domingo, 17 de julho de 2011

217° ao 225°


1900 (1976)
Idioma: Italiano
Direção: Bernardo Bertolucci


Esse filme certamente é o mais longo que já vi, veio em dois dvds que devorei em cinco horas de filme em um domingo chuvoso, valeu muito a pena em vários sentidos,uma obra prima e uma verdadeira aula de história, cinema, interpretação e filosofia de vida, simplesmente genial.O filme começa contanto sobre a vida no campo ,até coincidentemente eu tinha visto dois dias antes o filme “ a árvore dos tamancos” e os dois filmes são muito parecida em vários aspectos, ate os dois filme me surpreendeu que ambos tem a mesma cena de um porco sendo abatido e os camponeses o cortando e fazendo lingüiça.Mas aqui o contexto é outro aqui tem muito mais haver com política,fora que preciso mencionar o deleite que foi para mim conhecer mais a fundo a atuação de Robert DeNiro, que aqui esta fantástico, assim não vou conseguir aqui contar todo o filme , seria impossível, mas deixo aqui ate que diria meu apelo para que vejam esse filme!!!! É muito bom mesmo, mas fazendo um resumo geral e bem resumido o filme começa com dois nascimentos o do filho do patrão e do filho do camponês , e eles crescem juntos e ficam amigos, eles aprendem tudo juntos até o inicio da sexualidade e a formação de caráter,mas sempre brigando daquele jeito que irmão sempre briga, porem os anos vão passando e o vai entrando de plano de fundo o comunismo e o socialismo, um de cada lado , vou só destacar aqui a cena mais poética do filme que foi já no fim quando os camponeses abrem uma enorme bandeira comunista e no meio da praça fazem uma espécie de julgamento do patrão , e no fim eles vão embora e fica não o patrão mas apenas um velho que os conheceu desde pequeno e como isso mostra no fim eles velhos e brigando como quando eram pequenos.Tem muito cenas aqui para se destacar, como a do capataz facista já lunático matando a criança , e antes o gato com a cabeça.Tem também a cena muito bem feita da criança no caso DeNiro quando criança deixando o trem passar por ele(só se vc ver o filme vc vai entender o que estou falando) e enfim é um filme de 5 horas recheado de cenas fantásticas e com um roteiro que representa anos de política que aconteceu na Itália no inicio do século 20.
Nota:10




O MONSTRO DO CIRCO (1927)
Direção: Tod Browning


De todos os aspectos marcantes presentes em O Monstro do Circo, a performance de Lon Chaney é a que mais me impressiona. Outros grandes atores já encarnaram personagens memoráveis e assustadores, porém nenhum com toda a potência e carga dramática que Alonzo, o atirador de facas sem os membros superiores interpretado por Chaney, carrega em sua faceta. Realmente, você fica sem palavras depois de ver uma obra tão impactante e excepcional. Alonso é um artista de circo que não possui os braços. Ele é apaixonado por Nanon Joan Crawford, filha do dono do circo. Nanon possui uma fobia bastante incomum: ela tem medo das mãos dos homens,Nanon confia apenas em Alonso que guarda um terrível segredo de sua amada e de todos que o rodeiam, compartilhado apenas pelo seu fiel ajudante Cojo. É esse segredo que causará toda a complicação da trama, esse filme é tão bom por uma verdadeira conjunção de fatores: um elenco excelente, um ótimo argumento. Um dos fatores mais interessantes em O Monstro do Circo é a proposta de análise da natureza humana. Alonso é, apesar de tudo, um homem loucamente apaixonado. Seus questionáveis métodos para conquistar Nanon são, no mínimo, compreensíveis. Eis aí, uma das maiores forças da obra: apesar de todo o teor fantástico da história, no fundo há muita realidade na trama. Em alguns momentos, parecia que eu estava lendo uma tragédia grega, como a história de Édipo temos elementos fantasiosos para contar uma trágica história que, debaixo de todas as camadas, pode acontecer com qualquer um. Nesse sentido, eu até arrisco dizer que O Monstro do Circo encaixa-se, com suas devidas restrições, como uma obra extremamente romântica, pois a história desenrola-se dessa maneira devido ao triângulo amoroso existente entre Alonso, Nanon e Malabar.
Enfim, uma verdadeira obra-prima, que merece ser assistida por todas as gerações de amantes de cinema, uma verdadeira lição de cinema sob todos os aspectos: direção, interpretação e roteiro impecáveis.
Nota:9



