sexta-feira, 22 de julho de 2011

232° ao 247°


A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1968)
Idioma: inglês
Direção:George Romero


Este filme foi responsável por criar o modelo de zumbi seguido até hoje nas mais diversas plataformas, desde o próprio cinema até vídeo-games como a série “Resident Evil”. O modelo é inspirado em antigos rituais vodus feitos pelos negros que viviam no Caribe há muitos anos. Mas as pessoas gemendo e mancando em busca dos cérebros de suas presas surgiram deste filme. É também o primeiro filme de uma série sobreo mesmo contexto,foi uma revolução por vários motivos,atingiu um nível de realismo que chocou o público. “A Noite dos Mortos Vivos”, os zumbis são do jeito que eu e você nos acostumamos a ver na mídia, já que estabeleceu esse padrão, numa época em que o gênero “filme de zumbi” nem existia.A história é bem simples, linear e não por isso trágica. Tudo começa com os irmãos Johnny e Barbra visitando o túmulo de seu pai. A forma com que o primeiro morto-vivo que os ataca aparece é realmente uma sacada muito interessante: Barbra diz que está com medo de ficar no cemitério, e o irmão, tirando sarro, diz para ela que eles vão pegá-la e aponta para um homem que se aproxima lentamente deles com um andar estranho. Eventualmente eles percebem que esse homem, sim, está indo “pegá-los”. Numa luta desigual zumbis são descritos como criaturas de super-força, e desde “A Noite dos Mortos-Vivos” é assim, Johnny leva a pior e Barbra foge desesperada. Ela chega a uma casa aparentemente abandonada, e se protege lá dentro. Enquanto isso, o número de infectados do lado de fora vai aumentando.Não dava pra fugir de certos clichês, como por exemplo Barbra ser a personagem feminina que só grita e desmaia. Depois que ela chega à casa, a história introduz o personagem Ben, que se torna o protagonista a partir daquele ponto. É ele quem faz tudo, enquanto Barbra fica em estado de choque. Algumas lideranças feministas criticam o filme por conta disso. Acham o papel de Barbra uma caricatura infeliz da mulher.Os efeitos especiais são bem artesanaisO próprio modelo de ficar num só lugar enquanto o desastre vem até você é uma manobra para se conter os gastos. Quase não há externas (com exceção da cena inicial no cemitério, com Johnny e algumas tomadas do lado de fora da casa, para mostrar os invasores A importância de “A Noite dos Mortos-Vivos” não está necessariamente em ter criado o gênero “filme de zumbi”, mas sim em mostrar como é possível fazer muito com muito pouco. Alguns críticos da época disseram que a atmosfera do filme lembra a de um documentário, ou “newsreel” (noticiários que eram exibidos nos cinemas, na época em que televisão não existia), tamanha a sobriedade de sua direção de arte. Mais do que isso, “A Noite dos Mortos-Vivos” documenta como mentes inquietas podem fazer grandes coisas.
Nota:9




BOM DIA VIETNÃ (1987)
Idioma: Inglês
Direção:Barry Levinson



Esse filme é muito bom, uma comedia que ridiculariza inúmeras vezes o exercito americano. Saigon, 1965. Adrian Cronauer, um aeronauta, foi para o sudeste da Ásia para trabalhar como disc-jockey na Rádio Saigon, que era operada pelo governo americano. Em contraste com os tediosos locutores que o precederam, Cronauer é bem dinâmico e inicia sempre as transmissões com um sonoro e vibrante "Bom Dia, Vietnã", tocando músicas que não tinham sido aprovadas por seus bitolados superiores. Mas o que realmente chamava atenção eram as piadas que ele falava durante o seu programa, provocando a indignação de Steven Hauk um segundo tenente que era o superior imediato de Cronauer. Hauk tinha uma necessidade enorme de provar que era superior hierarquicamente e além disto tinha um humor pueril e patético. Movido pela inveja e ciúme, ele tenta prejudicar Cronauer mas a popularidade dele é tal que é protegido pelos altos escalões. Paralelamente, Adrian sente-se atraído por Trinh uma jovem vietnamita. Uma dia, quando Cronauer estava saindo do Jimmy Wah's, um bar bem popular que era freqüentados por americanos, houve uma explosão em virtude de um explosivo plástico ter sido colocado no local. Este atentado matou duas pessoas e ainda feriu três. Apesar de ser proibido de divulgar o acontecido, Adrian narrou ironicamente o que aconteceu. Imediatamente Hauk o chamou de subversivo e foi apoiado por Phillip Dickerson um oficial que sempre detestou Adrian. Porém, o general Taylor não permitiu que o incidente tomasse grandes proporções e deu só uma suspensão para Cronauer, ficando acertado que ele seria substituído por Hauk, que tentou ser engraçado mas só conseguiu ser ridículo. Para piorar, tocou várias polcas que ninguém gostava e assim conseguiu diversas críticas negativas. Além do mais, todos pediam a volta de Cronauer. Diante deste quadro, Taylor ordenou que ele fosse reintegrado, na sua volta ele na verdade acaba descobrindo que o irmão de sua garota é um terrorista mas com o jeito deixa se entender que é um assunto que daria um outro filme então ele simlismente vai embora o irmão e Adrian que é Du]ispensado para não causar mal estar entre o exercito, o final é ele deixando uma fita onde gravou seu ultimo programa.O destaque aqui vai para a cena onde mostra terror e morte com a What a Wonderful World de Louis Armstrong e também quando no final ele ensina ao povo local a jogar beisebol.Muito bom o filme ele é modesto mas toca com sensibilidade um assunto sempre polemico que foi essa guerra e não poderia deixar de notar que por duas vezes foi mostrado no filme o álbum Help dos Beatles mas não é tocado nenhuma vez na trilha do filme.
Nota:9







DEEWAAR (1975)
Idioma:Hindi
Direção:Yash Chopra


O drama indiano ém um reflexo da "política tumultuada do início dos anos 70" na Índia, Deewar conta a história de dois irmãos pobres que, após a sua família é traído pelo idealismo extraviado de seu pai, luta para sobreviver nas ruas de Mumbai. Deewaar foi um trabalho inovador. Foi um dos poucos filmes que estabeleceu Bachchan como o "homem novo irritado" de Bollywood cinema e Parveen Babi como a "mulher Bollywood novo" fumar cujo personagem Anita é "uma menina libertada de trabalho, , beber e dormir com seu amante, desafiando todos os Hindi regra heroína do filme. Este filme cimentou o sucesso da escrita duo Salim-Javed, que passou a escrever muitos mais filmes blockbuster, e fez deles uma das os escritores mais memoráveis no cinema hindi. Diz-se que após o sucesso deste filme, o valor dos roteiristas de cinema disparou, graças a Salim, Javed, e logo eles estavam sendo pagas tão alto como alguns dos atores da época. Anand Verma que trabalha duro para melhorar a vida dos trabalhadores que lutam. Ele mora em uma casa modesta com sua esposa, Sumitra Devi e seus dois filhos, Vijay e Ravi Verma). Anand, no entanto, é chantageado por um homem de negócios corrupto que ameaça matar sua família se Anand não cessa suas atividades. Forçado em conformidade, Anand é, assim, atacada pelos trabalhadores mesmo que já o apoiavam. Sua família também é perseguido pelos trabalhadores furiosos que o braço marca jovem Vijay com as palavras: "Meu Pai é um ladrão." Anand, em seguida, foge forçando sua esposa e dois filhos em situação de pobreza indigente. Não sabendo mais o que fazer, Sumitra Devi traz seus filhos a Mumbai e lutas como diarista para cuidar dela boys.Vijay agora sem-teto, o irmão mais velho, cresce com uma consciência aguda do fracasso de seu pai e é vítima de seu pai supostos delitos. No processo de luta por seus direitos Vijay, que começa como um polidor de inicialização e se torna um trabalhador estaleiro em sua juventude, torna-se um contrabandista e uma das principais figuras do submundo. Ele também sacrifica sua própria educação para seu irmão Ravi pode estudar. Ravi é um excelente aluno e cresce até se tornar um policial na posição vertical. Ele também é namorar Veera a filha de um policial sênior. Vijay, por outro lado, se envolve com Anita, uma mulher "frouxo" que ele conhece em um bar. Quando Anita engravida, Vijay decide abandonar sua vida no submundo, se casar com ela, e confessar seus pecados. Ele espera também buscar o perdão de sua mãe e irmão. No entanto, quando Anita é brutalmente atacado por membros rivais do submundo, Vijay perde todo o sentido do comportamento racional, levando-o a ser tachado de criminoso para sempre. Sua mãe, que havia do lado de Ravi, apesar do fato de que Vijay era o seu favorito, é atormentado por Vijay decisões e rejeita-lo. Quando os dois irmãos se encontram para um embate final, no entanto, é Vijay que morre em seus braços buscando perdão e Ravi que é concedido para buscar justiça.
Nota:8





DANÇA COM LOBOS (1990)
Idioma:inglês
Direção:Kevin Costner


Um lindo filme com certeza, nos comove por sua bela fotografia e também pelo apelo que faz ao preconceito e a natureza humana, onde traz a quentão do diferente e da aceitação.O filme começa com um jovem soldado pratica uma ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo Sioux. Com o tempo ele assimila os costumes dos nativos, acontecendo uma aculturação às avessas. Em Dança Com Lobos, Kevin Costner virou um astro da noite para o dia com esse épico majestoso vencedor de sete estatuetas da Academia de Artes de Hollywood. Ele vive John Dunbar, um tenete da União, condecorado por bravura durante a Guerra de Secessão, mandado para um forte isolado na fronteira selvagem dos índios Sioux. Dunbar enfrenta uma série de perigos e trava contatos com uma tribo indígena que inicialmente parece hostilizá-lo. Acompanhado de seu cavalo Cisco e de um lobo com quem faz amizade, passa a ser chamado de “Dança com Lobos”, pelos peles-vermelhas. A convivência com os nativos faz com que o oficial ganhe respeito da tribo, principalmente depois de uma empolgante caçada de búfalos. Mas logo a cavalaria aponta no horizonte e Dunbar precisa enfrentar o maior dilema de sua vida.O filme é belíssimo tem 3 horas de duração mas que se passa muito rápido, por que o filme é muito envolvente e tem muitas cenas de ação e luta e também as cenas em que eles tentam se entender com a língua são muito engraçadas, gosto muito desse filme fi um filme muito bem feito que soube como fazer a gente se sensibilizar nem que seja vendo o (em ótima fase) Kevin brincando com o duas meias.Alias essas cenas dele com o cavalo e com o lobo são lindas.
Nota:10






A CAIXA DE PANDORA(1929)
Idioma:Alemão
Direção:Georg Wilhelm Pabst


O editor-chefe de um importante jornal, Peter Schön tem uma coquete, Lulu como amante um caso que está sendo cada vez mais comentado. Ele planeja se casar com a filha do ministro do interior, no entanto Lulu força uma situação que faz com que Peter se case com ela. O casamento dura apenas um dia, pois ele ficou com ciúme de seu filho, Alwa que é bem próximo de Lulu, que o considera seu único amigo. Este ciúme acaba provocando uma briga entre Lulu e Peter. Ao brigarem pela posse da arma dele o revólver dispara e Peter morre. Ela é condenada a 5 anos de prisão, mas seus amigos dão um falso alarme de incêndio, provocando um tumulto, e assim ajudam Lulu a fugir do tribunal. Tentando deixar o país, ela é chantageada pelos "amigos", que ameaçam dizer para a polícia onde ela está. Lulu pode ser "comprada" por um "negociante" do Cairo e, para evitar isto, ela conta apenas com seu pai dela e Alwa. Um dos mestres do cinemas silencioso alemão, G. W. Pabst, foi também um grande descobridor de atrizes talentosas (inclusive Greta Garbo). Talvez nenhuma de suas estrelas, tenha brilhado tanto ao ponto de se imortalizar num personagem, como a belíssima e enigmática Louise Brooks. Neste audacioso e magistral melodrama, que se tornou uma obra prima indiscutível do cinema, ela interpreta Lulu, a amante de um editor de jornal que depois de casar-se com ele, uma série de acontecimentos trágicos rondarão sua vida. Pabst e o fotógrafo Günther Krampf, criaram uma atmosfera sensual e expressionista, mas é a atuação de Brooks que torna o filme inesquecível. Clássico do cinema mudo. No início parece cansativo por causa da música incidental. Mas a história acaba prendendo a atenção até a última cena. É um trabalho ousado até para os dias de hoje. Louise Broks, cuja imagem ficou eternizada neste filme, faz o papel de Lulu, uma mulher sedutora que traz a desgraça para todos os homens que se apaixonam e se envolvem por ela. Até mesmo uma Condessa acaba se deixando seduzir por ela e num momento antológico ambas dançam juntas, numa cena de pura ambigüidade. Até o figurino de Louise é sensual, mas é no roteiro que o filme mostra sua maior ousadia, tendo até mesmo a presença de Jack, o estripador, na história. Acima de tudo o filme é de Louise Broks, uma figura ao mesmo tempo frágil e sedutora, que se tornou um dos grandes mitos da história do cinema.
Nota 9.






BOUDU SALVO DAS ÁGUAS (1932)
idioma:Francês
Direção:Jean Renoir


Um livreiro parisiense salva um mendigo do suicídio e o leva para sua casa. O mendigo acaba dormindo com sua esposa e também com a empregada. Um clássico da comédia. No filme o vagabundo Boudu – interpretado de forma magnifica por Michel Simon – é salvo de se suicidar nas águas do Rio Sena pelo livreiro parisiense Lestinguois, que o acolhe. Rejeitando a moral burguesa representada por seu salvador, Boudu acaba seduzindo a esposa e a empregada do livreiro.Boudu Salvo das Águas conta uma história simples, conta uma história bela e comovente. A de um velho que embora não pareça lá muito desgostoso com o miserabilismo e a solidão da sua vida, decide pôr-lhe fim e dar-se às águas. Talvez por ter perdido o seu cão? Talvez porque qualquer enfermidade interior se tenha interposto a uma aparentemente furiosa vontade de desprendimento? Coisas dessas não se costumam saber... Depois... É uma história de amor, ou mais do que uma, entre a alma caridosa que o salvou e entre uma rapariga inocente, e, como em todas essas histórias, ou quase todas, a linha nunca vai ser reta. Boudu há de voltar às origens e a uma singular plenitude. O filme é surpreendente,parece um documentário porque acima de qualquer efeito ou “impressão” de cinema, o que lhe interessa é um homem e tudo o que à sua volta o envolve e pulsa. Interessa-lhe os seus instintos, a sua natureza, essa espécie de loucura dos livres. Interessa-lhe ver como tudo o que o envolve reage, se comporta. E a forma como tudo isto é captado, apreendido, essa construção livreuma riqueza de descrição dos lugares e das ações e a sonoridade do filme é tudo muito interessante. Um filme doce, obviamente, tão doce como um dos planos finais, aquele em que Boudu, já pacificado, dá de comer ao animal junto ao rio.
Nota:9





BAB EL HADID (1958)
Idioma:Inglês
Direção: Youssef Chahine


Kinawi, um mascate deficiência física que ganha a vida vendendo jornais na estação de trem central do Cairo, é obcecado por Hannouma, uma jovem atraente que vende bebidas. Enquanto ela trata Kinawi de uma forma simpática e piadas com ele sobre uma possível relação, ela é realmente apaixonado por Abu Sri ', um porteiro forte e respeitada na estação que está lutando para sindicalizar seus colegas de trabalho para combater a sua chefe de exploração e tratamento abusivo. Escrito por Anônimo Isto é simplesmente um bom filme porque segue uma história sólida e envolvente sobre personagens simples, lidando apenas com problemas aparentemente pequenos e frustrações.Este é realmente um filme bastante ousado, a partir de um país tão religioso e rigoroso como o Egito, especialmente por sua vez, é claro. Não que haja algo de chocante em por quaisquer outras normas, mas os personagens principais é um tanto mentalmente como fisicamente deficientes e um do sexo feminino a liderança é muito namoradeira e free-minded. Além disso, o filme também casualmente tem outros temas como os direitos do sexo feminino e abuso, e não apenas em relação às mulheres, mas também o abuso dos patrões dos trabalhadores simples e negando-lhes direitos iguais. Mas o filme não é moralista sobre qualquer destes assuntos em tudo e eu como eu disse, ele realmente só lida com ele casualmente como o filme que se move ao longo de história principal. E o filme se move muito rápido, que não é necessariamente devido ao seu ritmo, mas mais porque há sempre algo acontecendo história-sábio, com um dos muitos characters.It é tudo sendo tecida em muito inteligente e eficaz com a sua história principal do mascate deficiência física, que cai para o Hanuma muito atraente, que é a mulher muito mais do que ele já pode manipular. É, portanto, também uma já condenada história de amor desde o início e, felizmente, o filme também não tem um tipo de conto de fadas da história.
É um pouco de um tipo feito à moda antiga do filme, com também alguns estilos incomuns atuando nele, mas isso é o que funciona muito refrescante, ao mesmo tempo. É sempre interessante comparar filmes de diferentes continentes, que tem feito durante o mesmo período de tempo. Cada país tem sua própria cultura fortemente presente presentes e também um tipo diferente de cinema que vai junto com ele. Este filme tem feito no período de tempo que é conhecido como a era dourada do cinema egípcio. Muitas pessoas não parecem saber isso, mas durante o '40 's e '50' s em todo o mundo lotes de filmes aclamados pela crítica tem feito no Egito, de que este filme é também um.Um grande filme, que segue uma grande história e tem alguns personagens sólidos nele.
Nota:9





ARTISTAS E MODELOS(1955)
Idioma: Inglês
Direção:Frank Tashlin


Rick Todd é um artista fracassado, que pinta paredes para sobreviver. Seu parceiro no trabalho é Eugene Fullstack, que deseja ser um autor de histórias infantis. Fullstack é apaixonado por histórias em quadrinhos especialmente as aventuras da Bat Lady A dupla divide um apartamento, mas de noite Fullstack não deixa seu parceiro dormir em função dos gritos que dá devido aos frequentes pesadelos com "Vincent, o Abutre" um vilão de quadrinhos "meio-homem, meio-garoto e meio-pássaro".Num apartamento vizinho, Abigail Parker trabalha para uma editora de quadrinhos e escreve as aventuras da Bat Lady. A secretária da editora é Bessie Sparrowbush, que também é a modelo de Abigail para os desenhos da heroína. Todd vai até a editora procurando trabalho e Fullstack vai com ele. Bessie se apaixona por Fullstack, mas ele só quer saber da Bat Lady.Todd fica sabendo que a editora está interessada em publicar apenas aventuras de super-heróis, violência e crime. Ele então resolve apresentar o personagem Vincent, o Abutre, baseado no que ouve durante os pesadelos de seu parceiro. De imediato Todd consegue o emprego, e começa a desenhar as histórias que Fullstack conta em voz alta enquanto dorme. A série é um sucesso, mas logo algo dá errado: Fullstack sem querer fala de uma fórmula, que ao ser publicada assusta os militares, pois ela é a metade de uma fórmula verdadeira, base de uma arma secreta. Os espiões inimigos também ficam sabendo, e começam a caçar Fullstack, para que ele revele o restante da fórmula. Um modelo de espaçonave vista no laboratório estrangeiro é uma miniatura da usada no filme de 1955 Conquest of Space, de George Pal.Foi o décimo quarto filme da dupla formada por Dean Martin e Jerry Lewis, pela primeira vez trabalhando com o diretor Tashlin, que se tornou seu diretor favorito. Tashlin conhecia bem o tema do filme, uma comédia sobre cartunistas, pois ele já dirigira vários desenhos animados dos Looney Tunes.Tashlin continuou a dirigir Lewis quando de sua carreira solo, e a parceria alcançou grande sucesso, principalmente na França, onde ambos eram tratados como gênios pelos conceituados críticos de cinema daquele país.Também seria o primeiro filme em que Dean Martin e Shirley MacLaine atuaram juntos.
Nota:8






APERTEM OS CINTOS...O PILOTO SUMIU (1980)
Idioma:Inglês
Direção:Jerry Zucker


Ted Striker é um piloto ex-combatente forçado a assumir os controles de um avião quando a tripulação sucumbe à comida contaminada. Elaine sua namorada, tem de ser aeromoça e co-piloto, mas existe um problema: ele é neurótico marcou toda a geração que pode ver e chorar de rir com tantos sketchs bem feitos. Não temos mais oportunidade de assistir a filme de comédia desse porte, que não tenham sexo ou palavreado chulo. é uma obra-prima do humor, está no altar do cinema mundial, ao lado de "Top Secret, missão ultrasecreta", "Férias frustradas" (todos eles) e "Top gang, ases muito loucos". Quem nunca viu um desses filmes não sabe o que é comédia!vEsse filme é tão clássico que as comédias poderiam se chamar antes de Apertem os cintos e Depois de Apertem os cintos, engraçadissimo não perdoando ninguém, satirizando todos os filmes da época como Embalos de Sábado a Noite, a série Aeroporto e outros, está junto com o Monthy Phyton, o Mel Brooks e os irmãos Farrely as melhores influências de comédia de todos os tempos.
Nota:9






APENAS UMA VEZ (2006)
Idioma:inglês
Direção:John Carney


Em Dublin um músico de rua sente-se inseguro para apresentar suas próprias canções. Um dia ele encontra uma jovem mãe que tenta ainda se encontrar na cidade. Logo eles se aproximam e, ao reconhecer o talento um do outro, começam a ajudar-se mutuamente para que seus sonhos se tornem realidade. Encantador. O que tem de simples, tem de belo. As canções do filme me acompanham para onde eu vou, na playlist do meu celular. A amizade que nasce entre os protagonistas, os relacionamentos amorosos deles com outras pessoas, o modo como os dois se apoiam e a forma como resistem a atração que sentem um pelo outro...Tudo é mostrado com muita naturalidade e sensibilidade. E o fato desses dois personagens não terem nomes? Achei brilhante, pois na verdade isso pouco importa. Ele e Ela podem ser qualquer pessoa. São personagens simples, carregando suas complexidades. Apenas uma vez que se assista é suficiente para se apaixonar por esse filme tão sincero. Um filme emocionante, muito simples, cativante. Ponto para a trilha sonoro que transformam o filme.
Nota:9




ANJOS DE CARA SUJA(1938)
Idioma: inglês
Direção:Michael Curtiz


Dois meninos são pegos roubando um trem de carga. Na fuga, um deles consegue pular a cerca que dá acesso ao seu esconderijo e fugir da polícia; o outro não. Este simples fato influi no destino de ambos: Rocky Sullivan o garoto que não conseguiu escapar, torna-se um gângster temido; seu colega, Jerry Connelly vira padre. Ao fim de uma de suas diversas passagens pelo presídio, Rocky parte em busca de Jim , um advogado ardiloso que lhe passou a perna; e acaba conhecendo e se envolvendo com um grupo de jovens delinqüentes como ele fora um dia. Anjos de Cara Suja foi uma das vítimas da Legião da Decência, um órgão católico que tratava de censurar os filmes (principalmente os de gângsteres). Isso gerou toda uma nova onda de filmes do gênero, que passaram a mostrar a origem desses criminosos, o que os motivou a serem quem são; além de um final obrigatoriamente moralista, contornado com sabedoria por alguns cineastas (é o caso de Curtiz). Bogie, que mais uma vez interpreta um homem inescrupuloso, era na época apenas um ator contratado da Warner e estrelou em seguida uma série de filmes do mesmo modelo.O problema do filme, hoje, é justamente um dos seus trunfos na época: Os “Dead End kids”. Claro, a existência deles é fundamental no filme, a história gira em torno deles, mas os seus maneirismos, e a própria “bandidagem ingênua” deles hoje é risível, e atrapalha um pouco a que nos envolvamos com o filme. Em comparação com os meninos de rua de hoje em dia, eles são garotos mimados que brincam de bola-de-gude no carpete... Mas na época eles engrossaram durante as filmagens, tentando tumultuar e insistindo em improvisações. Eles devem ter pensado que o James Cagney só era durão nas telas... mas quando ele deu uma enquadrada em um deles, os garotos entraram na linha. A vida imitando a arte.
Ann Sheridan também não tem muito o que fazer... mas felizmente ela é só a presença feminina obrigatória em qualquer filme da época. Porque o foco básico é mesmo entre James Cagney e Pat O’Brien, que inclusive eram amigos na vida real. É daí que o filme extrai sua força, de dois amigos de infância que seguiram caminhos totalmente diversos. O filme trabalha muito bem com isso, e também com a questão do acaso, de como um lance fortuito pode mudar tudo. Se fosse Pat O’Brien a ser preso pela polícia, tudo seria diferente? Ou a diferença entre eles estava realmente no caráter de cada um?Essa ambigüidade dos personagens e o fortuito da vida culminam na cena final, extremamente marcante e muito bem dirigida por Michael Curtiz, um diretor que normalmente nos esquecemos quando nos lembramos dos “grandes diretores” da época, mas que dirigiu vários clássicos incontestáveis (entre eles, claro, “Casablanca”). Essa cena também mostra o quão rico é o personagem (e a atuação) de James Cagney. Prevalece no final o medo ou a boa ação? O espectador escolhe.
Nota:9






AMNÉSIA (2001)
Idioma:Inglês
Direção:Christopher Nolan


Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo o que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.
Vou começar falando de "Amnésia" pelo título absurdo dado a ele aqui no Brasil. É a cada dia mais díficil entender o que se passa na cabeça dos tradutores das distribuidoras. Logo na terceira cena do filme o personagem do Guy Pearce deixa claro, em palavras explícitas, que seu problema não é amnésia, mas acho que os tradutores daqui resolveram dar um título ao filme sem ao mesmo tê-lo visto, devem ter olhado a sinopse e pronto! Mas o filme é incrivelmente interessante. Poderia ser melhor? CLARO! Mas o resultado é bastante agrádavel, principalmente pela originalidade (algo raro de se encontrar) e pela ousadia em contar uma história de trás para frente. Digo ousado pois o filme brinca com a cabeça do espectador e a gente fica a todo momento pensando e ligando fatos. O interessante é que é para não fazer o filme ficar muito óbvio, afinal chegamos ao final e já sabemos quem é o assassino da mulher. Mas conforme o filme vai retrocedendo vamos vendo diversos segredos no meio e no começo da história, aliás o começo (final) é surpreendente e bem complicado. Muita ousadia trabalhar com um roteiro desses, que se fosse mal feito apenas iria tratar o espectador como um idiota, mas o trabalho do diretor Christopher Nolan foi muito bem feito e deixou o filme bem explicado! O filme conta a história de Leonard que teve sua mulher assassinada e ainda ganhou um problema quando foi ajudá-la: ele bateu a cabeça e não consegue se lembrar das coisas que acontecem recentemente. Assim ele contará com a ajuda de Natalie uma mulher que também perdeu alguém importante e quer vingança. E tem seu "amigo" Teddy que também faz que o ajuda, mas na verdade não se pode acreditar nas mentiras dele! Usando essa pequena idéia de história o filme é contado de maneira criativa. Você pode pensar: "mas se eu já vi o final no começo, qual a graça de ver o começo no final?". Acredite, nem tudo é o que parece ser, existem diversas situações que o personagem esqueceu e, tendo esse problema, acabaram usando bastante dele. Algumas cenas são fantásticas, pena que eu não posso contar senão pode estragar a surpresa! "Memento" é o filme independente mais lucrativo do ano, tem um dos roteiros mais criativos da história, consegue fazer com que fiquemos presos durante todo o tempo, mas chega um ponto em que ele fica um pouco cansativo. O que mais me surpreendeu foi como eles conseguiram terminar o filme fazendo um começo surpreendente, nunca imaginei que existiria tanta intriga e pilantragem no meio da história que explicam fatos! Se você já viu o filme, será que ele não poderia ficar melhor se fosse contado de maneira normal? Certamente esse negócio de contar de trás para frente foi legal, mas é claro que só foi feito para despertar uma curiosidade no espectador! Eu sincertamente acho que poderia ficar melhor contado de maneira normal!
Nota:9




O AMIGO AMERICANO (1977)
Idioma: inglês
Direção:Win Wenders


Jonathan Zimmermann é um pacato moldurista alemão, que tem um áspero contato com um americano, Tom Ripley , em um leilão. Jonathan desconfia que está sofrendo de uma moléstia incurável e recebe uma inacreditável proposta de um gângster: matar um bandido rival, recebendo em troca uma quantia que permitisse que sua família vivesse tranquila após sua morte. Dividido entre a angústia de estar com os dias contados e a hesitação em se tornar um assassino, Jonathan cada vez mais se envolve na trama. Porém o que ele não sabe é que quem está por trás dela é justamente Tom Ripley. escrito e dirigido por Wim Wenders, que, de forma brilhante, inspira-se em "O Talentoso Ripley", romance da escritora Patricia Highsmith e adapta-o de forma livre criando uma nova história, mas com a mesma personagem: o inteligente, astuto, mas mau-caráter Tom Ripley; este vende pinturas/quadros falsos de artistas consagrados, que são falsificados nos EUA, por um perito em falsificação, vivido de forma especial pelo cineasta Nicholas Ray Ripley leva essas falsificações para a Alemanha e vende-as em leilões como se fossem obras originais, até que Ripley conhece o alemão Jonathan Zimmermann o qual desconfia da autenticidade de uma das obras, pois trabalhava em restauração de obras clássicas, mas, agora, apenas trabalha com a fabricação de molduras; é, então, que Ripley e seu comparsa envolvem Jonathan em uma trama bem elaborada e intricada, em que este ganharia muito dinheiro, pois Ripley chantageia Jonathan, já que este tem uma doença grave e está com medo de deixar a esposa e o filho sem meios de sustentarem-se, após sua morte; assim, Jonathan vai caindo na lábia de Ripley e topa matar dois mafiosos, em troca de dinheiro, contudo Ripley começa a ficar amigo de Jonathan e arrepende-se de tê-lo metido nisso. Este é o aspecto mais interessante da obra, já que temos no início um Ripley frio e calculista, mas, que aos poucos vai mostrando sentimentos bons de amizade, compreensão e compaixão, evidenciando que todas as pessoas têm tanto sentimentos bons, como ruins, daí a complexidade do ser humano, e isso o filme retrata bem, na figura do Ripley de Dennis Hopper. Ótimo filme. Wenders em plena forma.
Nota:9




ALPHAVILLE (1965)
idioma:Francês
Direção:Jean-Luc Godard


Só tenho uma coisa pra dizer desse filme, que doidera, esse filme é uma mistura de alguns gêneros famosos como o estilo noir e mistura uma espécie de futurismo meio sem pé nem cabeça, juro que tentei gostar desse filme , mas não curti muito não.Até voltei algumas cenas e vi novamente mas pra mim achei mais engraçado do que outra coisa pq em alguns momentos do filme tem a voz do que seria o grande Computador que me metia medo, de verdade...O filme começa com a história de Lemmy Caution um agente intergaláctico que deve matar o inventor do super-computador Alpha 60. Conhecemos através de sua jornada um mundo totalmente novo, onde pessoas são controladas por um cérebro eletrônico extremamente avançado,onde os sentimentos foram abolidos com o objetivo de persuadir o professor von Braun a voltar aos planetas exteriores. Natacha, filha do professor, lhe serve de guia. Lemmy reencontra Henri Dickson, antigo agente secreto, que lhe envia uma mensagem para destruir Alpha 60 e salvar aqueles que choram. Lemmy presencia uma execução pública. Depois, é submetido a um interrogatório conduzido por Alpha 60, o computador que governa a cidade, e é condenado à morte. Natacha, aos prantos, lhe murmura as palavras proibidas.Esse filme é mais do que ecentrico é alem de uma mistura de generos bem ineteressante.
Nota:8





À BEIRA DO ABISMO (1946)
idioma:Inglês
Direção:Howard Hawks

Um detetive particular, Philip Marlowe é chamado por Sternwood um milionário que diz que está sendo chantageado novamente, pois há dois anos pagou US$ 5 mil para que Joe Brody deixasse Carmen sua filha mais nova, em paz. Agora Arthur Gwynn Geiger quer receber alguns milhares dólares, referentes a dívidas de jogo de Carmen. Philip aconselha que a dívida seja paga, pois Carmen assinou promissórias, mas Sternwood quer de qualquer maneira ficar livre de Geiger e diz para Marlowe cuidar disto. Antes que saia da mansão Vivian a filha mais velha de Sternwood, fala com Marlowe e lhe pede que encontre Shawn Regan, um grande amigo de Sternwood, que desapareceu. Marlowe segue Geiger até a casa dele e fica vigiando. Então repentinamente ouve um tiro e vê um carro fugindo. Marlowe constata que Geiger foi morto e ao lado dele está Carmen, que não tem noção do que está acontecendo, pois está drogada. Ele a leva para casa e deixa Carmen aos cuidados de Vivian, construindo um álibi ao dizer para Vivian que, para todos os efeitos, Carmen ficou ali toda a noite. Porém esta era apenas a primeira de várias mortes. História bacana, com boas atuações de Lauren Bacall e Martha Vickers. Melhor que a maior parte dos filmes atuais.Mas nada de muito relevante nessa filme apenas um bom filme do ano de 1946.
Nota:8





A COSTELA DE ADÃO (1949)
Idioma: Inglês
Direção:George Cukor

O filme é sobre um casal de advogados, Adam e Amanda, têm ideias e princípios muito diferentes. Ele é um homem um tanto rígido, que acha que nada está acima da lei. Ela é uma mulher liberal, feminista e manipuladora. Os dois são tão diferentes que até leem jornais diferentes!Em uma manhã, Amanda lê uma matéria sobre uma mulher que ingenuamente seguiu o marido com uma arma e atirou nele e na amante descontroladamente, sem a intenção de matá-lo, mas por raiva.(In)felizmente, o marido não morreu.No trabalho, Adam descobre que foi contratado para defender tal homem e, para mostrar ao marido que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens, Amanda decide defender a acusada. Isso porque naquela época, se um homem estivesse no lugar daquela mulher, ele poderia simplesmente alegar que estava defendendo sua família; e se uma mulher tivesse um amante era mal vista (e o contrário não era recíproco).Os dois então se enfrentam não só na corte como também em casa. Amanda chama mulheres fortes e exemplares para defender sua tese e Adam continua forte com sua opinião. As brigas vêm e vão até chegar uma hora que você não sabe o que sairá primeiro: o veredito ou o divórcio dos advogados.
O pôster do filme é uma ilustração perfeita da história: Katie Hepburn e Spencer Tracy brigando por um par de calças, lado a lado, sem inferior ou superior. Por isso que ele é tão especial, pois mesmo antes das mulheres saírem nas ruas queimando seus sutiãs, já existia uma semente do que seria o feminismo.Inclusive em uma cena que Amanda está sendo seduzida por seu amigo que gosta dela, ela usa o termo "homem" como algo pejorativo!Agora ouça, Kip, estou tentando lutar contra o preconceito. Mas está claro que você está agindo como um, como um... - bem, eu odeio colocar isso dessa forma - como um HOMEM!Muito bom e na verdade,no fundo engraçado tb.
Nota:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário