quinta-feira, 21 de julho de 2011

226° ao 231°


UMA AVENTURA NA ÁFRICA (1951)
idioma: Inglês
Direção:John Huston


É um filme britânico-norte-americano de guerra.Em 1914, no inicio da Primeira Guerra Mundial, na África, o aventureiro Canadense Charlie Allnut dono de um pequeno barco chamado 'Rainha da África', é convencido por uma Inglesa solteirona, Rose a descer com seu barco o Rio Congo cheio de corredeiras e outros perigos mais. E o pior ainda, destruírem um navio Alemão situado em um ponto estratégico do antigo Congo Belga. Eles lutam contra as forças da natureza e também um contra o outro, vencendo com uma surpreendente engenhosidade as dificuldades que surgem.
Grande parte do filme foi rodado em locações no antigo Congo Belga, hoje Zaire, e no lago Alberta em Uganda. Katharine Hepburn escreveu um livro sobre os perigos, inconveniências, doenças da equipe, desinteiras, calor, os problemas de todos, menos para dupla classe 'A', Humphrey Bogart e John Huston nunca bebiam água. Eles só tomavam Whiskey. À primeira vista, o que pode ter de interessante em um filme concentrado basicamente em um bêbado e uma missionária dentro de um pequeno barco descendo um rio africano no início do século passado? Nada, se o filme for dirigido por um diretor qualquer. E tudo, se o diretor for um cineasta do calibre de John Huston e melhor ainda, se o bêbado for interpretado por Humphrey Bogart e a missionária por Katharine Hepburn. Essa "trinca" fabulosa transforma esse filme em uma das mais inusitadas, surpreendentes, divertidas e emocionantes histórias de ação, no coração da África.Aqui no fim eles enfrentam os perigos dos rios e da selva, enfrentam alguns soldados alemães e, principalmente, têm que conviver um com o outro. Huston decidiu filmar em locações verdadeiras, o que tornou a produção bem mais autêntica, porém, mais cara e sujeita a imprevistos. No final, contrariando previsões pessimistas,revelou-se uma obra singular e referencial na história do cinema. Simplesmente obrigatório.
Nota:9




A BATALHA DE SAN PIETRO (1945)
Idioma:Inglês
Direção:John Huston


É um documentário dirigido por John Huston. Seu tema principal é a Batalha de San Pietro Infine, ocorrida na comuna de San Pietro Infine, Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.O filme é notório por seu realismo, e justamente por isso o Exército dos Estados Unidos vetou sua exibição ao público.Em 1991, o filme foi selecionado para preservação na National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos por sua significância "cultural, histórica ou estética.É um filme curto de 38 minutos eu vi duas vezes, achei interessante.É bem teorico ,muita conversa bem realista mesmo, mas nada de que eu possa comentar muita coisa.
Nota:7





PACTO DE SANGUE(1944)
Idioma:inglês
Direção:Billy Wilder

Esse é o filme mais noir que já vi de todos os tempos, um ótimo filme mas tão classicamente noir que me peguei rindo diversas vezes, assim, porque tem aquele estilo homem bruto que o personagem principal faz em que ele narra os acontecimentos durante o filme que uma hora chega a ser cafona,mas digo isso pelas milohares de falas canastronas do personagem principal.Mas o filme em si é muito bom e adoro aquela sombra de luz quando da um close nos olhos da moça.O filme é sobre um agente de seguros , na verdade o filme começa com ele já fazendo uma confissão , ou seja começa no fim da estória, ele tah lá fazendo uma confissão e começa os flashback do que realmente aconteceu, e o que aconteceu é que em uma das visitas de rotina para vender seguro ele conhece uma bela mulher que o convence a ajudar a matar seu marido e a fazer uma apólice de seguro para que quando ele morresse os dois ficariam livres.Porem depois de muitos ocorridos ele descobre que a mulher é uma traidora e que traíra ele também ,e tem a cena em que ela da um tiro nele ela é presa e ele vai para a empresa de seguros para a qual trabalha e confessa a seu chefe que é seu amigo todo o ocorrido nisso volta para o tempo atual onde ele baleado chega seu chefe e o avisa que ele não vai a lugar algum que ele vai preso, mas ele anda até o elevador e la cai seu chefe o ajuda, e durante todo o filme ele ficou acendendo charutos para seu chefe e agora no fim o seu chefe é que acende um charuto para ele.
Nota:8





DERSU UZALA(1975)
Idioma:Russo
Direção:Akira Kurosawa

O filme é quase inteiramente filmado ao ar livre no deserto da Sibéria áspera bonita. Como com a maioria do trabalho de Kurosawa, cada quadro é cuidadosamente compostas para formar um quadro dramático. O filme explora o tema de uma nativa das florestas que está totalmente integrado no seu ambiente, levando um estilo de vida que serão inevitavelmente destruídos pelo avanço da civilização. É também sobre o crescimento do respeito e profunda amizade entre dois homens de origens profundamente diferentes, e sobre a dificuldade de lidar com a perda de força e habilidade que vem com a velhice.Abre a uma floresta que está sendo desmatada para o desenvolvimento, e Arseniev à procura de uma cova sem marcação. O filme volta a expedição de levantamento Arseniev para a área de Shkotovo na região Ussuri em 1902. Uma tropa expedição topográfica, liderada pelo capitão Arseniev encontra um nômade, aborígenes Nanai chamado Dersu Uzala tribo que concorda em guiá-los através da fronteira dura. Inicialmente visto como um ignorante, homem excêntrico velho, Dersu ganha o respeito dos soldados através de sua grande inteligência, instintos precisos, grande poder de observação e profunda compaixão. Ele repara uma cabana abandonada e sai disposto em um recipiente de bétula para que um viajante futuro iria sobreviver no deserto. Ele deduz as identidades e situações de pessoas, analisando pistas e objectos deixados para trás.
Dersu Uzala salva a vida do capitão Arseniev e um de seus homens não uma, mas duas vezes. Primeiro, quando uma súbita tempestade ultrapassa Dersu eo Capitão, Dersu Arseniev mostra como rapidamente construir uma cabana de palha para abrigo usando grama. Os dois homens evitar o congelamento até a morte e são descobertos pelo resto de seus companheiros quando a nevasca limpa. Cinco anos mais tarde, em 1907, Dersu eo Capitão Arseniev novamente encontrar o outro no deserto. Quando Dersu e Arseniev cair rápida correntes que se deslocam ao cruzar um rio em uma balsa, Dersu Arseniev forças para nadar enquanto a jangada está perto da costa, em seguida, dirige o partido para cortar uma árvore que pode chegar até ele antes que ele se afogue.
No final da expedição, ele deixa os soldados pela linha férrea e retorna ao deserto, só para encontrar Arseniev novamente, anos depois, em outra expedição de levantamento. No entanto, a visão Dersu e outros sentidos começam a desaparecer com a idade. Dersu já não é capaz de caçar, eo tigre siberiano stalking o velho se aproxima muito até que atira Dersu ao predador. Capitão Arseniev decide tomar Dersu com ele para a cidade de Khabarovsk. Dersu rapidamente descobre que não é permitido cortar madeira ou para construir uma cabana e uma lareira no parque da cidade, nem é permitido atirar dentro dos limites da cidade. Os policiais muitas vezes trazem Dersu volta para a casa, e um dia ele pede para deixar a cidade e voltar a viver nas montanhas. Como presente de despedida, Arseniev lhe dá um rifle novo.Algum tempo depois, Arseniev recebe um telegrama informando-o que o corpo de um Goldi foi encontrado, sem identificação sobre ele salvar cartão de chamada Arseniev, e é solicitado para vir identificar o corpo. Arseniev acha que ele é realmente Dersu. O policial que encontrou Dersu especula que alguém pode ter matado Dersu para obter o novo fuzil que Arseniev lhe deu. Dersu Uzala, filmes que assisti há tanto tempo e, agora, recentemente, veio-me a lembrança bonita dessa história tão comovente. Conversava com um amigo e comentei sobre Dersu Uza e ele, também, assistira ao filme e conhecia bem a história. Emocionei-me com essa história no tempo que assisti ao filme e, hoje, ainda me emociono ao lembrar dele e me dar conta de que toda a luta que se trava para preservação do meio ambiente, encontra nessa história os fundamentos mais autênticos.
Nota:9





DELICATESSEN (1991)
Idioma: Francês
Direção:Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro.


A história desse filme frances centra-se nos inquilinos do edifício e suas propostas desesperada para sobreviver,começa em um prédio em ruínas na França. A comida é escassa, com grãos usados como moeda. No piso térreo do edifício de apartamentos é um açougue, executado pelo proprietário, Clapet que destaca oportunidades de emprego no jornal Hard Times como meio para atrair as vítimas para o prédio, a quem ele mata e esquarteja a uma fonte barata de carne que vende aos seus inquilinos.Após a partida do último trabalhador, desempregado palhaço de circo Louison chega para se candidatar ao cargo vago. Durante a sua manutenção de rotina, ele gradualmente se torna amigo de Clapet filha, Julie, um relacionamento que floresce lentamente em romance. Ciente dos motivos de seu pai e morte iminente Louison, Julie desce para os esgotos para fazer contato com o Troglodistes temido, um sub-grupo de rebeldes vegetarianos francês, a quem ela o convence a ajudar Louison resgate.Após a morte aparente e desmancha de uma velha, o retorno Troglodistes e Clapet Sr, com os restantes inquilinos do prédio, sala de tempestade Louison em uma tentativa de assassiná-lo. Louison, auxiliado por Julie, resiste inundando o banheiro até Clapet abre a porta e ele e os outros inquilinos são momentaneamente levados pela enxurrada que se seguiu. Louison é capaz de evitar a morte por pouco como Clapet inadvertidamente se mata com arma de Louison. O filme termina com Louison e Julie tocar juntos no telhado do edifício de apartamentos em paz. O que conta neste filme, acima de tudo, é a visão a originalidade e o senso de humor bizarro, negro e muito sutil. Conta com uma atmosfera densa e sombria é visualmente muito bem elaborada. A história diverte pelas cenas caricatas e pelo fascínio que elas suscitam:uma sujeita obcecada pelo suicídio, que nunca consegue atingir o seu objectivo, um sujeito que se alimenta de sapos que cria, Julie que vê tão mal que passa a vida a partir objectos, ou os números de circo de Lousion ,é um filme pouco convencional e irreverente.
Nota:9




O BALÃO BRANCO
Idioma:Farsi
Direção:Jafar Panahi


Durante as festividades do ano novo persa, uma garotinha insiste que sua mãe compre um peixe dourado bonito e gordo, ao invés dos magros que tem na fonte na casa da família, mas eles estão quase sem dinheiro. Após muito insistir, o irmão da garota acaba conseguindo o dinheiro, mas no caminho à loja, ela perde centenas de tomãs diversas vezes, e os adultos ao seu redor estão muito ocupados dar atenção aos seus problemas.O filme, apresenta uma narrativa simples, mas que nos faz refletir sobre como temos nos relacionado com nossas crianças. A pequena Razieh, de sete anos, deseja comprar um peixinho dourado que viu em uma loja para celebrar a passagem de ano. Mas a mãe, ocupada com os afazeres da casa e com as solicitações do marido, diz para que a menina pegue um dos peixinhos que há no poço do quintal, pois “são todos iguais”. Razieh não concorda e argumenta que os da sua casa “são magrinhos”, o que ela quer é “gordo, tem barbatanas que dançam” e a data merece um peixinho tão especial. Este maravilhoso filme, traz ao nosso coração a imagem de uma criança que não desiste de seu propósito, apesar de todas as dificuldades que encontra em seu longo caminho. Sem aceitar o "não" dos adultos persistente, mesmo quando ignorada e rejeitada - e até lubridiada - ela supera as lágrimas... fazendo de sua fragilidade, a sua força incansável. Para a menina, desistir é inaceitável! Protagonistas deste filme, premiado internacionalmente: Ainda Mohammad Khani e Mohsen Khalifi. Destaques: direção, roteiro, interpretação da protagonista e fotografia: temas e personagens e o silêncio que fala, grita expressa o sofrimento profundo e solitário.
Nota:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário