazer daqui pra frente, se vê seduzido pela mulher do sócio do pai , a Sra Robinson, e em um quarto de hotel passam momentos juntos,ele acha que o relacionamento deveria ter mais dialogo mas o q a Sra Robson quer é somente sexo casual mesmo, então ele conhece a filha dela porem ela o proíbe de se verem, no inicio eles não se dão muito bem , mas com o tempo isso muda e ele se apaixona perdidamente pela filha.Enfrentando todo um contexto de juventude perdida e rebelde sem causa, acompanhamos seus m,ais profundos sentimentos de perda e de ganho.A melhor parte do filme para mim foi quando ele esta no quarto de hotel com a Sra Robinson e ela na frente dele sem dar muita importância começa a vestir se novamente para ir embora e ele deitado na cama fica só admirando ela, achei uma linda forma de expressar um sentimento de amar alguém sem ter a posse dessa pessoa.Outro destaque foi a forma que foi usada para passar o tempo em que eles estavam no hotel entre deitar na cama e banhos de piscina.
Nota:9




A DOCE VIDA (1960)
Idioma: Inglês
Direção: Federico Fellini


Um filme de Fellini , creio que no seu auge de sensibilidade.Preto e branco com cenas de uma linda fotografia. Em Roma Marcello é um jornalista que escreve fofocas para os tablóides sensacionalistas. Ele anseia ser um escritor sério mas, como tantos, nunca consegue escrever qualquer coisa mais profunda além do que ele normalmente escreve para viver. Em uma boate Marcello conhece uma herdeira rica, Maddalena, que sofre por sentir um enorme tédio pois tudo a chateia, e ela constantemente está à procura de excitações novas. Juntos pegam uma prostituta e passam a noite fazendo um menage no quarto da meretriz. Quando Marcello volta para casa encontra sua costumeira amante, Emma, que tinha tomado uma overdose de pílulas para dormir. Marcello se apressa em levá-la até o hospital onde ele fica seguro que Emma se recuperará, apesar dela estar ainda muito deprimida. Marcello então corre para cobrir no aeroporto a vinda de Sylvia Rank, uma nova atriz de Hollywood. Logo Marcello fica mais íntimo de Sylvia e é tudo que ele deseja, pois está totalmente fascinado pela beleza dela. Assim percorrem juntos os pontos turísticos de praxe, como a Praça de São Pedro, as Termas de Caracalla e a Fonte de Trevi, onde ela resolve tomar um banho com roupa enquanto Marcello tentava achar leite para um gatinho, que Sylvia tinha visto nas ruas. Ao retornar Marcello vê Sylvia se banhando e se deslumbra, principalmente quando ela o convida para tomar banho com ele. Mas ao voltarem da fonte a situação fica desagradável, pois Robert, o noivo de Sylvia, a esbofeteia e faz o mesmo com Marcello, que não revida.O filme é ideal para se ver em casa, aos poucos, até porque é contado através de episódios. A duração é longa, mas o filme nunca se torna cansativo, por causa da direção segura de Fellini, que mesmo improvisando, parece sempre ter o controle da situação. O filme tem diversas passagens memoráveis, mas o destaque vai mesmo para a cena de Anita Ekberg nas águas da Fontana di Trevi, uma das cenas clássicas da história do cinema.
Nota:9





ZERO DE CONDUTA (1933)
Idioma: Francês
Direção: Jean Vigo

O filme começa com rapazes em um vagão e eles tentam se divertir da maneira que podem, ate que eles são levados para uma espécie de reformatório. E lá tem o diretor que faz os jovens cumprirem as regras, em especial tem um professor que os alunos admiram, até tem uma cena em que ele imita Chaplin e tb uma seqüência que eu achei genial para a época é que ele faz um desenho e quando o diretor olha o desenho cria vida.Depois os alunos começam a se reunir e criar uma espécie de grupo revolucionário contra os diretores e ele até criam sua própria bandeira, uma caveira, então no final eles tomam a escola e sobem do telhado cantando e comemorando sua conquista revolucionária.
Nota:8




TERRA SEM PÃO (1933)
Idioma: Espanhol
Direção: Luis Buñuel

Esse filme é um documentário narrativo, conta a história de uma cidadela espanhola em 1922 chamada Lãs Hurdes e o filme fala sobre como o povo que mora ali vive, seus costumes e quem são eles,é em preto e branco e narrado em espanhol,não achei em inglês que para mim seria mais fácil de entender os detalhes é curto e tem um aspecto de filme amador,mas achei bem interessante.Tem uma parte que ele mostra o que foi uma antiga igreja que agora esta em ruínas e diz que os únicos habitantes são sapos, cobras e lagartos.Mostra as mulheres dando banho nas crianças e meninas brincando junto na água.E também quando os filhos dessas pessoas que habitam lá vão para a escola eles são apontados e sofrem as conseqüências de serem excluídos e pobres.É um documentário bem linear e informativo.
Nota:7





SCORPIO RISING (1964)
Idioma: Inglês
Direção: Kenneth Anger

Filme interessante para quem curti moto,no inicio já achei muito diferente sua estrutura e sua proposta.O filme é um cara e sua moto, e uma trilha sonora que é parte fundamental do filme, assim a musica é rápida e as cenas são mais rápidas a musica vira uma balada e ele e sua moto começam a ter uma relação de paixão.E tb tem a cena em que ele esta concertando a moto e paralelo um garotinho brincado com uma motinho de brinquedo.Tem tb uma cena em que toca outra balada e o cara com sua moto pronta faz todo um ritual de se vestir antes de subir nela.Depois na seqüência eles vão com suas motos para as ruas ela se mostra uma espécie de cultura isolada e começa a paralelo as imagens deles fazendo todo tipo de anarquia imagens da bandeira nazista e outras de um filme sobre Jesus,cenas de corridas de moto, com imagens do rosto de Hitler, e então aparece uma imagem rápida de um acidente um homem estendido no asfalto e a câmera foca para uma sirene vermelha girando.Eu adorei a trilha sonora, inclusive tem uma música clássica que o refrão é “eu vou segui-lo ,onde quer que ele vá” e as imagens que aparecem é de Jesus e do nosso personagem com jaqueta de couro gritando para um publico com uma arma na mão.
Nota:9




REPORT (1967)
Idioma: Inglês
Direção: Bruce Conner

É um filme que pede uma resposta de seu espectador, mas também exige atenção aos detalhes e estrutura. Não é um filme fácil de assistir.Ele é dividido em duas metades desiguais para apenas parcialmente "ilustrar" o assassinato de Kennedy e suas conseqüências é ao mesmo tempo um documentário mais convencional e totalmente formada sobre a morte de Kennedy. A este respeito, o filme pode ser considerada como algo de um trabalho de luto, uma tentativa de lidar com e realmente registrar a morte de Kennedy a "metade" primeiro do filme, na verdade depende de algumas fotos individuais ou mesmo reconhecível imagens representacionais, mas isso não significa que a trilha de imagem não "ilustram" o que ouvimos na trilha sonora. Em alguns aspectos, o contraste entre o que vemos e ouvimos, eo fracasso das imagens diretamente representam a natureza dos eventos, é encenado como um contraste entre rádio e televisão e usa trechos de um registro de emissões de rádio do dia do assassinato e suas conseqüências. tenha escolhido seções dessas transmissões que refletem a "realização" caótica e comunicação de informações ea passagem de eventos, esta trilha sonora ainda concede ao filme uma estrutura narrativa , o filme também questiona como é possível fornecer uma perspectiva verdadeiramente fresco em ou abordagem para um evento como esse. Em muitos aspectos, o aspecto mais desafiador no filme é a sua tentativa de representar a morte de Kennedy abstratamente, jogando com as expectativas do público e desafiando-os.
Nota:8




NOITE E NEBLINA (1955)
Idioma: Francês
Direção: Alain Resnais

O filme começa mostrando os campos de concentração agora vazios e um belo gramado verde e o narrador nos contando sobre como ali inúmeros nomes comuns testemunharam o terror do holocausto, essa imagem é colorida, então se segue com o narrador em 1933 e o filme fica em preto e branco. Aqui mescla fotos e imagens de documentário sobre os discursos e perseguições de Hitler e mostra com um tom irônica as instalações nos campo, na hora em que ele classifica as cabine dos soldados, tive que rir.Porém logo após esse dialogo irônico começa a tela a ser bombardeada de fotos e imagens cada vez mais horripilantes ,ainda mais por serem verídicas, sobre esse período negro na história, aqui se mostra tudo como era como viviam, quem eram os soldados,mostra até uma foto de um médico de um dos campos que ao invés de dar algum cuidado fazia experiências com esses corpos ambulantes.Eu particularmente sempre tive um interesse em saber tudo que podia sobre o holocausto, e esse documentário é bem detalhista e mostra cenas fortes ,mas no fim ele nos remete a reflexão e tb parece ser um apelo a que isso nunca mais ocorra e mostra tb no fim um julgamento onde um soldado da SS se diz não ser responsável por essa loucura ,e fica a pergunta e quem é o responsável? E então mais cenas chocantes de corpos sendo queimados , corpos esqueléticos, milhares de cabeças no chão, enfim o pior que poderia ser mostrado sobre o que a humanidade pode ser capaz de fazer.
Nota:9





DOG STAR MAN (1962)
Idioma: Inglês
Direção: Stan Brakhage

Esse é um curta de 30 minutos, mas assim, bem perturbador ,na minha opinião.É um homem vestido com uma roupa de inverno , de pele, e ele e seu cão estão subindo uma montanha e paralelo a isso, bang! Um monte de imagens e um visual totalmente alternativo e no fundo um bebe chorando, e rindo e continua essa explosão de imagens destorcidas, sei lá se ele quer que tenhamos a percepção do bebe o que o bebe ta vendo, pode ser..mas o que me prendeu foi realmente essa mescla de imagens que sei lá de onde ele tirou passa e alternada a uma imagem tão simplória quanto a de um homem subindo a montanha com seu cãozinho,não tenho mais conhecimento técnico ou intelectual para falar sobre esse filme, hihi mas ele é no mínimo interessante e prendeu minha atenção.
Nota:7




KHANEH SIAH AST (1963)
Idioma: Farsi
Direção: Forugh Farrokhzad

Um forte documentário de 20 minutos sobre uma comunidade de leprosos,aqui é mostrado vários casos de pessoas , mulheres homens e crianças com lepra como eles vivem e o que sentem, mostra o dia a dia deles, como eles comem e tb quando eles se reúnem e oram, pedindo e agradecendo a Deus.Mulheres passam o dia cuidando de crianças , alguns jogam uma espécie de damas no chão.Aqui tb mostra a vaidade de algumas mulheres mostrando elas se pintando e se vestindo para um ritual, uma festa comemorativa,eles cantam, dançam e tocam instrumentos musicais.No fim eles participam de uma sala de aula e lá se nota um sensiblilidade que antes não tinha notado no filme, e se fecha as portas da casa onde um homem escreve no quadro negro a casa é negra, e se fecha as portas para essa colônia de leprosos. É um documentário bem forte com cenas desagradáveis ,mas reias e que não podemos ficar alienados a isso, e tb tem uma explicativa sobre o que é essa doença.
Nota:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário