domingo, 10 de julho de 2011

201° ao 212°


JUVENTUDE TRANSVIADA (1955)
Idioma: Inglês
Direção: Nicholas Ray


Admito que no inicio não gostei mas o filme foi crescendo de uma forma que depois não consegui tira-lo da cabeça por um bom tempo.Dean esta mais do que fantástico nesse filme , só perde para assim caminha a humanidade que é um dos meus filmes preferidos.Aqui é contada a estória de um jovem não rebelde de na minha opinião, mas frustrado de várias formas.Ele se mete em um monte de encrencas e seus pais o tentam livrá-lo sempre como a índole dele é correta ele não suporta seus pais querendo o tempo todo só bancar as aparências e acobertar as burrices que lê faz mas como ele é um adolesceste ele meio que tem esse direito e é o dever dos pais alertá-lo e puni-lo quando deve, e é essa falta de punição que ele sente falta. Ele então em seu primeiro dia de aula já se apaixona pela namorada de um valentão e com isso já arruma encrenca, porem ao seu lado esta um guri novinho que o tira para melhor amiga, após brigar de faca com esse valentão ele pé convocado para um racha , em que acaba em morte do namorado da menina, logo ele se vê desesperado ainda mais que os amigos da turma do valentão o querem pega-lo , seus pais mais uma vez o tentam encobertar fingindo que nada aconteceu ou ate mesmo querendo mudar de cidade mais uma vez, com isso ele se revolta e foge pra uma mansão abandonada lá ele tem a companhia de sua nova namorada e de deu fiel amigo porem aqui é que entra o ápice do contexto de exclusão dos próprios pais seu amigo que é rico porem completamente abandonado pelos pais entra em uma loucura e com uma arma acaba causando a a maior confusão e no fim é morto,o final do filme é trágico e nos remete a uma reflexão séria sobre o quanto é importante q ate que ponto a base familiar nos influencia.Destaque nesse filme para inúmeras cenas clássicas do cinema como a cena do racha.
Nota:10



OS VAMPIROS (1915)
Direção: Louis Feuillade

Esse filme na verdade é um seriado clássico de cinema mudo dirigido por Louis Feuillade. Dividido em dez episódios, conta as aventuras de um grupo de assaltantes mascarados que assombrava Paris.Ele tem uma coloração e é mudo adoro essas variações monocromáticas da imagem, o azul das cenas noturnas, o verde das externas, o rosa das explosões. Isso me atrai muito, mesmo sendo um mero detalhe diante da engenhosidade dessa série quase centenária. Há alguns absurdos inocentes na história que são perdoáveis e até agradáveis, pois dão um tom acidentalmente divertido a ela... até aumentou minha afeição. Incrível como uma produção tão antiga pode se manter tão atual,tanto pela temática quanto pelo poder de envolvimento, o modo como mantém o espectador preso, intrigado, apaixonado.Infelizmente pelo pouco tempo que tenho e tive que ver as poucos cada episódio não consegui curtir esse filme tanto quanto ele merece e ele é tão bom que arrepia, inacreditável imaginar que foi feito quando foi feito,não só um dos primeiríssimos longas do cinema francês, como uma produção em andamento em plena Primeira Guerra Mundial,o que, por outro lado explica muito do clima de paranóia, sabotagem e espionagem do filme, além da "participação especial" de aparatos bélicos um tanto desproporcionais em tramóias e resgates espetaculares.O protagonista Philippe Guérance é completamente ofuscado, não só pelo seu hilário parceiro, como principalmente pela vilã Irma Vep,rouba não só a cena como tudo o mais nesse que é um dos filmes mais interessantes da história do cinema.
Nota:9



OURO E MALDIÇÃO (1924)
Direção:Erich Von Stroheim

O filme mostra a transformação do caráter de três pessoas. Após um bom tempo trabalhando em uma mina, McTeague se muda para a Califórnia, onde passa a trabalhar ilegalmente como dentista, e conhece e se casa com Trina, prima de seu amigo Marcus, também interessado nela. Trina ganha um grande prêmio na loteria e, aos poucos, vai sendo dominada pela avareza, o que desperta o caráter violento de McTeague, e a inveja de Marcus. Um dos aspectos mais impressionantes em Greed é a construção dos personagens.O comportamento dos personagens e as decisões que eles tomam de acordo com seu caráter mas adquirido por McTeague tendo a ternura da mãe mas também a carga animal que herdou do pai e resposta quase animal ao meio em que vive assim, McTeague passa a ser menos agressivo quando em companhia da jovem Trina. Enfim, os três personagens principais revelam comportamento muito rico no cinema mudo e raras até hoje difícil ver filme hoje em que os personagens se reinventam a cada cena.Presas dos instintos unicamente, os personagens de Greed são muitas vezes refletidos em animais. Numa cena de enlace amoroso consentido, a cena corta para os dois passarinhos de estimação do casal, que brincam. Quando McTeague agride sua mulher, os pássaros, esfomeados, se bicam. Quando fica claro que foi Marcus que denunciou a falta de diploma de seu ex-colega, o compara a um gato que covardemente pula sobre a gaiola dos pássaros para saciar sua fome. Ainda em outra situação, cobras e lagartos meio que mostram o comportamento dos personagens. Quanto à seqüência final,gostei e achei muito interessante o modo como ela foi feita. Apesar de todas a violência, esse filme é interessante e inteligente, mostra muito sobre a personalidade humana.
Nota:8



CHANTAGEM E CONFISSÃO (1929)
Idioma: Inglês
Direção: Alfred Hitchcock

Descobri que este foi o primeiro filme falado, e deve ter sido mesmo porque no livro é o primeiro depois de uma seqüência de somente filmes mudos e tb porque o som é péssimo, muito chiado e as vezes fica mais alto as vozes.Mas tirando isso o filme é excelente, eu senti aqui o nascimento de um gênero cinematográfico o suspense e com o grande gênio Hitchcock.
O filme é sobre uma jovem que namora um policial , mas ela tem um affer com outro e o namorado vê esse rapaz saindo com ela de um restaurante, porem esse rapaz a seduz e a leva para seu apartamento e lá tenta estuprá-la mas ela se defende pega uma faca e acaba matando-o.Só que na saída da cena do crime ela esquece sua luva no chão.No outro dia seu namorado vai investigar a cena do crime e lá acha a luva da jovem e acaba suspeitando de tudo, ele tenta ajudá-la ainda mais que aparece na casa dela um chantagista que encontrou o outro par de luva e agora diz que vai contar tudo, porem seu namorado esta disposto a fazer de tudo para salvar sua namorada, então a policia começa a suspeitar desse chantagista ate que ele acaba por pressão fugindo e cai em uma perseguição pela policia e acaba morto,mas a jovem sucumbida pela culpa vai ate a delegacia para se entregar mas o chefe de policia acaba não dando muita bola pra ela e o policial acaba tirando ela de lá e ela sai sem contar nada.Destaque nesse filme para o inicio de Hitchcock que é um diretor que como já percebi em seus outros filmes um fanático pela psique humana ele faz e cria suspense baseado no que a pessoa sente após um momento traumático , aqui nesse filme por exemplo isso acontece quando a jovem é tomada pela culpa e na cena que vai cortar um pão ela ao pegar a faca que foi instrumento do assassinato ela se apavora,ela se apavora ate mesmo ao ver um mendigo dormindo na rua com a mão deitada como o morto.É um filme muito bem feito e adorei a cena em que ela e o tal amante estão pintando o quadro achei muito boa.
Nota:9



TEMPESTADE SOBRE A ÁSIA (1928)
Direção: Vsevolos Pudovkin

Esse filme começa com um simples pastor da Mongólia vê toda sua vida se transformar depois que é capturado pelo exército que ocupa seu país. Um amuleto é a prova de que o pastor é descendente direto do lendário Gengis Khan. Seu suposto parentesco faz com que os invasores o usem como testa de ferro em um novo governo este filme de propaganda comunista com boa qualidade de imagem, letreiros em inglês e sonorizado com trilha musical tem cenas extraordinárias de grande beleza e da ritmo e a força ao filme. Muito criativo e ousado, embora meio clichê com a mensagem óbvia revolucionária: Oh, meu povo, se levante com a força dos ancestrais e seja livre!, mas muito interessante com cenas que gostei em particular nas épicas de batalha no final e também os momentos líricos da vida cotidiana.
Nota:8



RÉQUIEM PARA UM SONHO (2000)
Idioma: Inglês
Direção: Darren Aronofsky

Esse filme eu achei que o diferencial dele realmente foi o modo como ele foi filmado, enquanto a câmera agia da forma como o diretor queria que ela agisse , eu ficava pensando , a ta ela esta assim porque é o ápice do drama dessa pessoa, ou então eu pensava nossa porque ele quer destacar isso assim dessa forma,então eu pensava e durante o filme descobria que por exemplo até o som era uma forma de simbologia que ligava os atos daquele personagem como quando eles se drogam, não aparece o personagem só se drogando aparece uma seqüência de atos com um som que do modo como vai surgindo sempre é uma rotina é um vicio por isso tem que ser assim pratico e rápido do jeito que foi filmado, mas enfim achei que esse link de imagem e sons para cada vicio de cada personagem foi o que realmente fez o filme se destacar. A estória e na verdade sobre o que as pessoas se sujeitam a fazer ou o que passam a fazer para conseguir o que querem ou o que acham que querem e tb como o vicio de cada um abala estruturalmente toda uma vida.O filme começa com Jared Leto, que particularmente sempre acompanhei esse ator acho ele fantástico e pouco utilizado pelo cinema, enfim, ele rouba a tv de sua mãe para comprar drogas, ele e seu amigo começam a pensar que ao invés de só usarem deviam traficar, Leto tem uma namorado, no qual são muito apaixonados e ela como ela é viciada.Com alguns acontecimentos eles acabam caindo de cabeça no submundo das drogas e do trafico e como conseqüência acabam destruindo suas vidas , cada personagem tem uma frustração e um drama pessoal , e isso inclui a mãe que viciada em tv após ter recebido uma promessa de que seria convidada para participar de um programa de tv fica obsessiva em emagrecer para caber em um vestido vermelho que representa o auge de sua felicidade,e para atingir esse objetivo ela começa a tomar remédio para emagrecer ou seja, ela acaba se tornando uma viciada em anfetaminas.O filho tenta avisá-la mas é tarde de mais ela acaba em um hospital praticamente consumida pela sua loucura de emagrecimento.E continuando com os outros personagens sua namorada acaba se prostituindo para conseguir mais drogas, ele acaba tendo o braço amputado por causa do uso continuo de Heroína e seu amigo se vê na prisão sozinho ele foi pego quando viajava para conseguir mais drogas para o trafico.Esse filme se destaca muito pelas atuações e pelo incrível modo como ela essa estória é contada, com um mix de imagens do mundo das drogas com uma ponta de humor negro e muita sensibilidade no fim para nos transmitir de uma maneira sem ser superficial ou ate mesmo clichê o que na verdade poderia acontecer comigo ou com você.
Nota:9



WITHIN OUR GATES (1920)
Direção:Oscar Micheaux

Esse filme me chocou, para o bem. É daqueles filmes que mudam alguma coisa da sua vida. O roteiro usa e abusa da história sofrida e batalhadora de Sylvia para retratar o preconceito que reinava na América do Norte de nossas gerações passadas. Sylvia é uma afro-descendente que após ser alvo de um truque de sua prima que a separa de seu ex-futuro-marido, parte para uma viajem rumo aos grandes centros comerciais a fim de arrecadar fundos para ajudar uma escola destinada a comunidade negra do Sul dos Estados Unidos.O filme é recheado de cenas densas,durante o filme aparecem figurões conhecidos como Ku Klux Klan e o New Negro,retratado de forma pejorativa.
Quase como uma mensagem subliminar, repare como as coisas boas e possíveis motivações que virão a se apresentar em nossa protagonista, todas sempre vêem precedidas de eventos desgastantes psicológica ou fisicamente.
Nota:8




HAXAN- A FEITIÇARIA ATRAVÉS DOS TEMPO (1923)
Direção: Benjamin Christensen

Quando vemos esses filmes mudos, pelo menos acontece muito comigo, muita coisa influencia para a compreensão do filme e apreciação do mesmo. Com Häxan não foi diferente e o começo excessivamente documental dele não ajudou muito. Mas quando conclui a exibição, só tive uma certeza: preciso ainda ver muito esse filme.
Como o título nos adianta, temos aqui um filme que nos da o contexto, meio e fim da “Caça as Bruxas” através dos tempos. A primeira etapa é dedicada a documentos, pinturas, desenhos, maquetes, sempre acompanhados de uma narração em primeira pessoa. Com o desenvolver do filme, encenações se juntam para ajudar na ambientação e explicação dos fatos."A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo"
Preciso destacar 3 pontos de Häxan – A Feiticeira Através dos Tempos: funciona como um filme de terror; Mais que um documento histórico, temos aqui grande apelo psicológico e filosófico; A ingenuidade que eu achava que existia na década de 20, se cai por água aqui.Por que o terceiro ponto. Porque eu estava assistindo a todos os filmes, esperando certo amadorismo. Não por falta de competência. Mas por falta de experiência mesmo. Por ser uma linguagem nova. Mas em Häxan a coisa fica “preta”. Literalmente.Para contar uma história sombria e perturbadora, o diretor Benjamin nos entrega uma obra cheia de cenas chocantes. Quando eu digo “cheia”, é porque são inúmeros os momentos onde nos é mostrado situações cruas, carnais, bizarras e impressionantes.Um parto do demônio a agonia de uma bruxa sendo torturada. Tudo muito exposto. Sempre pintado com um ar filosófico como pano de fundo, inúmeros momentos onde a ótica e a semi-ótica botam a cabeça do espectador para trabalhar. A exposição da mulher, frágil e vulnerável ao mundo maléfico. A fuga da mulher do preconceito de uma sociedade ignorante. Vários são os quadros a serem destacados. O que torna o filme ainda mais brilhante.Esse filme me impressionou muito. Com certeza é um documento a ser apreciado com outras finalidades além da 7ª arte. A mitologia das bruxas, a posição opressora da Igreja, os céticos e os crentes. Tudo é explicado tim-tim por tim-tim e só torna a obra ainda mais valiosa.
Nota:8




OS REIS DO IÊ IÊ IÊ (1964)
Idioma:Inglês
Direção: Richard Lester


Esse filme foi feito no ápice da Beatlemania ,o filme é na verdade um dia na vida do
fab four , aqui acompanhe os Beatles indo de hotel em hotel de quarto em quarto sendo controlados pelo seu agente e ainda o avô do Paul esta no grupo e fica fazendo intrigas entre eles e causando muita confusão.O filme começas com os quatro fugindo das fãs, o que eles fazem quase o tempo todo durante o filme, e eles embarcam em um trem e vão rumo a um show de tv onde eles iram tocar, nesse trem eles encontram o avô de Paul que é um senhor bem distinto e que só arruma confusão durante o período em que fica com os rapazes.Então chega uma hora em que Ringo meio que se enche o saco de tudo e foge vai ficar um pouco sozinho pelas ruas lá ele é preso por vagabundagem e os outros vão procurá-lo para poder fazer o show que o produtor do programa de tv já esta ficando desesperado, fora isso não tem mais o que dizer sobre o roteiro, mas aqui tem imagens e arquivos ótimos pra que como eu é fã dos Beatles e ao longo do filme vai tendo canções do álbum e diálogos que deixaram principalmente Lennon com a fama de piadista e encrenqueiro.
Nota:9




CÃES DE ALUGUEL (1992)
Idioma:Inglês
Direção: Quentin Tarantino

Um filme sensacional, queria ter visto ele no ano que foi lançado acho que o impacto seria maior, pq. depois dele foi feito por outros e pelo próprio Tarantino logo semelhante como no próprio Pulp Fiction, estória sem ser linear ,contata em capítulos e a conversa sobre assuntos do dia a dia em papos com os assassinos, como já no inicio, genial eles em uma cafeteira conversando sobre musicas da madonna, só Tarantino mesmo para ser tão criativo e meticuloso.
O filme é sobre um grupo de assaltantes e assassinos contratados por joe para assaltar uma joalheria, mas não da certo pq um deles é um policial disfarçado e arma uma emboscada causando a morte e prisão de alguns parceiros do bando , o filme é isso porem da forma genial como isso é contado que transformou Tarantino nesse incrível diretor.
Destaque aqui para Steve, sempre gostei desse ator e ele sempre faz pontinhas decisivas em parceria com Quentin como em um Drink no Inferno, aqui ele se destaca quando na cena hilariante da distribuição dos apelidos no bando para que ninguém saiba o nome verdadeiro um do outro ele ficou com o SR Pink, e não gostou.. é hilária essa cena.
Nota:9




A FESTA DE BABETE (1987)
Idioma: Dinamarquês
Direção:Gabriel Axel


Um filme surpreendente, o modo como os atores se colocaram no filme, como vou dizer é um filme que cada respiração do personagem conta. Porque é um filme muito simples com uma estória simples,mas ele é de uma sensibilidade enorme.
O filme se passa por volta de 1870, em um vilarejo que lá habitam duas irmãs muito religiosas cujo pai era pastor,elas como mostra ao longo do filme se abdicaram de suas vidas e satisfações pessoais como , a mais nova ir para franca cantar e a outra casar com um jovem general seu amor eterno, mas sem sofrimento elas não são vitimas de suas escolhas mas sim a fizeram de bom grado. E quando já mais velhas, com uma vida intera de devoção a caridade surge Babete fugida da guerra civil na França após ter filho e marido mortos ela pede ajuda a essas duas bondosas senhoras que a acolheram em sua casa.Lá Babete fica por 14 anos trabalhando como uma governanta, cozinhando e limpando a casa para que as duas irmãs tivessem mais tempo em distribuir comida e conforto para os mais pobres, e também na casa delas acontece uma reunião diária para o louvor e a gratidão pelo pastor já falecido.
Até que acontece o centenário de aniversario do falecido pai e pastor e as irmãs decidem dar um jantar simples, porem para que não seja passado em branco, junto a isso Babete descobre que ganhou uma fortuna e que agora vai poder voltar a sua antiga vida em Paris.Já conformadas com a perda de Babete as irmã se surpreendem quando ela faz um pedido de que quer fazer o jantar especial, as irmãs com muito agradecimento deixam que Babete cuide de todo o jantar.Mas Babete avisa será um jantar tradicionalmente Francês.Depois de muitos ingredientes em que as irmãs estranham e ate os vizinhos comentam, eles confiam em Babete pq todos no vilarejo já a muitos anos gostam dela, e então um pouco ressabiados mas confiam nela ela apresenta o melhor jantar de suas vidas fora isso vem como convidado o general que antes quase se casou com uma das irmãs.O jantar é uma obra a parte, detalhadamente como em um programa de culinária ela vai cozinhando e servindo o jantar , uma entrada de sopa de tartaruga, o prato principal que é a famosa codorna no sarcófago, uma receita de Chef como mesmo o general acostumado com comida parisiense ressalta a todos, e por fim uma deliciosa sobremesa , ao longo do jantar percebemos que as pessoas vão ficando mais felizes mais amorosas uma com as outras e ate mesmo antigas indiferenças vão sumindo,lembrando que o jantar tb é servido com inúmeros títulos de vinhos e espumantes.No final o general fica encantando com o jantar e revela a irmã que a amou por toda a vida, mas o principal é que os moradores da vila ficam encantados e saem cantando numa cena muito bonita, e nos é revelado que Babete em paris era uma Chef famosa e talentosa e revela que todo o dinheiro que ganhou ela gastou nesse jantar, e isso deixa o final surpreendente e comovente.
Nota:9



A CARRUAGEM FANTASMA (1921)
Direção: Victor Sjostrom

O filme comoça com uma veterana enfermeira esta no seu leito de morte quando marca um encontro de despedida com David, um antigo conhecido que perdeu sua vida para as bebida. David tem o habito de contar aos seus amigos o conto da Carruagem Fantasma, onde o último ser humano a morrer no último dia do ano, será o guia da tal carruagem. Seu objetivo? Coletar as próximas almas que virão a morrer e conduzi-las até o purgatório. Por fim, David acaba sendo vítima de sua própria lenda.
Victor este é o nome do autor da obra e neste filme ele introduz pela primeira vez este efeito ao cinema.A coloração do filme é tão impressionante que por vezes nos esquecemos que se trata de um filme preto e branco. Os efeitos especiais para representar tantos fantasmas é simples mas muito bem feito, resultando em um efeito incrível. O tom melancólico da história é muito bonito e impressiona para os padrões dos roteiros da época,é um filme para validarmos a hipótese de que nossas escolhas na terra geram conseqüências no nosso próximo plano espiritual. Apesar de classificado como ‘Terror’, tomo liberdade para indicá-lo como um drama.Destaque a cena em que o autodestrutivo David Holm acordo a meia-noite e vê seu cadáver impotente de qualquer reação. Apenas pelo seu olhar sabemos que o sujeito está condenado ao inferno.
Nota:9

Um comentário:

  1. bah Lu , tava procurando esse filme e não conseguia lembrar o nome!!! RÉQUIEM PARA UM SONHO (2000) eu adoro o jered novinho assim!! adorei

    Parabéns Luzinhaaa!!!!

    ResponderExcluir