AURORA (1927)
Direção: F.W. Murnau


O filme começa com as férias de verão, uma excursão vinda da cidade chega a um vilarejo situado às margens de um lago. Fazia parte dessa excursão uma mulher que, semanas após todos regressarem à cidade, permaneceu no vilarejo porque havia se tornado amante de um fazendeiro.Numa noite, a mulher da cidade se encontra com o fazendeiro. Em meio a beijos, ela pede a seu amante que venda a fazenda e que venha a viver com ela na cidade. Eles, então, tramam matar a esposa dele afogada, simulando um acidente.Na manhã seguinte, o fazendeiro convida sua esposa para um passeio de barco. Durante o passeio, ele parte, ameaçadoramente, em direção a ela. A esposa, percebendo a real intenção de seu marido, se coloca em posição de clemência. Ele, então, desiste de matá-la e rema até a margem.Em terra, a esposa foge e entra num bonde, seguida pelo marido. Chegam à cidade e logo entram em uma igreja onde está sendo celebrada uma cerimônia de casamento. As palavras do padre parecem dirigidas a eles, o que os leva à reconciliação.Saem para passear. Primeiro chegam a um salão de beleza, depois tiram uma fotografia e, por fim, entram em um parque de diversões.Enquanto isso, a mulher da cidade, que ficou no vilarejo, marca, na seção de classificados de um jornal, uma nota de alguém que anuncia interesse em comprar fazendas à vista.O casal toma um bonde até o lago e inicia o regresso a casa em um barco.Uma forte tempestade cai e agita as águas do lago. Quando o barco começa a balançar violentamente, o marido amarra no corpo de sua esposa dois feixes de seixos, para que, no caso de ela ser lançada na água, possa usá-los como boia.A tempestade aumenta e o barco vira. Ao cessar a chuva, o marido consegue atingir a terra firme, ileso, mas não encontra sua esposa. Todos do vilarejo saem em seus barcos para auxiliar o fazendeiro desesperado na busca pela esposa, porém tudo com o que se deparam são os seixos espalhados, boiando sozinhos na superfície do lago.
Toda essa tentativa de resgate é assistida de longe pela mulher da cidade, que pensa tratar-se da concretização do plano que ela tramou em conjunto com o fazendeiro.
O fazendeiro chega amargurado em casa, onde é chamado pela mulher da cidade. Ele a persegue e, alcançando-a, começa a agredi-la. É interrompido pelos gritos de uma empregada que lhe avisa que sua esposa fora encontrada viva, boiando agarrada a um dos feixes de seixos.Na aurora do dia seguinte, a mulher da cidade vai embora do vilarejo, enquanto o casal, ao lado de seu filho lactente, se beija apaixonadamente.
Nota:9


O GRANDE DESFILE (1925)
Direção:King Vidor


O Grande Desfile é um romance épico, um filme de guerra questionador e o primeiro grande marco na carreira de King Vidor, um cineasta de primeira. Pode parecer datado para quem só vê o cinema de hoje, mas é um filme que está na base de tudo. A cópia exibida respeita as marcações de colorização, reproduzindo o filme nos tons em que ele foi exibidos nos cinemas à época do lançamento. Dividido em três atos bastante diferentes a família, o romance e a guerra, o longa guarda um impacto grande para as cenas de batalha, com uma sucessão elaborada de trucagens, efeitos e uso de material de arquivo. O filme apresenta ainda uma visão bem moderna para a guerra, passando longe de criar heróis tradicionais e subvertendo o patriotismo com cenas pouco convencionais soldados de bunda de fora tomando banho e um espírito cômico em boa parte do filme. No epílogo, além da mutilação ser usada como uma crítica ao belíssimo, há uma cena impressionante: um flashback, algo que me parece bastante ousado para a época, onde a personagem da mãe refaz na memória a vida de seu filho.
Por mostrar os horrores da guerra esse filme parece ser violento ,embora seja naverdade opolitico,o filme na minha opinião é muito mais uma comédia romântica,sendo a guerra apenas o meio pelo qual o personagem se torna um homem e descobre o tipo de vida que de fato quer viver.
Nota:9




A COR PÚRPURA (1985)
Idioma: Inglês
Direção: steven Spielberg


No início do século passado, a jovem Celie é estuprada pelo pai e tem dois filhos dele. Separada dos filhos e, depois, de sua irmã, Nettie ela é entregue a Mister, um homem violento e amargurado que a usa como escrava e a trata com desprezo. A história é contada por meio das cartas que Celie escreve a Deus e à irmã, missionária na África. Dirigido com maestria por Steven Spielberg, o filme conta com atuações intensas e mostra de forma emocionante a luta de uma jovem mulher que não desiste de viver, mesmo tendo sofrido grandes traumas. Esse filme na verdade é mais uma obra prima para a lista de Spielberg! Esse filme mostra como era a vida dos negros na antiguidade, como sofriam pelas ofensas, eram desvalorizados pela população branca. Um filme com certeza emocionante do começo ao fim e serve também de exemplo "O Que você faz para uma pessoa, você faz a si mesmo" Esse filme encanta pela força, pela respiração firme da personagem principal, personagem que nos carrega por trilhas desconhecidas há conhecer o mundo por outros olhos,e na minha opinião é a melhor atuação da carreira de Whoopi.
Nota:9




TOURO INDOMÁVEL (1980)
Idioma:Inglês
Direção: Martin Scorsese


O filme é sobre a saga do lutador de boxe Jake La Motta forneceu à dupla Martin Scorsese e Robert De Niro o material para um belo e implacável estudo das contradições humanas. De Niro, num desempenho primoroso, chegou a engordar 30 quilos para interpretar o lutador em decadência. Scorsese e o diretor de fotografia Michael Chapman criaram um magnífico visual em preto-e-branco, que capta a dramaticidade do mundo do boxe, suas glórias e suas tragédias. Nenhuma mais eloqüente do que a de La Motta, campeão no ringue e uma calamidade na vida pessoal. As cenas de luta são incomparáveis.O filme pra mim é uma biografia, um perfil psicológico, uma observação sobre a violência,a violência intensa que temos em nossa mente,que vem da ira,da raiva.A pior violência é essa que está em mais destaque neste filme a violência passional que nasce do amor, é uma obra prima que dá totais condições para um ator como De Niro representar toda uma atuação completa e clássica,perfeita e sem falhas.Maravilhosa direção que mais se poderia esperar,estamos falando de um filme de Scosese! Enfim, recomendo a todos esse filmaço, uma verdadeira ode à humanidade q por vezes se esconde nas duras máscaras usadas pelas pessoas.
Nota:9




MINHA BELA DAMA (1964)
Idioma:Inglês
Direção: George Cukor


Adorei o filme, muito bem feito e tive a sorte de achar na internet com uma qualidade enorme em HD. O filme começa com Eliza que é uma pobre menina na cidade de Londres que vende flores pela cidade, com horríveis maneiras e pronúncias piores ainda. Numa noite ela encontra o professor Henry, que fala que ela era uma assassina da língua inglesa e que poderia transformá-la numa duquesa, ou melhor falando, numa bela dama. Desse modo, Higgins faz uma aposta com seu amigo Hugh Pickering para transformar Eliza numa dama.Esse filme tem um contexto extremamente feminista. Eliza luta pelos seus direitos na sociedade e assim se transforma numa mulher forte e independente, que era o objetivo do professor Higgins. O professor Higgins em todo o é bem cara de pau e de extrema sinceridade, mas é desse modo, quase torturando Eliza, que ele consegue transformá-la numa mulher, e não apenas numa dama.
O filme consegue ser extremamente engraçado. Numa cena na corrida está um completo silêncio porque naquela época todo mundo não gritava, torcia, eram pessoas mais calmas, porém Eliza é igual a uma de nós. Assim que chega na corrida de cavalos, ela começa a gritar para seu cavalo ganhar e fala para ele mexer o grande traseiro dele a cena é mais engraçada no filme.Têm muitas cenas espalhadas pelo filme,principalmente durante as aulas de Eliza, que o professor a obriga a usar uns aparelhos enormes e que torna as cenas mais cômicas ainda, destaque aqui para as cenas musicais ,as mais belas são no inicio quando ela canta no meio da cidade e o pai dela dançando por uma construção.Mas o final do filme,não gostei muito achei completamente machista. Depois de tudo que passou, a frase final mostra exatamente que Eliza ainda tem que viver com o controle de um homem. Poderia este ser um filme feminista, mas acaba sendo machista no final do filme.Mas tirando isso o filme tem boas atuações,e tem ótimas cenas porém seu final decepciona,mas o resto é diversão pura.
Nota:8





CINEMA PARADISO (1988)
Idioma:Italiano
Direção: Giuseppe Tornatore


Um filme emocionante, principalmente para alguém que como eu ama o cinema.Esse filme é sobre o cinema mas alem disso , foi feito para quem gosta de cinema, como um homenagem.O filme começa com um telefonema para um cineasta já na meia idade muito famoso , informando que Alfredo morreu, ele abalado deita na cama e começa a lembrar de quando era pequeno e seu apelido era Totó,então o filme volta no tempo e conta a estória sobre um menino que visitava um projetista de um cinema, e lá o padre assistia todos os filme antes do publico geral e quando aparecia uma cena de beijo ele mandava o Alfredo cortar a cena , ele obedecia, o menino encantado com os filme acabou ficando amigo de Alfredo e lá aprendeu a sua profissão,mesmo a contra gosto no inicio do senhor projetista que em um terrível acidente onde pegou fogo no cinema o menininho Totó o salvou mas ele acabou ficando cego, o tempo passou e totó tomou conta do cinema, mas ele foi servir o exercito por um tempo quando voltou se apaixonou por uma bela jovem e Alfredo estava sempre junto com ele dando conselhos.
Até que ela vai viajar e eles nunca mais se vêem , ele se dedica ao cinema,mas seguindo os conselhos de Alfred para viver a sua própria vida e com uma frase que adorei que é, já cansei de ouvir você falar eu quero é ouvir falarem de você!, ele então decide ir embora para sempre,então volta para o inicio do filme onde o totó já esta mais velho e consegui se transformar em alguém importante el vai no enterro de Alfred e visita o antigo cinema, lá descobre que Alfred lhe deixou um presente. Voltando para sua casa ele abre o presente e é um rolo de filme coloca para ver e lá esta todas as cenas de beijos de filme que durante anos ele guardou consigo.Esse final é emocionante , impossível não chorar, e um destaque aqui nesse filme que eu particularmente me emocionei muito foi na cena do incêndio no cinema , o Alfred tinha vários pôsters de artistas colados na parede e um close que deu pegando fogo foi o postar de Buster Keaton, que é meu ídolo, tive que chorar vendo essa cena.
Nota:10





A ÁRVORE DOS TAMANCOS (1978)
Idioma:Italiano
Direção: Ermanno Olmi


Um filme de três horas , é um filme excelente muito bem feito com uma simplicidade incrível, achei muito bem produzido e filmado.O filme na verdade não é sobre um personagem especifico assim que se destaque, porque ali o que percebi o foco é um vilarejo inteiro , e suas dificuldades,claro que pelo próprio nome do filme se destaca a família do menino em que o pai corta a árvore para lhe fazer tamancos, mas durante o filme todos os personagens são importantes.O filme se passa todo em uma vila de camponeses e o que mais me surpreendeu logo no inicio do filme foi a explicação que o diretor colocou no inicio que todos os personagens são moradores e camponeses não atores.Bem o filme se concentra no dia a dia de pessoas muito humildes e simples camponeses que moram na fazenda do patrão e de latiram seu sustento, mostra algumas estórias mais marcantes como a da família do menino que é o primeiro a freqüentar uma escola, a da família que a mãe ficou viúva com 6 filhos para sustentar e virou lavadeira, a jovem e o rapaz que iniciam desde olhares inocentes até o casamento e com isso a ida dela para a cidade grande e é nessa parte do filme que se vê tb um grande contraste de cultura e valores,o padre que ajuda os camponeses,a visão das crianças nesse contexto, e enfim cada estória é única e vai se contando em capítulos um pouco o foco em alguém depois muda para outro e assim vai se contando praticamente a vida inteira dessas pessoas e de como vivem.o filme apesar de ser longo e de não ter um clímax mais especifico ele não é monótono de forma nenhuma , muito interessante e faz com que uma reunião de lavradores celebrando o abate de um porco seja visto por nós espectadores dessa obra de arte como algo incrível, eu dou isso a genialidade do diretor que com uma sensibilidade incrível me mostrou a vida fascinante e dura dessas pessoas.Destaque aqui para então a cena em que o pobre do menininho que anda muito para chegar na escola quebrou o tamanco , e seu pai com pena decide cortar uma arvore do campo e fazer um tamanco para ele, eu na minha cabeça não entendia porque o pai teve tanto medo de cortar a arvore e fez o tamanco escondido no escuro em casa, daí descobri no desenrolar do filme que o capataz expulsou a família inteira de sua casa por esse ato, é que por mais que eles morassem lá tudo ali tinha dono e nada podia ser consumido por eles, uma regra dura e um tratamento cruel , mas que essas pessoas se submeteram por muitos e muitos anos.
Nota:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário